sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Mansão do Caminho completou 61 anos de existência Salvador, BA

15/08/1952 – 15/08/2013

“Divaldo Franco e Nilson de Souza Pereira se conheceram em agosto de 1945, quando Divaldo lecionava na Escola de Datilografia N. S. do Carmo, no bairro dos Quinze Mistérios, em Santo Antônio, Salvador, e ali Nilson se matriculou.
Nasceu então uma amizade, uma fraternidade espiritual que, alicerçada e fomentada pelo Espiritismo, duraria para toda a vida. Aliás, para além das atuais encarnações dos dois, com certeza.
Hoje, a Mansão do Caminho é um admirável complexo educacional e assistencial, contando com 50 edificações, fora as construções em andamento, distribuídas em ruas, bosques e lago, onde são atendidas três mil crianças e jovens de famílias de baixa renda.
São desenvolvidas diversas atividades socioeducacionais, como: Enxovais, Pré-Natal, Creche, escolas de ensino Pré-Escolar, Básico e Fundamental, Informática, Cerâmica, Panificação, Bordado, Tapeçaria, Reciclagem de Papel, Centro Médico, Laboratório de Análises Clínicas, Atendimento Fraterno, Caravana Auta de Souza, Casa da Cordialidade e Bibliotecas.
Para movimentar toda essa engrenagem, a Diretoria conta com mais de 200 funcionários, além de 400 colaboradores voluntários permanentes.”
Abraços,
Jorge Moehlecke
Divaldo e Nilson
Mansão do Caminho
Divaldo e as crianças da Mansão do Caminho
Mansão do Caminho. Salvador, BA
Divaldo Pereira Franco na Mansão do Caminho

Leia também sobre a comemoração dos 60 anos da Mansão do Caminho
Acesse aqui:


4º Movimento “Você e a Paz” em Bom Jesus da Lapa, Bahia

10 de agosto de 2013

       Uma noite inolvidável. Assim foi a conferência do prof. Divaldo Pereira Franco no último dia 10 na cidade de Bom Jesus da Lapa – Ba. Pela 4ª vez consecutiva realizando o Movimento Você e a Paz na cidade, dessa vez Divaldo fez esplêndida conferência com o tema: Bem Aventurados os Pacificadores.
Sob o verbo inflamado do grande mensageiro da paz, desfilaram figuras importantes, símbolos do movimento da não violência no mundo. Nessa noite, também nós resistimos como Rosa Park, nos mobilizamos com Martin Luther King Jr., meditamos com Nelson Mandela no cárcere, nos solidarizamos com Ghandi e sorrimos com o Papa Francisco.
Divaldo abordou a significativa contribuição dos códigos morais da Humanidade para a aquisição da paz e harmonia sociais. Relembrou-nos o código de Hamurabi e Moisés com o Decálogo e a importância destes para a organização social e ressaltou a síntese magnífica de Jesus nas Bem Aventuranças, a sinfonia inacabada...
Bem Aventurados os Pacificadores porque serão chamados Filhos de Deus, anotou Mateus no seu capítulo 5, versículo 9. Porque é através da construção da Paz que nos sentimos mais próximos da Família Universal. Somente sendo pacificadores nos enxergamos como irmãos, filhos de Deus.
O Paladino da paz também nos propôs a análise do comportamento dos violentos e belicosos do mundo. Os poderosos, os chefes de estado, líderes revolucionários e beligerantes que passaram pelo mundo ceifando vidas e sufocando esperanças, mas que apenas passaram e nada deixaram de luminoso. E no outro extremo, Jesus, o pacificador por excelência, demonstrando-nos que o amor incondicional é capaz de neutralizar qualquer ódio.
Por fim, Divaldo deixou-nos cinco passos para conseguirmos ser mais feliz na Terra: Perceber que a vida é bela; dar-se conta que nascemos para amar; Ser tolerante; Saber que o mal que nos fazem não nos faz mau, mas o mal que fazemos, esse sim, nos torna maus; e, por fim, acreditar que há uma luz brilhando em nós, o traço do Criador na criatura.
Uma noite inesquecível onde a importância da Paz ficou mais clara para nós. A população de Bom Jesus da Lapa e os visitantes das cidades próximas certamente temos muito a agradecer a Deus pela oportunidade da ilustre presença de Divaldo.
Texto e fotos recebidos de , Lucas Ramos

Registro. “Você e a Paz” com Divaldo Pereira Franco Muritiba, BA

07 agosto 2013

A Paz e doces recordações
Na véspera de seu aniversário, a cidade de Muritiba recebeu, na noite de 07 de agosto, um dos mais belos e significativos presentes – a presença de Divaldo P. Franco para o lançamento do XVI Movimento Você e a Paz, naquela cidade.
Sendo franqueada a palavra àqueles que antecederam ao orador da noite, deu inicio o Sr. Prefeito, Roque Luiz Dias dos Santos, que transmitiu as boas vindas, destacou a lisonja e a honra em receber o tribuno Divaldo Franco, acentuando a sua importância para a cidade e a responsabilidade em se promover a Paz.
Em seguida, o representante do movimento esperantista, Sr. Manoel Borges, ressaltou “a alegria em participar de um encontro onde a paz, o amor e a compreensão entre todos se constitui no tema principal”.
O escritor e historiador Sr. Nelson Brito, realizou uma singela homenagem passando às mãos de Divaldo, o exemplar de um livro da sua lavra e duas fotos, nas quais o homenageado encontra-se postado ao lado de D. Ilda Veiga, Sr. Rafael Veiga, Sr. Aurelino Leal, D. Iaiá e seu esposo Sr. Claudemiro Cruz e Beti.
O confrade Cláudio Amorim, utilizando-se da imagem da tela magistral de Rafael Sanzio – Escola de Atenas, em que retrata Platão e seu discípulo Aristóteles, na qual o primeiro, idealista, aponta para o alto (mundo ideal, das ideias) e o último, mais voltado para as coisas do mundo, faz um gesto de ponderação com a mão como quem dirige o pensamento para o baixo, o aqui e agora (o mundo terrestre) –, fez uma análise lembrando que a idealização da Paz (Platão) deverá se concretizar na ação da virtude, e esta se constrói através dos atos virtuosos aqui e agora (Aristóteles), “fazendo ao próximo aquilo que desejamos que o próximo nos faça”.
Divaldo dirigiu-se a todos, esclarecendo a respeito de que sua peça de oratória se daria em torno do que denominou alguns retalhos da vida sobre o Movimento Você e a Paz.
Inicialmente, trouxe-nos à memória alguns fragmentos do exemplo de vidas admiráveis como a de Alberto Schweitzer, “o profeta das selvas”, conforme o denominou o escritor Hermann Hagedorn, que na aldeia às margens do rio Ogooué, fixou uma placa com a inscrição: Aqui sempre haverá uma luz acesa para os que estão na escuridão. Entregou a sua vida para aqueles do Congo belga, no Continente Africano, para fomentar a paz entre as etnias.
O jovem sacerdote belga Georges Dominique Pire, que compreendeu a necessidade de fazer algo por aqueles que haviam perdido tudo, menos o direito de viver, após a Segunda Guerra Mundial, que deixou a Europa destroçada. Não se cansou diante das negativas dos governantes belgas, da Alemanha, da França, da Inglaterra, para o seu projeto de criar uma comunidade para as vítimas da guerra, que conseguiu realizá-lo mais tarde, depois de muitas lutas, em uma região montanhosa da Bélgica colocando no frontispício “aqui haverá sempre paz”.
Madre Teresa de Calcutá que, depois de lecionar para meninas ricas da cidade indiana, buscando fazer algo pela paz, deixando o conforto do monastério, foi cuidar dos párias, dos miseráveis. Quando, diante daquela que foi recolhida de entre os cadáveres em uma lata de lixo e que veio a morrer nos seus braços, respondia às indagações: Qual é o seu nome? – É o seu nome; Qual é o seu Deus? – O meu Deus é você; Qual é a sua religião? – A minha religião é você. Diante do príncipe Charles, da Inglaterra, para receber o prêmio Daniel Duncan, o maior da Humanidade, criado para ser entregue a uma pessoa que lograsse ser votada por mil pessoas de diferentes países do mundo e por unanimidade, ouviu-o declarar: “Senhora, eu tenho vergonha de não fazer o que a senhora faz”. Redarguindo, disse ela: “Príncipe, já está na hora de acabar a vergonha de fazer o bem e começar a realizá-lo”.
Discorreu a respeito do encontro com aquele jovem na penitenciaria da Pedra Preta, atual Colônia Penal Lafayete Coutinho, quando naquela oportunidade falou a respeito da paz, mas antes solicitou ao Secretário de Segurança Pública que ordenasse a retirada das metralhadoras do local, e ouvindo do Sr. Secretário que era um risco, elucidou sabiamente: A vida é um risco; viver é um ato arriscado e pregar a paz também o é. Se eu não tiver confiança do que vou dizer aos outros, sou apenas uma marionete de uma proposta. Aquele jovem, que o chamou de tio Divaldo, foi marcado, por certo, por uma das maiores emoções que experimentou na sua vida, sentindo-se amado. Mais tarde, já trabalhando na Mansão do Caminho, questionado por que mudou a maneira de pensar, respondeu sem receio, de uma forma comovedora: “Porque o senhor olhou para mim, tio Divaldo, eu vi que o senhor nunca me tinha visto, mas naquele dia o senhor me amou como se fosse o meu pai, não foi?”
Recordou, sensibilizado, que esteve na cidade no ano de 1948, hospedando-se na residência do Sr. Rafael e D. Ieda Veiga, retornando no ano seguinte, quando no domingo de carnaval psicografou a primeira mensagem mediúnica. Tenho evocações inolvidáveis do jardim das rosas e das dálias, da família Veiga, da sociedade, da cultura desta cidade que nos recebeu muito bem, como foi aqui recitado – exclamou, para em seguida discorrer sobre alguns nomes como: Aurelino de Carvalho, D. Raquel Ribeiro, Abel Mendonça, a família Cruz e outros que sempre vinham para essa convivência fraterna.
Não se escusou de revelar a doce expectativa que o envolveu ao atender o convite para retornar à saudosa Muritiba e agora falar sobre a proposta do Movimento Você e a Paz: Quando recebemos o convite para vir a Muritiba propor o Movimento Você e a Paz, exultei, e ao subir a montanha de São Félix para cá, a imaginação estava rica de evocações e de saudades. Saudades de tanta ternura, de tanta bondade do casal Veiga, que era constituído de sentimentos beneméritos em favor da comunidade, e da comunidade que nos acolheu ao longo desses anos inúmeras vezes em conferências nossas de ordem religiosa.
Concluiu, propondo-nos: Viva melhor. Não reaja, aja; estabeleça um programa: eu tenho direito de ser feliz; eu serei feliz amando. Comece em casa, no escritório, um pouco mais de gentileza, na sociedade, no clube, onde quer que estejamos, porque além de nos fazer bem, o mundo será melhor.
Concedeu um abraço coletivo proclamando a nossa necessidade de viver em paz, reforçando sua proposta de paz com a dAquele que é nosso Modelo e Guia: “Eu vos dou a minha paz; não a dou conforme o mundo dá; eu a dou como somente eu a posso dar”.
Doces recordações!

(Informações recebidas em email de Jorge Moehlecke)
Divaldo Pereira Franco autografando

Acesse o PPS do evento acima postado na Rede Amigo Espírita aqui:


Na Rede Amigo Espírita PPS. do 5º. Congresso Espírita de Mato Grosso


Acesse aqui:

Registro. Palestra com Divaldo Pereira Franco em Paramirim, BA

Publicado em 9 de agosto de 2013 por Luiz Carlos Bill
Divaldo Franco ao mesmo tempo em que fala, encanta e ensina. Com sua voz cadenciada, com o seu jeito singular de se expressar, Divaldo Pereira Franco proferiu uma bonita palestra ao povo de Paramirim e aos visitantes dos municípios circunvizinhos na tépida noite desta quinta-feira, dia 08 de agosto de 2013. O evento foi realizado no Centro Espírita Fraternidade, iniciando-se às 20h00.
O recinto do Centro ficou lotado. Na parte de fora foi montado um telão e todos os assentos foram preenchidos. Por onde Divaldo passa é sempre assim... Já fazem quarenta e três anos ininterruptos que o recebemos em nosso querido Município, já tendo-lhe sido concedido o título de Cidadão Paramiriense, pois tem por nossa Terra a gratidão de um bom filho.
O tema da palestra foi “Jesus e Vida”. Falou da juventude atual, da tecnologia, do uso irracional dos aparelhos de comunicação, do amor que falta dentro dos lares. Jesus é atual disse Divaldo. Comentou sobre o Papa Francisco, da Jornada Mundial da Juventude, da humildade desse homem. Jesus foi o ponto basilar da sua fala, buscando na vida do Cristo as passagens comparativas com os acontecimentos da atualidade. Citou a bomba atômica lançada em Hiroxima e seus terrores decorrentes. Pediu para que conversássemos mais, que amemos mais.
O tempo passou rápido. Divaldo mal chegou e já está de partida, como disse o próprio Divaldo ao falar dos quarenta e três anos que vem visitando nossa cidade, daquele tempo em que a energia era fabricada por um motor, das pessoas que conheceu e que não estão mais entre nós; que o tempo não passa, “ele é o mesmo sempre, nosso ciclo na carne é que tem um começo e um fim, de criança ao adulto a velhice.” – destacou Divaldo.
Divaldo parte deixando saudade. Nossa Cidade agradece de coração a sua ilustre visita. Que Deus lhe conceda luz por todo o seu caminho.
(Texto e fotos recebidos em email de  Jorge Moehlecke)
http://focadoemvoce.com/noticias-fotos/paramirim7/palestra-divaldo-franco-2013-2.jpg
http://focadoemvoce.com/noticias-fotos/paramirim7/palestra-divaldo-franco-2013-5.jpg
http://focadoemvoce.com/noticias-fotos/paramirim7/palestra-divaldo-franco-2013-6.jpg
http://focadoemvoce.com/noticias-fotos/paramirim7/palestra-divaldo-franco-2013-7.jpg
http://focadoemvoce.com/noticias-fotos/paramirim7/palestra-divaldo-franco-2013-10.jpg
http://focadoemvoce.com/noticias-fotos/paramirim7/palestra-divaldo-franco-2013-16.jpg
http://focadoemvoce.com/noticias-fotos/paramirim7/palestra-divaldo-franco-2013-18.jpg

Palestra com Divaldo Pereira Franco comemorativa dos 61 anos de fundação da Mansão do Caminho. Salvador, BA

Palestra de Natalício da Mansão do Caminho/61 Anos de Fundação
(1952-2.013)
Focalizador: Divaldo Pereira Franco
Data:15 de Agosto de 2.013(Quinta-feira)
Local:Centro Espírita Caminho da Redenção(Mansão do Caminho)
Horário:: 20 Horas

(Informação recebida em email de Suzi Barboni)
Imagens da Mansão do Caminho. Do arquivo da Instituição.
Informações sobre a Mansão do Caminho, Centro Espírita Caminho da Redenção e
Divaldo Pereira Franco

16º Movimento “Você e a Paz” Muritiba, BA


(Informação recebida em emails de Jorge Moehlecke, Rose Moliterno

Agenda de Divaldo Pereira Franco Agosto de 2013


· 01 a 04/08/2013
5º Congresso Esp. em Cuiabá (MT)

· 08 a 11/08/2013
Paramirim, Bom Jesus da Lapa (Ba)

· 16/08/2013
Seminário em Fortaleza (Ce)

· 17/08/2013
Périplo anual pelo Rio de Janeiro, falando na cidade de Juiz de Fora (MG)

· 18/08/2013
IV Congresso do Centro Espírita Joanna de Ângelis, da Barra da Tijuca, no City Hall – Av. Ayrton Senna – Barra

· 19/08/2013
Sociedade Hebraica – Rua das Laranjeiras, 346 – Laranjeiras

· 20/08/2013
Museu do Exército Conde de Linhares, Av. Pedro II, 383 – Quinta da boa Vista

· 21/08/2013
20º Seminário Beneficente pró-Mansão do Caminho, na Casa de Espanha, Rua Vitória do Costa, 254 – Humaitá

· 22/08/2013
Centro Espírita André Luiz, Rua Jiquibá, 139 – Maracanã

· 23/08/2013
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, na Concha Acústica – Rua São Francisco Xavier

· 24/08/2013
Centro Espírita Léon Denis

· 25/08/2013
23º Feira Pró-Mansão do Caminho – no Colégio Militar – Rua São Francisco Xavier, 267 – Tijuca

· 26/08/2013
Centro Espírita fundado e dirigido pelo querido irmão Raul Teixeira - Clube Português 

(Informação do site da Mansão do Caminho)

Registro. Movimento Você e a Paz emociona público em Irará (BA)

Acostumado a falar a milhares de pessoas, Divaldo revive clima vivido pelos primeiros cristãos nas catacumbas discursando sobre a Paz sob chuva torrencial na pequena cidade às escuras 

Quarta-feira, 24 de julho: um público de mais de três mil pessoas reuniu-se para ouvir o médium e orador espírita Divaldo Franco falar sobre o espírito da Ciência e a gentileza na cidade de Araçatuba (SP).  Na noite seguinte, seria a vez da cidade de São Paulo recebê-lo para palestra que superlotou o Centro Espírita Perseverança. O tribuno encantou os mais de cinco mil presentes com mensagens sobre a esperança e o amor ilustradas por pensamentos de Gibran Khalil Gibran (1883-1931). Como de costume, o orador vinha de cansativa viagem ao exterior – havia acabado de desembarcar do Reino Unido. Não teve tempo de descansar. Mal chegou à Mansão do Caminho, obra social do Centro Espírita Caminho da Redenção (CECR), onde reside, e seguiu de carro a Irará, pequeno município da região metropolitana de Feira de Santana (BA), para - com o mesmo empenho e disposição que encanta grandes platéias - falar a um público de pouco mais de 300 pessoas.
Irará recebia pela primeira vez a Campanha Você e a Paz, criada por Divaldo há 16 anos. As condições não poderiam ser mais adversas. O setor de eventos da Mansão havia montado palco na principal praça da cidade, a Pedro Nogueira. Durante à tarde da palestra, no entanto, uma chuva torrencial fez com que o encontro tivesse que ser transferido às pressas para a pequena Escola São Judas Tadeu. A equipe de Telma Sarraf  não contava com novo agravante. Por volta das 18h, um blecaute fez com que toda a região ficasse às escuras até o início da madrugada.
Divaldo já estava na cidade. Dirigiu-se ao local, reunindo-se com um grupo de expectadores de Irará, Salvador e algumas cidades vizinhas. No pequeno pátio, iluminado por uma única lanterna e alguns poucos celulares, sentou-se, aguardando o início do encontro. A chuva apertou. Pessoas tentavam se proteger e achar caminhos em meio ao breu.
A expectativa geral era que Divaldo anunciasse a suspensão da palestra ou, pelo menos, que a fizesse de forma bastante breve. Mas não: orientado por sua mentora, a benfeitora Joanna de Ângelis, falou. E falou por mais de uma hora.
Sem microfone, no escuro, fazendo aquela que seria considerada pelos colaboradores próximos uma das mais lindas e tocantes palestras de toda a história do movimento.
Revivendo o que ele próprio destacou como  sendo o clima vivido pelos cristãos primitivos nas catacumbas, levou quase todos às lágrimas. Contou posteriormente que uma luz sublime iluminou todo o ambiente, permitindo que ele enxergasse toda a platéia com grande nitidez. Ao mesmo tempo, Joanna lhe dizia aos ouvidos: “Fale. E fale alto. Eles vieram aqui para ouvir sobre a Paz.”
Divaldo narrou as origens do Movimento Você e a Paz, nascido após visitas realizadas a penitenciárias e regiões violentas, falou da importância da figura do Papa Francisco em momento de inegável Transição Planetária, discorreu sobre o próprio Francisco de Assis, chamando a todos a cumprir com sua parte neste momento ímpar de renovação de conceitos.
Antes do orador, falaram ao público o comandante da Polícia Militar, Juarez Santos; o Pastor da Igreja Evangélica Batista, Leandro de Cerqueira;  o presidente do Centro Espírita Caminho da Luz (um dos organizadores locais do evento), Nivaldo Silva, além da representante dos Centros Espíritas do interior do Estado, Mariete.

Ana Landi

(Texto e fotos recebidos em email de Ana Landi)