terça-feira, 5 de setembro de 2017

Registro. Divaldo Pereira Franco na SEF Niterói, RJ

Texto e fotos: Luismar Ornelas de Lima​

A Sociedade Espírita Fraternidade - SEF, em comemoração ao seu aniversário de 37 anos de fundação, promoveu seu XI Seminário, mais uma vez com o ilustre convidado Divaldo Pereira Franco que, por cerca de 3 horas, abordou o tema "A Felicidade é Possível" para um público em torno de 1200 pessoas.
Ao chegar ao Clube Português de Niterói, local da conferência, de imediato Divaldo Franco, acompanhado de Raul Teixeira deu início ao momento dos autógrafos, atendo a todos com carinho e o seu sorriso que a todos cativa.

Terminada a primeira parte dos autógrafos e da ambientação musical, Marcos Alves que exerceu a função de mestre de cerimônias,  falou de seu primeiro contato, quando jovem, com Divaldo e a posterior relação deste com a SEF passando a palavra ao orador baiano que após os agradecimentos e considerações iniciais buscou mostrar - citando exemplos contidos na literatura universal e experiências acumuladas em suas inúmeras viagens -, que a felicidade em plenitude, apesar de não ser deste mundo, pode e deve aqui começar. Para tanto é preciso entender o que é realmente ser feliz, pois uma grande maioria ainda entende que para ser feliz é preciso ter posses, riquezas, quando, apesar de todo o conforto e bem-estar que os bens materiais trazem, é preciso trabalhar os valores pertinentes ao espírito, desenvolvendo riquezas como a gratidão, a doação, o altruísmo, o amor pelos semelhantes como nos ensinou o Mestre Jesus.Assim terminou a primeira parte do seminário, com o público já de posse de um farto material oportuno as suas reflexões. Divaldo e Raul, depois de um pequeno lanche, continuaram a seção de autógrafos.Divaldo Franco retornou para a parte final do encontro e emocionado e emocionando contou uma das passagens mais belas e enriquecedoras que teve ao lado do saudoso Chico Xavier: uma visita à uma família muito pobre do bairro Lapinha, em Pedro Leopoldo. Acompanhando Chico e dos amigos deste, Dr. Francisco de Andrade, sua esposa e cunhada, Divaldo foi conhecer Conceição e Lia, avó e neta, que viviam momentos de grande penúria, necessitando de todo tipo de ajuda.Chico Xavier contou-lhe que Conceição, em Espírito lhe havia aparecido pedindo ajuda pois ela e a neta estavam morrendo de fome e ela Conceição estava preocupada pois suas tarefas na Terra ainda não estavam concluídas.

Chico conta-lhe das causas de todo aquele sofrimento que tem sua origem numa das cortes europeias do século XVII. Raras vezes refletimos nos tormentos que a consciência culpada impõe-nos, no além túmulo.Conceição e Lia, resgatavam a última etapa de suas provas luminosas, colhendo todas as sementes plantadas em seus pretéritos, resgatando suas semeaduras com esperança e confiança na misericórdia divina.Com a ajuda do Dr. Francisco e esposa, as duas puderam ter um final de reencarnação com maior assistência e menores sofrimentos materiais.Esta linda história de amor ao próximo é encerrada com a visita de Chico Xavier a Conceição e Lia, num dia de Natal, celebrando o nascimento de Jesus, este que veio curar as dores do mundo, libertando a Humanidade de seus sofrimentos, possibilitando a conquista da verdadeira felicidade.
Percebia-se no público uma grande emoção, com muitos em lágrimas, agradecendo à Divaldo Franco mais esta oportunidade de aprendizado com belas e comoventes narrativas que tocaram fundo aos corações de todos.

Um outro momento de muita emoção foi o agradecimento feito por José Raul Teixeira, ao término do encontro, pedindo ao público que cantasse o Parabéns para Divaldo Pereira Franco que no último dia 5 de maio completou 90 anos, sendo 70 de mediunidade com Jesus.
Muitas alegrias, aprendizados e fortes emoções, assim foi este XI Seminário da Sociedade Espírita Fraternidade. Parabéns à SEF, dirigentes, trabalhadores, participantes e o nosso agradecimento em especial, mais uma vez, a este incansável servidor do Cristo que continua nos ensinando a semear o amor cristão, através de seu próprio exemplo.
E para encerrar, congratulamo-nos com os dirigentes e trabalhadores do Remanso Fraterno, obra social da Sociedade Espírita Fraternidade que foi selecionada pela Revistá Época e pelo Instituto Doar como uma das 100 melhores ONGs do Brasil em 2017 de acordo com os padrões de gestão e transparência.

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)