quinta-feira, 4 de maio de 2017

DIVALDO PEREIRA FRANCO- NOVENTA ANOS. 05 DE MAIO DE 2017.

Feliz aniversário,  Divaldo Pereira Franco!
Ismael Gobbo

5 de maio de mil novecentos e vinte e sete,
90 janeiros se avizinham prestes,
de Feira a Salvador só viveu trabalho,
“Viva Divaldo”, o peregrino, com regozijo e festa.

Espírito de escol de inumeráveis lidas,
retorna à Terra com encargos mil,
acolhe a  infância desvalida e a pobreza,
exemplo vivo extrapolando o Brasil.

Orador espírita incomparável, médium,
filantropo, Embaixador da Paz, probo,
acolhedor, confidente do bem, lhano,
inumeráveis os dotes de  sua vida irreparável.

Obrigado, Divaldo Pereira Franco,
que a paz do Mestre Excelso glorifique o teu dia,
feliz aniversário é o que desejamos a você, amigo,
saúde, paz, e muitos anos de vida!.

O Tanque da Nação na década de 1930. Feira de Santana.
Feira de Santana antiga.
Foto antiga da Prefeitura de Feira de Santana.
imagem
Dona Anna,  mãe de Divaldo Pereira Franco
image022
Divaldo Pereira Franco
Formatura como Professor Primário ano de 1943
imagem
Divaldo Pereira Franco em foto para documento no ano de 1945
Divaldo e Nilson, fundadores do C.E. Caminho da Redenção e Mansão do Caminho
Centro Espírita Caminho da Redenção fundado aos 07/09/1947  foi a célula máter da Mansão do Caminho.
Imagem/fonte: Mansão do Caminho

                                                                   Fundação da Mansão do Caminho se deu  aos 15-08-1952.
image001
Divaldo P. Franco e Chico Xavier se cumprimentam sob olhar da poetisa e escritora uberabense, D. Altiva Noronha (já desencarnada), amiga de ambos. Foto colhida no dia 6/10/1977, quando Divaldo proferiu palestra em Uberaba, MG,
assistida por Chico Xavier. Foto digitalizada e gentilmente cedida por Jorge Moehlecke para este trabalho
imagem
Divaldo Pereira Franco sendo entrevistado por Dr Mendes Ribeiro na TV Gaúcha na década de 1970
Foto gentilmente cedida por Jorge Moehlecke para este trabalho.
IMG_5651_1600x1067
II Movimento Você e a Paz. Balneário Camboriú,  2011. Foto Jorge Moehlecke
Divaldo em conferência na FEESP. São Paulo, Brasil, 28-04-2017.
ZAIRADIVALDO
Zaira Pitt com o jovem conferencista e médium Divaldo Pereira Franco. D. Zaira foi quem fez o convite
e hospedou Divaldo para a primeira palestra em São Paulo, na FEESP, em janeiro de 1951.
Foto: acervo do Grupo Socorrista Zaira Pitt, São Paulo, Brasil.



Mensagem de Francisco de Assis
endereçada para Divaldo Pereira Franco
Psicografada por Francisco Cândido Xavier
em  Pedro  Leopoldo,  MG, aos   03/10/1950.

Clique aqui, minimize e continue a ler o email:

imagem


****************************

Antonio Cesar Perri de Carvalho (*) - Brasília, DF) 
A alegria de viver de Divaldo
Um fato marcante ocorrido em 2016 foi  a entrevista com Divaldo Pereira Franco no programa de Jô Soares, na TV Globo, na passagem do dia 1o para dia 2 de setembro. O midiático Jô Soares é conhecido por interferir e às vezes até deixar que o entrevistado fale pouco. Com Divaldo, houve até uma brincadeira entre ambos, sobre “o baiano que fala, fala...” E Divaldo falou aproveitando muito bem o tempo disponível. Conseguiu registrar fatos desde a origem espontânea e precoce de sua mediunidade até os momentos atuais. Claramente Jô Soares demonstrou surpresa com o vulto do trabalho liderado pelo entrevistado, em função do vídeo apresentado pela produção sobre a Mansão do Caminho.
Dos 70 anos de oratória, nós o conhecemos no período de 55 anos.
Conhecemos Divaldo Pereira Franco por ocasião de sua palestra na XV Concentração de Mocidades Espíritas do Brasil Central e Estado de São Paulo (COMBESP), efetivada em abril de 1962, em Araçatuba (SP). Na oportunidade, ele também visitou a Instituição “Nosso Lar”, na época recém fundada por familiares nossos. Desde essa época, já mantínhamos correspondência com Divaldo e recebíamos os folhetos impressos pela Mansão do Caminho contendo mensagens psicografadas. Nos anos imediatos, encontramo-nos nas históricas I Confraternização de Mocidades e Juventudes Espíritas do Brasil (COMJEB), realizada em abril de 1965, em Marília (SP) e na 1a Confraternização de Mocidades e Juventudes Espíritas do Estado de São Paulo-COMJESP (Ribeirão Preto, 1967), em diversas palestras em cidades do interior paulista e em Araçatuba.
Acompanhado de nossa esposa visitamos pela primeira vez o Centro Espírita Caminho da Redenção (então na Calçada)  e a Mansão do Caminho (em Pau da Lima) nos idos de1972. Divaldo foi nosso convidado para participação em vários eventos do movimento espírita de Araçatuba, como as Semanas e Mês Espíritas. Desde 1972 passamos a organizar os roteiros de Divaldo pela região de Araçatuba. Essa atuação era feita porque além de amigo do conferencista, entre 1971 e 1986 éramos dirigente do órgão da USE local (então chamada União Municipal Espírita de Araçatuba). Divaldo passou a ser hóspede de nossa genitora – Bebé – e nosso também, após nosso casamento. Durante 30 anos juntamente com nossa genitora, fomos anfitriães de Divaldo. Nossos filhos nasceram e cresceram acostumados com a visita do “tio”. Foram momentos proveitosos, alegres e fraternos, estes em que Divaldo tinha disponibilidade de atender à região. Nos dois lares citados sempre havia uma refeição com convites para os dirigentes e amigos da cidade, reunindo grande número de participantes e bate-papos informais.
Outro fato é que, em várias visitas de Divaldo, houve momento de prece conjunta em nossos lares – também com presença de convidados -, momentos em que o médium psicografou mensagens de Benedita Fernandes e de nosso tio Lourival Perri Chefaly. Nossos livros Dama da Caridade (1982) e Em Louvor à Vida (em parceria com Divaldo, edição LEAL, 1987) incluem algumas destas psicografias. Outra obra que surgiu desse período foi Repositórios de Sabedoria (Vol. I e II, edição LEAL, 1980), coletânea de pensamentos de Joanna de Ângelis, extraídos das primeiras obras da Autora Espiritual, e que elaboramos em forma de abecedário.
Em todas as visitas de Divaldo organizávamos alguma entrevista com os dirigentes locais e/ou com a imprensa (rádios, jornais e TV). Estas foram transformadas em publicações que fizemos nos jornais de Araçatuba, onde mantínhamos “coluna espírita”, como Tribuna da Noroeste, A Comarca Folha da Região, e também em periódicos espíritas, como O Clarim, Revista Internacional de Espiritismo, Unificação, Anuário Espírita e Presença Espírita. Divaldo sempre fez muitas referências a Benedita Fernandes, que incluímos no nosso livro Benedita Fernandes. A dama da caridade.(1)
Várias dessas publicações foram reunidas em “Divaldo em Araçatuba”, coletânea que elaboramos por ocasião da solenidade em que Divaldo recebeu o título de “Cidadão Honorário” de Araçatuba, em 1984, evento que atuamos na organização juntamente com a Edilidade local.
Com nossa mudança, por razão profissional, para a cidade de São Paulo no ano de 1989, e, mais tarde, para Brasília, Divaldo voltou a ser hospedado em Araçatuba, por nossa genitora até próximo à desencarnação dela. Mesmo assim, voltávamos a Araçatuba, para acompanhar os eventos com atuação de Divaldo. A convivência com Divaldo em Araçatuba foram momentos significativos, proveitosos, de boas recordações e bem aproveitados para a difusão do Espiritismo!
Além das ações em Araçatuba, com freqüência estávamos presentes em eventos com Divaldo em cidades paulistas e vários Estados brasileiros. Em Uberaba, estivemos  em momentos de encontros conjuntos com Chico Xavier. Também estivemos junto com Divaldo em eventos do CEI e promovidos por vários países.
Em eventos da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, em São Paulo, atuamos em entrevistas e eventos com Divaldo, originando livros editados pelo USE-SP, como Diálogo com Dirigentes e Trabalhadores Espíritas (2a edição) e Laços de família. Em livros editados pela FEB, tivemos atuação em Conversa Fraterna e Em Nome do Amor: a Mediunidade com Jesus. Incluímos alguns trechos em Centro Espírita. Prática espírita e cristã (Ed.USE, 2016).(1)
Por ocasião da Reunião do Conselho Federativo Nacional da FEB, em novembro de 2014, na nossa gestão como presidente da Federação, houve a promoção do Movimento Você e Paz, iniciado por Divaldo, nas dependências da Câmara dos Deputados e no anfiteatro da FEB. Na oportunidade, foi inaugurada no Espaço Cultural da FEB, uma Exposição sobre a Mansão do Caminho e a obra de Divaldo Pereira Franco. Em outubro de 2016, estivemos com Divaldo no Movimento Você e a Paz, realizado no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.
No diálogo descontraído com Jô Soares, já citado, transpareceu em Divaldo a alegria de viver e de servir, vencendo dificuldades e impasses, e, deixando o entrevistador impactado com a informação que Divaldo tem todo um vigor com idade avançada, agora alcançando os 90 anos de idade e 70 anos de oratória!

Referência:
1) Entrevistando Divaldo Pereira Franco. Revista Internacional de Espiritismo. Ano LVII. Abril de 1982, p. 365-368; Do autor: Centro Espírita. Prática espírita e cristã. São Paulo: Ed.USE, 2016; Benedita Fernandes. A dama da caridade. Araçatuba: USE Regional de Araçatuba. 2017.
(*) - Foi dirigente espírita em Araçatuba, presidente da USE-SP e da FEB, e, membro da Comissão Executiva do CEI.

Divaldo com familiares de César Perri. Araçatuba, SP.
Divaldo e César Perri. Reunião do CFN. Brasília, DF


****************************

Carlos Campetti (Brasília, DF)
Parabéns, amigo Divaldo!

Ao amigo Divaldo as nossas felicitações pelos 90 anos e a nossa gratidão pelo exemplo inspirador que nos incentiva a prosseguir na constante luta da renovação espiritual pela superação de nós mesmos. Jesus o ilumine sempre!

Abraços fraternos, com gratidão,

Carlos Campetti
Divaldo quando recebeu o título de Cidadão Conquistense em Vitória da Conquista em solenidade
na Câmara de Vereadores aos 16-12-1979. Foto cedida pela UEVC.
Divaldo Pereira Franco e Carlos Campetti.

****************************

Casa Editora “O Clarim”- Matão (SP)

Publicado na RIE- janeiro/2013

***************

Publicado na RIE- Fevereiro-2014

(Recebidos em emails de O Clarim, Matão, SP)

                                                                 ****************************

Donizete Pinheiro (Marília, SP)
Divaldo noventa

Divaldo noventa,
não sei como aguenta
prosseguir na labuta,
na boa luta
divulgando Jesus.

Divaldo noventa,
e a gente tenta
seguir atrás,
imitando o que faz 
em nome de Jesus.

Divaldo noventa,
é exemplo que alenta
o irmão menor,
que quer ser melhor
Na obra de Jesus.

Divaldo noventa,
é o servo que apresenta
Kardec à humanidade,
a salvação pela caridade,
Como ensinou Jesus.

Donizete Pinheiro
5 de maio de 2017

DIVALDI1
Donizete Pinheiro apresenta Divaldo Pereira Franco em conferência na cidade de Marilia, SP
Divaldo Pereira Franco faz palestra no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia. 14-12-2015.

 ****************************

Elsa Rossi (Londres, Reino Unido)
Preito a Divaldo
****************************

FEB- Federação Espírita Brasileira (Brasília, DF)
Homenagem a Divaldo pelo aniversário de 90 anos (Vídeo)
Clipping enviado pela ASCOM da FEB.
https://gallery.mailchimp.com/7538d40f41c69dc2162ba6082/images/120b1fa4-66ba-44e8-a657-386826bc6b94.png
Homenagem da Federação Espírita Brasileira e do Movimento Espírita aos 90 anos de Divaldo Pereira Franco, exibido na Mansão do Caminho, em 30 de abril de 2017.

Assista abaixo:
http://www.febnet.org.br/blog/geral/noticias/homenagem-aos-90-anos-de-divaldo-franco/

 
https://gallery.mailchimp.com/7538d40f41c69dc2162ba6082/images/fe6e2ab1-3bbf-41d8-92f8-7b091eb31615.jpg
Copyright © 2017 Federação Espírita Brasileira (FEB), Todos os direitos reservados.
E-mail enviado pela Assessoria de Comunicação e Marketing da FEB.

Our mailing address is:
Federação Espírita Brasileira (FEB)
SGAN 603, Conjunto F Av. L2 Norte
BrasíliaDF 70830106
Brazil


****************************

Franciscans Spiristist House (Sydney, Austrália)
Divaldo: nosso amor e carinho no dia do seu aniversario!

Quando se aproxima uma data tão especial em que se comemora o nonagésimo aniversário de Divaldo, nós da Casa Espírita Franciscanos de Sydney gostaríamos de compartilhar uma pequena mas memorável história que aconteceu na ocasião da primeira visita do orador na Oceania.

Era 2003, Facebook nem existia e eventos eram promovidos através de impressos e da boa propaganda boca a boca.  A Fundação Joana de Cusa, da qual faz parte Os Franciscanos, organizou uma série de conferências que Divaldo proferiria em Sydney.

Para tão importante circunstância, havia-se providenciado um auditório na área central da cidade, num local de propriedade do Centro de Estudos Teosóficos.

Logo na primeira e aguardada palestra, o auditório foi rapidamente sendo tomando pelo público. A palestra, que era aberta ao público - sem necessidades de convites ou listas foi recebendo gente e mais gente, sem dúvida muito mais do que o estimado. De casa lotada, chegou se a conclusão que havia tantos mas tantos que não puderam entrar, que dava para lotar a sala novamente.

Muito generosamente, Divaldo resolveu o dilema. Pediu que todos os esperassem e anunciou que, concluída a primeira palestra, uma segunda seria proferida. Que coração fértil de bondade! O palestrante só deu por encerrado o trabalho do dia quando já eram mais de onze da noite.

Desde essa primeira calorosa excursão, há quase 15 anos, Divaldo Franco, que veio acompanhado do amoroso missionário Nilson de Souza Pereira (que voltou à pátria espiritual em 2013), voltou mais seis vezes à Austrália e tem sido um incomparável amigo e conselheiro  para a Fundação e nossa Casa Espirita Franciscanos

De Divaldo, recebemos imensa cooperação fraternal na condução das atividades espíritas. Afinal, a Mansão do Caminho na Bahia e a Fundação em Sydney dividem a proteção e direção do mesmo espírito de luz, Joana de Cusa, ou Joanna de Ângelis, como muitos também a conhecem.

Divaldo, nós do Franciscanos rogamos ao Pai que te conceda saúde e mais uma década de vida. Mesmo de longe, receba nossa vibração, energia e amor. Você que tem sido nosso mestre e amigo, anjo e professor. Desejamos retribuir todo carinho e dedicação vossa com essa simples homenagem.

Porque tu sempre nos acudiu quando pedimos. Sempre apontou a candeia da sabedoria na direção certa. Ouviu-nos, amou-nos, orientou-nos e sempre orou não somente por nós em terras Australis, mas por todos que precisam no planeta, e somos muitos.

Finalizamos desejando nosso parabéns e um grande abraço, Divaldo!
Sentimos saudades, volte logo, por favor.

De coração cheio de profunda gratidão,


Franciscans Spiristist House
Joana de Cusa Foundation
(Casa Espirita Irmãos Franciscanos da Fundação Joana de Cusa)
Rockdale
Sydney, NSW
Australia

Divaldo, Gloria e Nilson.
Divaldo com grupo de Franciscans Spiristist House (Sydney, Austrália)


****************************

Geraldo Campetti Sobrinho (Brasília- DF)
Feliz aniversário Divaldo. Nossa eterna gratidão.

[...]
Viver na mesma época que Divaldo é uma oportunidade ímpar, um compromisso inadiável que não nos cabe desperdiçar, tamanho são os seus exemplos de amor, caridade e perseverança no bem que nos contagiam a vida toda.
É do trabalho digno e abençoado desse irmão missionário que, em companhia do esteio que sempre lhe apoiou, o querido tio Nilson de saudosa memória, que se pode colher o fruto sazonado de significativas realizações na transformação do ser humano, hoje confirmados em centenas de filhos da Mansão e de milhares de assistidos material e espiritualmente no Brasil e em diversos países do mundo inteiro.
Um trabalho de educação que se inicia com a educação de si mesmo. Conquistas de virtudes, tais como a dedicação, a perseverança, o zelo com a tarefa, decorrentes de uma impressionante disciplina, característica dos Espíritos Superiores, que já superaram incontáveis desafios, notadamente sobre os seus próprios vícios, e no incansável esforço da aquisição de virtudes indispensáveis à felicidade e à plenitude espiritual.
[...]
Ao querido amigo-irmão Divaldo, carinhosamente chamado de Tio Divaldo ou Di, nossa eterna gratidão pela vida exemplar de amor e luz a incentivar a existência de todos nós na presente jornada evolutiva rumo aos planos superiores da Vida Imortal! 
Divaldo no Movimento  “Você e a Paz”. 12-12-2016.
Divaldo P. Franco na FEESP aos 28-04-2017.


****************************

Ismael Gobbo (São Paulo, SP)
Divaldo Franco- 70 anos de oratória espírita

Conhecido mundialmente,  Divaldo Franco, notável tribuno baiano, é lembrado com intensidade neste 2017: 90 anos de idade em 5 de maio; 70 anos de atividade na
oratória e, em 7 de setembro,  o C.E. “Caminho da Redenção”, entidade fundada por Divaldo e berço de uma das mais importantes obras de filantropia e prestação de serviços do Brasil, estará completando 7 décadas de trabalho. Neste texto nos fixaremos na atividade do conferencista. No ano de 1945, Divaldo aportou em Salvador vindo de sua cidade natal Feira de Santana. Estudando Kardec  em reuniões na casa de d. Nanã, Divaldo embevecia a todos ao falar de suas experiências mediúnicas desde a meninice, agora explicitadas pelo Espiritismo. Numa das reuniões um amigo lhe pergunta se poderia aproveitar suas férias de trabalho para proferir palestras aos sergipanos, o que aceitou. A estréia na tribuna aconteceu em Aracajú, na  União Espírita Sergipana aos 27 de março de 1947 e, segundo Divaldo, a experiência não foi fácil. Dificuldades no preparo, treinos na véspera e no dia, noite mal dormida e  nervosismo. Apresentado, cumprimenta o público e nada do que preparara consegue exprimir. Veio o pedido de desculpas e o esboço de se sentar. Um espírito lhe aparece, o encoraja e diz:  “Sou Humberto de Campos, levanta-te! Para falar de Jesus, é preciso colocar-se em pé. Vamos, te ajudo. Falarei por ti”. O público de 27 pessoas sorveu seu verbo eloquente e cheio de sabedoria por mais de hora. Aplausos, cumprimentos, elogios, afagos... Convidado para nova palestra no dia seguinte levou em conta a ajuda e o sucesso da véspera para não se preparar e novo fiasco se desenhou. Com novas  desculpas e novo ímpeto para desistir eis  Humberto de novo:  “Por que não Estudaste? Vou te ajudar novamente, não por teu mérito, mas em consideração ao público presente”. Desde então Divaldo não mais deixou de fazer sua parte, estudando as obras espíritas e outras que lhe serviriam de base sólida para ser inigualável orador, embora ressalte que nas conferências os temas e o que fala se lhe descortinam como um filme na tela o qual passa a narrar. Nas pesquisas de  Washington Fernandes os números do orador Divaldo são impressionantes: mais de 15 mil palestras em 5 Continentes; 10 vezes em salas da ONU (EUA e Áustria); viajou mais de 15 milhões de km por 73 países: (Europa, 30;  Américas, 24, Ásia, 9,África, 7 e da Oceania, 3). Concedeu mais de 2 mil entrevistas, mais de 1400 hs no ar,em mais de 730 emissoras/retransmissoras (rádio/TV/Web) no Brasil e exterior.Completar 90 anos com saúde  é um privilégio, a diferença está em continuar trabalhando com interesse e disposição de jovem de 18 anos. Veja-se a Agenda de Divaldo (http://www.divaldofranco.com.br/agenda.php; registros do blog
site (  http://www.mansaodocaminho.com.br/) para avaliar a extensão da obra de um dos mais respeitados vultos do Espiritismo da atualidade.  Parabéns, Divaldo. Muitos anos de vida com saúde e paz!

Obras pesquisadas: Divaldo Franco (Ana Landi); dados fornecidos por Washington Fernandes; site da Mansão do Caminho.


(Publicado em resumo no jornal Folha da Região, Araçatuba, SP)
 imagem
Conferência por Divaldo Pereira Franco,  no ano de 1956,
no Instituto de Belas Artes de Porto Alegre, RS, Brasil. Foto do arquivo de Jorge Moehlecke
divaldofrancoismaelgobbo
Ismael Gobbo e Divaldo Pereira Franco. Campinas, SP,  04/2003


****************************


 Jussara Korngold (Nova Iorque, EUA)

Parabéns, muitas felicidades, Divaldo!
Querido Divaldo você é a alegria e a luz de nossa jornada. Nesta data especial agradecemos a Deus por nos permitir ter você, fiel servidor de Jesus, a guiar nossos passos.
Divaldo Pereira Franco e Jussara Korngold
Divaldo em Nova Iorque, EUA. 21-03-2016.


****************************

Maria Aparecida Bergman (Matão, SP)
Um documentário em homenagem a Divaldo Pereira Franco
Maria Aparecida Bergman
Documentário |

Relato de Cidinha Bergman sobre o trajeto do pioneiro GEEAK-Suécia – Grupo de Estudos Espíritas Allan Kardec, seus dez anos com Divaldo Pereira Franco e Nilson de Souza Pereira, e sua participação como representante do Movimento Espírita sueco no CEI – Conselho Espírita Internacional....

Alguns trechos  de meu Documentário, que contem mais de 200 fotografias.
...
Em 10 de maio (1993) chegou, finalmente, a tão aguardada carti­nha de nosso querido irmão Divaldo, confirmando sua chegada e de Nilson para o dia 13 de junho. Estariam viajando à Europa para dar início à série de conferências do ano, nos diversos países do continente, e nos chamariam por telefone de algum deles para nos dar o número do vôo e horário em que aqui chegariam.
Grande número de pessoas passou a nos ligar, escrever, entrar em contato, desejando saber mais detalhes e informa­ções sobre o esperado evento.
Às onze horas da manhã de 1°de junho de 1993 recebi um telefonema de Viena. Era o querido Divaldo. Disse-me que chegariam pela SK 707, no aeroporto de Arlanda, vindos de Helsinque-Finlândia, no dia 13, às 16h25min.
Falou-me que, naquela manhã, bem cedinho, havia re­cebido a visita de dois Espíritos, que lhe pediam transmitir-me um recado. Eram nossos queridos amigos Wallace Leal V. Rodrigues e seu cunhado Raphael Medina que, radiantes de alegria, diziam: “Peça à Cidinha que se mantenha confiante, pois tudo há de sair muito bem. Ambos estaremos chegando a Estocolmo junto com uma grande caravana de outros Espíritos espíritas”.

Wallace & medina.jpg
A emoção embargou-me a voz e só consegui balbuciar algumas palavras de agradecimento a Divaldo e, depois de uns instantes, dizer que, com absoluta certeza, estaríamos no aeroporto, na hora informada, a esperar por eles.
E, após os longos meses e anos de esforços contínuos, chegou, por fim, o feliz dia de irmos ao aeroporto de Arlanda, nos arredores de Estocolmo, buscar nossos ilustres e queridos irmãos, Divaldo e Nilson, que chegavam de Berlim-Alema­nha, via Helsinque-Finlândia.
...
Nos dois dias anteriores e durante a noite de 12 para 13 de junho (1993) chovera muito, limpando a atmosfera, naquele verão especial, embora as pesadas nuvens continuassem a prenun­ciar mais chuvas.
Ao acordar, de manhãzinha, orei com fervor, imploran­do a Deus, nosso Pai, e aos bons Espíritos que abençoassem todo o nobre trabalho de semeadura de nosso companheiro Divaldo e, em especial, naqueles três dias que se seguiriam.
Podíamos sentir um clima de paz diferente em nosso ambiente doméstico.
Chegada em Arlanda-1993.jpg
...
Convidei Divaldo e Nilson a se sentarem à mesa e iniciei pedindo licença para as explicações preliminares sobre o GEEAK-Suécia, fazendo uma breve apresentação dos dignos visitantes, passando a palavra ao irmão Divaldo. E ele começou a falar:
“Senhoras, senhores, boa tarde! Lamento profunda­mente não falar seu idioma, mas nós nos faremos entender através das intérpretes. Ademais falamos o idioma interna­cional do amor.
“O nosso encontro será dividido em três etapas: apre­sentaremos, na primeira parte, alguns esclarecimentos, logo depois um vídeo e abriremos espaço para um diálogo de per­guntas e respostas.”
De imediato, passou a falar sobre Gandhi, sua vida, so­bre o sacrifício de todos os que amam na história da humani­dade. Lembrou Madre Theresa, de Calcuta, Irmã Dulce, da Bahia, falou sobre Budha e seus sofrimentos, sobre a miséria econômica e o problema da criança abandonada. Explicou sobre os diferentes tipos de crianças necessitadas de socor­ro. Disse que vivemos num mundo de egoísmo, pois somente com o lixo dos países ditos de “primeiro mundo” resolver-se-ia o problema da criança abandonada. Falou que todos neste mundo temos o que dar quando possuimos amor.
Depois passou a relatar sobre sua visão psíquica, quan­do ainda muito jovem, sobre suas experiências paranormais e seus transes mediúnicos, sobre o começo enfim, de seu traba­lho na gigantesca obra social em benefício da criança órfã e abandonada.
Fotos selecionadas da tela para Gobbo-1993.jpg

Falou sobre fatos muito emocionantes com respeito a seus filhos na Mansão do Caminho, e terminou dizendo:
“Quando pensamos que mais de cem mil pessoas já re­ceberam os benefícios da Mansão do Caminho, então acredi­tamos que o trabalho de amor vale a pena.”
Abriu espaço para perguntas do público, esclareceu muitas dúvidas, e depois mostrou um trecho do vídeo da Man­são, com seus diferentes setores de trabalho, de atividades, a comemoração de uma festa de Natal, etc.
Finalizando, convidou os presentes a voltar, a fim de participar da segunda palestra, na terça-feira, dia 15, no mes­mo horário. Propôs ao público vários temas sobre os quais poderia falar, deixando à escolha dos participantes.
No final, veio muita gente conversar com Divaldo, opi­nar sobre um tema para o dia seguinte, fazer perguntas, cum­primentar. Alguns haviam comprado livros e desejavam dedi­catória, endereços...
Divaldo segunda visita 1994.jpg
...
Um episódio que comoveu muito a todos nós da cara­vana que acompanhou Divaldo, nesta ocasião, (1995) ocorreu no lar da Valéria e do José Madureira Vasconcellos, amigos que nos ajudaram, durante alguns anos, a organizar as palestras de Di­valdo Franco em Copenhague.
Estávamos na casa de Vasconcellos e este pedira a Divaldo que fizesse uma oração em benefício de seu lar e lhe desse um passe. Divaldo, então, convidou-nos a todos a nos sentar confor­tavelmente e a elevar os pensamentos a Deus, aos bons Espíritos, e alçou a voz numa belíssima prece, estando ele de pé à nossa frente. Ao final da tocante oração, começou a manar delicioso perfume das mãos de Divaldo, que passou a movimentar seus braços circularmente e o perfume caía sobre nós, líquido, como chuva benfazeja sobre nossas cabeças, cabelos, rosto, roupas, de mistura com nossas lágrimas de emoção e agradecimento, nos impregnando de um bem-estar jamais experimentado.
Este foi um dos momentos mais maravilhosos que já fru­ímos ao lado do grande apóstolo do Espiritismo com Jesus. Ele nos informou que o perfume nos fora oferecido, num gesto de amor, pela amorosa mentora espiritual, Joanna de Ângelis...
 Divaldo 1995 Vasconcellos.jpg

****************************

Orson Peter Carrara (Matão, SP)
Noventa anos de Divaldo Franco
Orson Peter Carrara
É expressivo registrar na passagem de aniversário de 90 anos de Divaldo Pereira Franco, notas de alegria e gratidão pela presença marcante desse lúcido amigo do movimento espírita no Brasil e no exterior.
Sua extensa obra social em Salvador (BA), a produção mediúnica na psicografia com os livros que expandem ainda mais o pensamento espírita e especialmente sua lucidez nas exposições doutrinárias em palestras ou seminários, bem como sua incansável agenda, falam por si, não deixando aberturas para omissões ou indiferença com o que a própria história de vida do médium registrou e continua registrando através do tempo.
Além das centenas de livros psicografados, muitos autores se debruçaram sobre sua vida e seus exemplos, com comoventes e profundos casos da convivência humana e seu cotidiano.
Dentre os livros, para deixar o caráter histórico registrado, gostaria de citar dois autores e três obras. Especialmente o magnífico O Semeador de Estrelas (de Suely Caldas Schubert), com os impressionantes casos vividos pelo próprio Divaldo, em comoventes narrativas. É também o caso dos livros Sexo e Consciência e Vivências do Amor em Família (ambos organizados por Luiz Fernando Lopes, que transformou em textos as palestras e seminários do médium com abordagens dos dois temas que intitulam os livros), igualmente com expressivos casos narrados em detalhes pela emoção e pela lucidez doutrinária, atributos bem característicos de Divaldo.
Na data em que se alcança esse marco na vida de Divaldo, todos nós, os espíritas do planeta, não temos como ficar indiferentes. Brotam espontâneos a gratidão e alegria, elevando o coração em prece ao Criador e a Jesus por nos ter enviado Divaldo, que transformou o movimento espírita com sua ação perseverante e, é preciso que se repita, lúcida em favor do real entendimento da proposta de Jesus.
Obrigado Divaldo! Receba nosso abraço e cumprimentos de profunda alegria, gratidão e sincera admiração pelo legado que construiu e ainda não concluído.

Divaldo recebe homenagem na Mansão do Caminho. Salvador, 02-05-2017. Foto Jorge Moehlecke
Divaldo. Barreiras, 11-02-2017.

****************************

Regina Zanella (Milão, Itália)
Parabéns pelo aniversário, Divaldo Pereira Franco.
Em 2003, havíamos organizado uma palestra de Divaldo em Milano, cujo tema era inerente à depressão.
Na época havíamos uma jovem chamada Arianna que frequentava o nosso grupo, acompanhada pela mãe, Maria. 
Arianna era muito sensível, a mãe dizia que que a filha sentia muito a falta de um irmão desencarnado, do qual advertia a presença. Fato noto em família porque Maria revelou que ela, assim como a filha Arianna, tinham sensibilidade mediúnica, só que a jovem estava passando por uma forte depressão. 
Procuravam ajuda.
Tudo parecia proceder bem, Arianna vinha, ouvia a palestra, recebia o passe e se sentia mais serena, até que um dia, de repente, deixaram de vir.
O dia da palestra de Divaldo estava chegando, poucos dias antes tentamos contado para recorda-las  e fomos avisados que Arianna havia tentado o suicido e se encontrava no hospital. Ficamos todos tocados com a situação.
Em seguida viajei para Roma, pois havia sido convidada para traduzir Divaldo, e assim  acompanha-lo no dia seguinte até Milano. Durante a viagem de trem, Divaldo me disse: “Minha filha, acho melhor conversarmos sobre a palestra da noite em Milano. Vou utilizar nomes e referencias difíceis para pronunciar, então para não teres dificuldade, pegue um papel e anote.” E assim procedi e Divaldo me fez praticamente toda a palestra durante o trajeto.
Chegando em Milano fui diretamente para a sala da palestra, para os últimos preparativos enquanto ele se dirigia ao Hotel.
Para minha surpresa, la chegando duas pessoas, as primeiras a chegarem, vieram ao meu encontro: Arianna e sua mãe. Me disseram ter pedido autorização à doutora que seguia o caso para irem à palestra, e esta aceitou, sem titubear, mas na condição que logo em seguida Arianna retornasse para o Hospital.  
Quando Divaldo chegou, fui logo dizendo: “Divaldo, vieram duas pessoas que eu não esperava, gostaria de apresenta-las a  voce!”, e apontei para mãe e filha. Divaldo respondeu: “Não me diga nada, ja conheço bem o caso”. Se dirigiu até as duas, cumprimentou-as e disse à jovem que fosse até ele após a palestra para dizer o que achou.
Fiquei pasma! A palestra estava para começar, fui pegar as minhas anotações na bolsa, e nada! Onde estariam? - Não achei, e ja estava para me desesperar. Mas tive pouco tempo para isso. Divaldo me indicou que estávamos no horário. Iniciou a palestra, eu fui escutando, traduzindo e me perguntando: O que aconteceu? Porque ele mudou a palestra? Não esta falando nada do que combinamos! Relatou sobre a sua infância, do irmão que havia falecido, de quando ele ficou com as pernas paralisadas e assim por diante. Não pronunciou nenhum dos nomes que eu havia “estudado”. Porque?
Finda a palestra, se formou a fila para os autógrafos. A primeira da fila era Arianna, sorridente, em mãos o livro “Vida Feliz”, de Joanna de Angelis.
Cumprimentos e abraços, antes de voltar para o Hospital.
Terminado o encontro, Divaldo retornou ao Hotel enquanto arrumávamos a sala.
Na manha seguinte, fui busca-lo no Hotel para acompanha-lo até a estaçao de trem, para que seguisse viagem.
No trajeto lhe perguntei: “O que aconteceu ontem?” E ele me respondeu mais ou menos nestes termos:
“Estive aqui para fazer a palestra praticamente para uma pessoa. Aquela moça que estava no Hospital. Joanna me disse que ela precisava muito, então inspirou a sua médica a dar-lhe alta para que ela viesse pudesse estar e me contou a sua historia, por isso eu falei do meu irmão”.
Com Divaldo é assim! Continuamos a nos surpreender.
Em 70 anos de mediunidade, quantas historias ele teria para contar?!
Não sei se um dia teremos o privilegio de conhece-las todas, mas com certeza, todos nós teremos pelo menos uma para transmitir às gerações futuras, para que conheçam esta personalidade impar do nosso tempo.
Agradeço a Deus pela oportunidade, pelas convivência com Divaldo, por tantos ensinamentos que reforçaram a confiança e a fé nos postulados espiritas.
Parabéns querido Di!

imagem
Divaldo Pereira Franco em sua fala na conferência realizada em Milão, Itália,  em 29/05/2012, ao lado da intérprete Regina Zanella
Regina Zanella e Divaldo P. Franco.
Encontro Fraternidade Sem Fronteiras, Campinas, SP, 25-03-2017.


****************************

Rubens Toledo (Campinas, SP)
Homenagem a Divaldo Pereira Franco.

Nasceu em 05 de maio de 1927, na cidade de Feira de Santana, Bahia, Brasil.
Cursou a Escola Normal Rural de Feira de Santana, onde recebeu diploma de Professor Primário, em 1943.
Transferiu residência para Salvador no ano de 1945.
Funcionário concursado do IPASE, trabalhou, ininterruptamente, até a aposentadoria.
Espírita convicto, juntamente com Nilson de Souza Pereira e outros amigos, fundou o Centro Espírita Caminho da Redenção, em 07 de setembro de 1947, o qual mantém a Obra Social denominada Mansão do Caminho.
A Mansão do Caminho foi fundada, em 15 de agosto de 1952, como Lar de crianças órfãs ou socialmente órfãs, sendo uma atividade pioneira no Brasil e na América Latina, no atendimento a menores carentes em unidades-lares, objetivando a reconstituição do ambiente familiar. Com o progresso das ciências sociais e pedagógicas, os lares foram sendo substituídos por escolas e outras atividades assistenciais que atendem, na atualidade, cerca de 5.000 pessoas em situação de vulnerabilidade social, diariamente.
Em uma área de 80.000 m², com 52 edificações, ruas asfaltadas, arborizadas e ajardinadas, mantem atendimento (10h/dia) a 400 crianças de 4 meses a 5 anos na Educação Infantil (Creche A Manjedoura, Jardim de Infância Esperança e Escola Alvorada Nova), 2.600 adolescentes no Ensino Fundamental (Escola Jesus Cristo e Escola Allan Kardec), Cursos e oficinas de música, canto, dança, cerâmica, artesanato e outros no Centro Socioassistencial Integrado Ana Franco (800 adolescentes), 300 idosos na Caravana Auta de Souza, 50 adultos nos cursos do Centro Social Hildete Franco, além de centenas de pessoas em 14 especialidades médicas e odontológicas no Centro de Saúde Dr. José Carneiro de Campos e no Centro de Parto Normal Marieta de Souza Pereira. Realiza ações assistenciais na comunidade através do Grupo de Ação Comunitária Lygia Banhos.

                                         *          *          *

Através da mediunidade de psicografia, publicou mais de 200 livros recebidos dos Espíritos: Joanna de Ângelis (sua Mentora Espiritual), Amélia Rodrigues, Marco Prisco, Rabindranath Tagore, Vianna de Carvalho, Francisco do Monte Alverne, Simbá, Otília Gonçalves, Ignotus, Eros, Manoel Philomeno de Miranda, Victor Hugo, Bezerra de Menezes, Guaracy Paraná Vieira, Selma Lagerlöf, João Cléofas e outros. Dos livros publicados, mais de setenta já foram traduzidos a outros idiomas (albanês, alemão, catalão, espanhol, esperanto, francês, holandês, húngaro, inglês, italiano, norueguês, polonês, russo, sueco, tcheco, turco) com 110 traduções ao todo. Vinte livros foram transcritos em braile e um foi psicografado diretamente em espanhol.
Vinte e sete Autores escreveram livros a respeito de sua vida e sua Obra.
Das mensagens recebidas dos Espíritos, foram gravados discos de vinil, fitas de áudio e vídeo, CDs e DVDs.
Igualmente, estão gravados em fitas de áudio e vídeo, CDs e DVDs: Seminários, Workshops, Relatos de viagem, Conferências.
Algumas peças de teatro têm sido baseadas em sua vida e em obras recebidas através da sua psicografia.
Esteve em cinco continentes, tendo percorrido 69 países, sempre divulgando a Doutrina Espírita: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela (da América do Sul); México, Estados Unidos, Canadá (da América do Norte); Bahamas, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Porto Rico, República Dominicana (da América Central); África do Sul, Angola, Bophutatswana, Marrocos, Moçambique, Suazilândia e Tunísia (da África); Alemanha, Andorra (Principado), Áustria, Bélgica, Bósnia-Herzegovina, Croácia, Dinamarca, Escócia, Eslovênia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Inglaterra, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Noruega, Polônia, Portugal, República Eslava, República Tcheca, Rússia, Suécia, Suíça, Turquia (da Europa), Autoridade Palestina, China, Cingapura, Emirados Árabes Unidos, Índia, Israel, Japão, Malásia, Tailândia (da Ásia). Na Oceania, esteve na Austrália, Nova Zelândia e no Havaí/Polinésia (Estado Independente dos Estados Unidos).
Realizou Palestras, Seminários, Workshops, Cursos e Conferências, em mais de 1.100 cidades, onde sempre esteve a serviço da pregação do Espiritismo. Falou em mais de duas centenas de Emissoras de Televisão, mais de 300 Emissoras de Rádio (inclusive em A Voz da América, em Washington), em Câmaras Municipais, Assembleias Legislativas, numa CPI do Congresso Nacional, Organizações Maçônicas, Lions, Rotarys Clubes, Teatros, Cinemas, Praças de Esportes, Praças Públicas, Universidades (no Brasil e no Exterior) e na ONU (em Nova Iorque e em Viena-Áustria).  Reconhecido como Líder Religioso, pela ONU, participou do Encontro Mundial Pela Paz, realizado em Nova York/USA; considerado Embaixador da Paz pela Ambassade Universel de Ambassadeurs de la Pax e Cercle Universel des Ambassadeurs de la Paix, de Genève (Capitale Mondiale de la Paix), Suiça.
Idealizou e realiza, há 17 anos, o Movimento Você e a Paz, através de eventos para o público em geral, difundindo a cultura da paz, sem conotação religiosa, política, de raça ou de gênero, em escolas, praças públicas, centros de convenções e outros. Iniciado em Salvador, Bahia, o Movimento foi reconhecido pela edilidade do Município que o inseriu no calendário de manifestações cívicas e culturais da cidade, através da Lei 5.819/2000, instituindo o dia 19 de dezembro de cada ano como o Dia do Movimento Você e a Paz, em Salvador. Atraindo milhares de pessoas, o Movimento Você e a Paz já foi realizado em 55 cidades do Brasil (em 11 Estados) e 17 cidades de 09 outros países. Sendo inúmeras vezes transmitido pela Internet, já alcançou dimensão mundial.
Centenas de homenagens lhe foram prestadas, dentre as quais:
     Comenda 2 de Julho pela Assembleia Legislativa da Bahia; Master Honorary y Meritourios, Grau de Doctor in Parapsicology M.C. Ciberian University; Doctor of Humanies Honoris Causa in Spiritual and Psychic Sciences (Governo e Faculdade do Colégio Internacional de Ciências Espirituais e Psíquicas da Cidade de Montreal-Canadá); Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal da Bahia; Professor Honoris Causa em Humanidades pela Universidade Santa Cecília (Santos-SP), Comenda Conselheiro Thomaz Coelho IDMM – Honra ao Mérito; Medalha da Ordem do Mérito do Instituto dos Docentes do Magistério Militar; Colar do Mérito Judiciário – Medalha dourada Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e outros.
Foram-lhe concedidas: Placas de Prata, Douradas e outras (420), Medalhas (86) (Honra ao Mérito/Guatemala, Cavaleiros da Ordem do Mérito da Bahia, Medalha Dois de Julho (Prefeitura de Salvador-Bahia), Maria Quitéria (Feira de Santana-BA), Thomé de Souza (Câmara de Vereadores de Salvador-BA), Medaile de Reconnaisance Franco-Americaine-classe Especial do Institut Humaniste de Paris, etc); 86 diversos Troféus; 52 Moções de Congratulações; 126 Pergaminhos; 19 Títulos de Hóspede Oficial de vários municípios brasileiros; 103 Títulos de Cidadão Honorário, Cidadão Emérito, Cidadão Benemérito de cidades brasileiras e estrangeiras.
Recebeu Diploma de várias Instituições brasileiras e estrangeiras: Honduras, Colômbia, Guatemala, Venezuela, Panamá, México, Miami (Instituto de Ciências Parapsicológicas Hispano-Americano e Real Academia Mundial de Parapsicologia Investigadora y docente Ins.).
Algumas cidades brasileiras já o homenagearam dando o seu nome em Ruas, Praças, Auditórios, Centro de Convenções, Escolas, Centro Espiritas e outros.

Salvador, Bahia, Brasil, 09 de novembro de 2016.


(Texto: Informações da equipe de  Washington L. Nogueira Fernandes e Curriculum Vitae enviado por  Divaldo Pereira Franco em 11/2016 a Rubens Toledo)
Therezinha Oliveira, na Concentração de Mocidades do Brasil Central e Estado de São Paulo.(1958), em S. José do Rio Preto. O médium e orador  contava então 31 anos de idade. FONTE: do Livro "Encontro Marcado: Sete Décadas do
Centro Espírita Allan Kardec (LEVY & TONON, 2011)

 Divaldo em conferência na Câmara Federal, Brasilia, DF., aos 6/11/2015. Imagem recebida da FEB.

Música na voz de Rubens Toledo homenageando Divaldo Pereira Franco.



****************************


Sandra Mussi e José Mauro Mussi (Toronto, Canadá)
Divaldo, um verdadeiro Homem de Bem que caminha entre nós!
Nós somos parte de uma sempre crescente comunidade de pessoas que tem o grande privilégio de conhecê-lo, de ouvi-lo e de ter presenciado o poder de suas palavras de compaixão, sabedoria e esperança.
As suas vindas ao Canadá trouxeram luz e momentos de grande emoção a todos presentes, e serviu como o principal fator de unificação do Movimento Espírita neste país. O carinho que Divaldo oferece a todos é sempre refletido muitas vezes em cada face, cada coração tocado com a esplendosa visão de um mundo melhor a ser alcançado um dia com nossa contínua evolução espiritual.  
Divaldo sempre nos ensina que os melhores professores são aqueles que servem de exemplos vivos de suas lições. E para nosso benefício, sua vida é um grande modelo a ser seguido por todos, apesar de estarmos tão distante de sua luz em nossas imperfeições.  
Divaldo, palavras não são suficientes para expressar nossos sentimentos de gratidão e amor por tudo que voce faz neste período de sua vida eterna. Neste momento, só podemos enviar nossos votos eternos de muita felicidade e emoções na comemoração de nove décadas de doação e trabalho sempre com muito amor e alegria! Que Deus, em sua divina sabedoria, continue a dar-lhe saúde e força para que muitas outras almas possam ser abençoadas com sua maravilhosa perigrinação.
Com todo nosso carinho e amor
Sandra e Jô Mussi
Toronto, Canadá
                                                                       Divaldo com José Mauro e Sandra Mussi.
Divaldo Franco em Montreal, Canadá.


****************************

Simoni Privato Goidanich (Uruguai)
Divaldo e o Kardec espanhol
SimoniPrivatoGoidanich
No apogeu da perseguição religiosa do governo do presidente García Moreno no século XIX, quando as publicações espíritas eram queimadas nas praças públicas de Guayaquil e os espíritas equatorianos corriam o risco de serem encarcerados, José María Fernández Colavida prestava todo seu apoio ao Espiritismo no Equador e enviava às terras equatorianas a Revista Espiritista –Periódico de Estudios Psicológicos, que publicavaem Barcelona.
Conhecido como o Kardec espanhol, Fernández Colavida realizou um trabalho exemplar de divulgação do espiritismo em língua espanhola no século XIX. Primeiro tradutor e editor das obras de Allan Kardec para o espanhol, foi um dos personagens centrais do Auto de Fé de Barcelona, o fundador da Sociedad Barcelonesa Propagadora del Espiritismo e de instituições de assistência e promoção social. Era o dirigente de um grupo espírita reconhecido publicamente por Allan Kardec, além de pioneiro em experiências de regressão hipnótica a existencias passadas. Grande líder espírita na Espanha e no movimento internacional, foi aclamado, por unanimidade, como o presidente de honra do Primeiro Congresso Internacional Espírita, realizado em Barcelona em 1888.
Quase 140 anos depois dos “Autos de Fé de Guayaquil”, eu estava prestes a publicar, em Quito,a trilogia Revista Espírita –Periódico de Estudios Psicológicos: Colección de Textos de Allan Kardec quando, mediante a mediunidade abençoada de Divaldo, a obra recebeu um prefácio de Fernández Colavida. Lançada na Casa de la Cultura Ecuatoriana em 2010, essa trilogia constitui os primeiros livros espíritas publicados em Quito.
Pouco depois, com o apoio de Divaldo, dediquei-me à pesquisa sobre Fernández Colavida.Em 2013, concluí o livro Divulgación del Espiritismo: Enseñanzas del Ejemplo de José María Fernández Colavida, que foi lançado no Congresso Espírita Sul-americano de Assunção e recebeu um prefácio de Joanna de Ângelis psicografado por Divaldo.
Desde 1984, Fernández Colavida manifesta-se por intermédio de Divaldo e sempre nos dá sábias orientações para o desafiador e gratificante trabalho espírita em espanhol. Por ocasião da celebração dos noventa anos da existência física de Divaldo, ao mesmo tempo em que lhe agradecemos infinitamente, reiteramos nosso compromisso de nos esforçarmos para colocarmos em prática as orientações espirituais superiores das quais ele tem sido tanto o instrumento como um dos principais exemplos.

3º. Congresso Sulamericano. Santiago, Chile, 2015.
3º. Congresso Sulamericano. Santiago, Chile, 2015.
Milciades, Divaldo e Simoni.


****************************


Washington Fernandes (São Paulo, SP)
Divaldo 2017: 90 anos de idade/e 70 de trabalho: As oito facetas de um dos maiores cristãos até hoje conhecidos no mundo...

Divaldo extrapola em muito o Movimento Espírita;  desde 1947, tudo nele é exponencial.

1) ÁREA DA SAÚDE: ATENDIDAS PELO CECR, PESSOAS EM EXTREMA VULNERABILIDADE(ÁREAS MEDICA/ODONTOLÓGICA/LABORATORIAL): MAIS DE UM MILHÃO DE CARENTES; MAIS DE 6 MILHÕES E 300 MIL TONELADAS DE MANTIMENTOS DISTRIBUÍDOS;
2) ÁREA SOCIOEDUCACIONAL: MAIS DE 170 MIL CRIANÇAS/JOVENS, QUE ESTUDARAM/SE FORMARAM NAS ESCOLAS DO CECR; ATENDIDAS 3.500 CRIANÇAS/ADOLESCENTES POR DIA, RECEBENDO QUATRO REFEIÇÕES);
3) FAZ BEM FEITO: Escola de 1º Grau Jesus Cristo - primeira pública de alfabetização da Região! (1951); Índice de aprovação escolar nunca abaixo de 70%; em 2010,foi 88%; evasão escolar é 0,05%; premiada em 2006 pela Secretaria Estadual de Educação, com o Título de Gratidão!; nasOBMEPs (Olimpíadas Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), anos 2006 e ss, maior Competição no Gênero do Mundo, aluno da Escola Jesus Cristo, LUCIANO SOUZA BARBOSA (EM 2006), FOI UM DOS QUE CONQUISTOU MEDALHA DE PRATA!; e LUANA NOGUEIRA GALVÃO (EM 2010), FOI UMA DAS QUE CONQUISTOU MEDALHA DE OURO! E DEZENAS GANHARAM MEDALHAS DE BRONZE!;desde década 1980,Estudantes Universitários fazem Estágio na Creche do CECR; noCentro de Parto Natural Marieta de Souza Pereira (2010),até 2016, dois mil bebês já nasceram no local!;mais de 24 Especialidades na Clínica Médica do CECR!; somando-se quantidade de atendimentos anuais (20 mil!), são resultados/números na área da Saúde (e os educacionais relatados), que não se equiparam a Hospitais/Postos de Saúde/Escolas de bairros de São Paulo/Capital!gestantescom Plano Particular de Saúde preferem dar à luz no Centro de Parto Natural do CECR!;

4) NA ORATÓRIA: mais de 15 mil palestras; 5 Continentes; 10 vezes em salas da ONU (EUA e Áustria); viajou mais de 15 milhões de km (375 voltas ao redor da Terra/ir 22 vezes até a Lua);73 países: DAEUROPA: 30 PAÍSES: Alemanha, Andorra, Áustria, Bósnia-Herzegovina, Bélgica, Dinamarca, Escócia, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Inglaterra, Irlanda, Islândia, Itália, Luxemburgo, Montenegro, Noruega, Polônia, Portugal, República Theca, Rússia, Suécia, Suíça, Turquia, Vaticano;

DAS AMÉRICAS: 24 PAÍSES:
AMÉRICA DO NORTE: 3PAÍSES: Canadá,                                               Estados Unidos, México;
AMÉRICA CENTRAL: 10 PAÍSES: Bahamas,Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Porto                                                Rico, República Dominicana, Equador;
AMÉRICA DO SUL: 11 PAÍSES: Argentina,                                                 Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba,                                                  Equador, Paraguai, Peru, Uruguai,                                                 Venezuela;
ÁSIA: 9 PAÍSES: Abu Dabi (Emir. Árab.), Dubai (Emirados                                      Árabes), China, Israel, Japão, Rússia, Malásia,                                      Palestina, Tailândia;
ÁFRICA:7 PAÍSES: África do Sul, Angola, Botswana,                                     Marrocos, Moçambique, Suazilândia, Tunísia;
OCEANIA:3 PAÍSES: Austrália, Nova Zelândia, Sidney.

5) COMO COMUNICADOR: mais de 2 mil entrevistas, mais de 1400 horas no ar, em mais de 730 emissoras/retransmissoras (rádio/TV/Web), em todo o Brasil/Exterior;

6) COMO CONDECORADO/RECONHECIDO:mais de mil homenagens; cerca de 300 delas dos Poderes Públicos (Federais, Estaduais e Municipais, os principais reconhecimentos; idem perante Exército Brasileiro); também Condecorações Universitárias (as Acadêmicas mais relevantes; ele não estudouGinásio!);

7) COMO PSICÓGRAFO:270 livros, até 2016:mais de 10 milhões de exemplares; traduções para 17 idiomas (números/circunstâncias de um best-seller); psicografou seis livros/opúsculos de Espíritos Prêmios Nobel de Literatura; o mais marcante/emblemático no Fenômeno da Psicografia;

8) COMO FOMENTADOR DA PAZ:estimula vivência pacífica/pacificadora, promovendo desde dezembro/1998o eventoVOCÊ E A PAZ; já propagado em 9 Países e mais de 50 cidades! Em 2014, em Bogotá/Colômbia, o Presidente da República Juan Manoel Santos (1951- ), ganhador do Nobel da Paz/2016, expressamente elogiou a iniciativa de Divaldo. E os governantes brasileiros, o que esperam para reconhecê-lo?;precisa Presidente da República de outro País, um Prêmio Nobel da Paz, o fazer?
Setenta anos promovendo a Paz, diminuindo as diferenças sociais, promovendo a cidadania, reintroduzindo socialmente os carentes; sempre fomentou a Paz através das palestras; agora, também através desse evento!:UM MENSAGEIRO DA PAZNA TERRA. Informações biográficas sobre ele aparecem desencontradas/desatualizadas, porque não se tem acesso aos Registros do CECR/e os pessoais dele! Dentre os grandes missionários da Humanidade, no campo religioso/social/cívico/direitos étnicos/das minorias (santos, santas, benfeitores, cidadãos etc), não se encontra quem tenha trabalhado portanto tempo (70 anos),beneficiado (física/intelectual/espiritualmente) tantas pessoas, fazendo muitas coisas, em tantos lugares, sem descanso!
Cada uma dasoitofacetas comentadas,sozinhas, seriam fenomenais; cada uma, per si, é incomparável; reunidas!!,sãohorsconcour! (inacreditável). Necessárias décadas parase compreender o alcance do seu legado (seu rastro na Terra). A missão de Divaldo é um marco na história planetária do Cristianismo/Humanismo no Mundo...



(DADOS ATUALIZADOS ATÉ 04/2017)

Divaldo e Washington autografando em 2000 no Clube Juventus (2)
      O pesquisador Washington Fernandes e Divaldo Pereira Franco autografando no clube Juventude em São Paulo.
Divaldo Pereira Franco. Londres, Reino Unido,


****************************

Poema de Gratidão
Amélia Rodrigues- Divaldo Pereira Franco
Acessar aqui:

imagem