terça-feira, 9 de maio de 2017

Registro. Divaldo Pereira Franco na Colômbia

Divaldo Franco em Neiva – Colômbia
Em 24 de abril de 2017, Divaldo Franco visitou a cidade de Neiva, na Colômbia, onde foi recebido com grande alegria no Centro Espírita Bezerra de Menezes, quando lhe foi prestada uma sincera homenagem.
Antes da conferência, dialogou com os jovens das Comunas 8 e 9, uma das mais pobres da cidade, na sede da Biblioteca Departamental, contando suas experiências na Mansão do Caminho, obra social em Salvador/BA, no Brasil, como estímulo para que aplicassem às suas vidas.
Com o seu inigualável dom da oratória, Divaldo cativou o público com uma magistral palestra sobre "Os Desafios da Vida Familiar", realizada no centro Convenções José Eustacio Rivera. Iniciou falando sobre a verdadeira felicidade. Ela consiste em, sempre que nos depararmos com um problema, uma dificuldade, em vez de lamentar, procurar uma solução, uma fórmula para transformar o que é uma desgraça, em uma bênção de Deus.
Estamos passando por uma crise internacional que começa na criatura humana. A nossa sociedade atingiu o mais alto nível de ciência e tecnologia, no entanto, não atingiu o mesmo nível de felicidade. Quando entramos em um processo crítico, a sociedade vacila e as situações da vida se apresentam infelizes, é, então, necessário reagir de forma apropriada para que este aparente mal não nos conduza ao desespero ou à guerra.
A questão 742 de O Livro dos Espíritos explica quais as razões para as guerras: "Predominância da natureza animal sobre a natureza espiritual, e a satisfação das paixões". Isto é, nós ainda somos dominados pelas paixões inferiores e não conseguimos nos livrar delas para alcançar a plenitude.
Fazendo uma análise da evolução da criatura humana, antropólogos concluíram que o homem evolui do instinto animal em direção à inteligência, às emoções, à angelitude. No início, tivemos três instintos básicos: comer, dormir, fazer sexo, éramos animais como aqueles da escala inferior. Todavia, nosso cérebro não tinha desenvolvido a parte superior, o neo córtex. Nós temos três cérebros, o último a ser formado tem aproximadamente um milhão de anos, esse é o neo córtex, responsável pelas emoções, pelo raciocínio, pelos sentimentos, pela ternura, pelo amor. O amor é a mais nova emoção que conseguimos estruturar, por ele agimos mais através de nossos instintos do que pela razão.
A educação começa em casa, a escola não educa, instrui. A função da escola é fornecer conhecimento intelectual. A educação moral é oferecida no lar. Aquelas crianças que são amadas desde a vida intrauterina são mais felizes. Amor familiar é de fundamental importância, porque a família é um conglomerado de criaturas formando uma unidade, esta unidade constrói o grupo social, que por sua vez, fornece a base para a nação, e esta nação constrói a humanidade. Allan Kardec escreveu em 1857, que é necessário nos preocuparmos com a educação, porém, não a educação adquirida através dos livros, mas a Educação Moral que vem da intimidade doméstica, essa educação é a inimiga da iniquidade, da violência. A educação é o método para domar nossas más inclinações, conforme diz Allan Kardec, dominando as sombras, esse legado psicológico oriundo de nossas paixões, do processo evolutivo.
O Espiritismo é uma ciência pedagógica, é uma ciência educacional porque trabalha com a alma da criatura, o corpo é uma parte atômica de moléculas que se aglutinam para que a alma faça a sua trajetória evolutiva. É Espírito que possui as paixões. A carne é escrava de nossos sentimentos, de nossas paixões, de nossa inferioridade, ou de nossa grandeza. Kardec diz que é necessário educar o corpo animal, a matéria é destituída do princípio individual, esse é do Espírito.
A família é um conglomerado, é a constelação de criaturas que se reúnem para evoluir dentro do mesmo clã. Se não temos família que gostaríamos, temos a família que precisamos. Quando estamos em uma família que não gostamos, é uma prova, estamos com inimigos de outras vidas no próprio lar, ou com um ex-amante de outra época que está nos provocando sexualidade, a pedofilia. Assim, nos cabe controlar os instintos inferiores. Portanto, a função educativa ante os desafios da família, é o amor.
O Espiritismo tem uma explicação para o rancor entre irmãos, mãe, pai e filhos. Nossa existência não é única, desde que fomos criados começa a vida que nunca será extinta. A experiência atual começa no berço, concluindo na sepultura a existência física, mas a vida continua e é graças a isso que a evolução é perpétua e necessária para se conquistar a plenitude, a felicidade, assim, a família é muito importante para a Doutrina Espírita.
Na vida há leis universais, leis de amor. Jesus Cristo tornou-se o mensageiro extraordinário e nos apresentou a ética do amor, no entanto, em vez de amarmo-nos, nos armamos.
Finalizando, Divaldo compartilhou as 5 regras que Joanna de Ângelis, seu guia espiritual, lhe deu há mais de 20 anos: 1. A vida é bela; 2. Eu nasci para amar; 3. Eu vivo para servir; 4. Há um sol brilhando dentro de mim; 5. O mal que me fazem não me fez mal, o mal que eu faço é o que me faz mal, porque me torna um ser mau.
                      Texto: Diana Burgos S
                      Fotos: Eduardo Ariza
                      Tradução: Paulo Salerno
(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

Roteiro de Divaldo Franco na Europa 2017

Viagem – 08 de maio de 2017
UMA LEGENDA DO ESPIRITISMO
Não podemos perder o vínculo com o Evangelho. (Divaldo Franco)
Divaldo Pereira Franco é reconhecidamente um humanista, pacifista, estrela de primeira grandeza do Espiritismo, constituindo-se, pelo seu acendrado amor, no maior divulgador e propagador da Doutrina Espírita no Brasil e no Exterior. É um homem incomparável, seu exemplo, seu trabalho no bem realizado diuturnamente, o capacita como ícone do Espiritismo internacional. Sua mediunidade colocada à serviço do Cristo está construindo um patrimônio espiritual gigantesco, basta conferir os números referentes as ações empreendidas ao longo de 70 anos de oratória.
Incomparável, o Semeador de Estrelas, Divaldo Franco não se permite desfrutar um único dia sequer de folga, quando não está em atividade pública, é no exercício da mediunidade maleável posta a serviço da humanidade que iremos encontrá-lo febricitante. Para ilustrar, no período de apenas 17 dias (de 11 a 28 de abril) esteve proferindo 16 conferências em 15 diferentes cidades dos Estados Unidos da América, do Peru, da Colômbia e em São Paulo, no Brasil.
De retorno à Salvador no dia 29 de abril, finalizou a preparação do workshop Consciência e Liberdade apresentado no dia imediato no Fiesta Convention Center, dando atenção para 1700 participantes. Na esteira das comemorações pelo transcurso dos 70 anos de oratória – 27 de março de 1947 -, e pelo seu 90º aniversário, transcorrido em 05 de maio, incansável, dedicado e extremamente atencioso, concedeu inúmeras entrevista para os meios de comunicação social, proferiu conferências, atendeu ao público e à sua extensa agenda de atividades públicas e particulares, quer no Centro Espírita Caminho da Redenção, na Mansão do Caminho, ou fora desses locais. Com noites indormidas, não descansou, sinalizando que o cristão deve servir sempre.
Eis que chega o dia 08 de maio. Vamos encontrar o Embaixador da Paz no Mundo, após preparar com esmero a sua agenda e bagagem, no aeroporto, embarcando para a Europa em companhia de amigos do sul do Pais, Enio e Jaqueline Medeiros. Serão 12 países visitados, com atividades doutrinárias em 18 cidades, retornando ao Brasil no dia 10 de junho. As viagens entre as cidades dos diferentes países serão realizadas por avião, trem ou automóvel.
Acompanhe a agenda:
Maio de 2017
08 e 09 – Viagem à Paris, França;
10 e 11 – Paris - França.
12 - Dublin – Irlanda.
13 a 15 - Londres – Inglaterra.
16 - Bruxelas – Bélgica.
17 - Luxemburgo – Luxemburgo.
18 - Mannheim – Alemanha.
19 - Stuttgart – Alemanha.
20 - Frankfurt – Alemanha.
21 - Amsterdã – Holanda.
22 e 23 - Estocolmo – Suécia.
24 - Copenhague – Dinamarca.
25 - Berlim – Alemanha.
26 - Colônia – Alemanha.
27 e 28 – Seminário de 2 dias em Bad Honnef – Alemanha.
29 a 31 - Roma – Itália.
Junho de 2017
1º e 02 - Milão – Itália.
02 – Conferência em Zurique – Suiça.
02 a 05 - Seminários no G19 – em Zurique e conferência em Kloten – Suíça.
05 - Conferência no G19 – em Zurique, Suíça.
06 a 08 - Viena – Áustria.
09 e 10 – Retorno ao Brasil.
Nonagenário, Divaldo Franco é o trator de Jesus a desbravar corações e arrotear as mentes dos que queiram viver e praticar o amor, o maior milagre da vida.
Que o Divino Mestre te sustente e ampare em mais esta campanha de esclarecimento, atendendo os irmãos sedentos de conhecimento e carinho.
Texto: Paulo Salerno
Fotos: Jorge Moehlecke

 (Recebido em email de Jorge Moehlecke)

Programação de conferências com Divaldo Pereira Franco Roteiro 2017

(Recebido em email de Terezinha e Miguel Sardano [sardano@terra.com.br])