segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Registro. Divaldo Pereira Franco em Portugal

17 outubro do 2013

Concluído com êxito ímpar a jornada intitulada Encontro Fraterno com Divaldo Franco, no Hotel Iberostar em Salvador, Bahia (dias 10 a 13 passados), nosso irmão e amigo, já se encontra em Portugal, iniciando no dia de hoje (17 de outubro) uma nova temporada de conferências e de seminários.
Divaldo visita Portugal desde o mês de agosto de 1967, quando se encontrava no poder o célebre ditador Salazar, que havia fechado a Federação Espírita Portuguesa e todas as instituições que praticavam a doutrina dos Espíritos no país. A velha ditadura de frutos amargos e de cruéis perseguições era temida e detestada, ameaçando de cárcere espíritas, maçons e comunistas...
No ano referido, convidado por amigos para pronunciar uma série de conferências no país, o então jovem orador aceitou o desafio e realizou um périplo incomum, falando às escondidas em verdadeiras catacumbas, revivendo os dias apostólicos no mundo romano do passado.
Às ocultas, teve públicos expressivos, (re)iniciando o movimento espírita que, a partir daquele ano renasceu e hoje é o mais expressivo da Europa, qual ocorreu também na Espanha franquista, no mesmo período.
A conferência programada foi proferida na sede da Federação Espírita Portuguesa, na grande Lisboa, na cidade de Amadora, onde um expressivo público irá deleitar-se com a palavra vibrante e espírita do nosso querido irmão.
Serão lançados os livros Ilumina-te e Rejubila-te em Deus, ditados pelo Espírito Joanna de Ângelis e um outro escrito pelo ex-sacerdote católico Dr. José Pereira Sendão, documentário, que se intitula DIVALDO FRANCO E O ESPIRITISMO EM ÁFRICA, narrando as primeiras viagens realizadas pelo corajoso orador à África, nas décadas de 1970/80, minudenciando a extraordinária saga de implantação do Espiritismo, no sul do continente.
Na conferência de abertura com as dependências da Federação totalmente repletas, Divaldo abordou o tema da Psicologia do Perdão, de fundamental importância para todas as criaturas.
A reunião dirigida por Vitor Mora Féria, Presidente da FEP contou com mais de 250 pessoas e o tema abordado foi a Psicologia do perdão, por 80 minutos.
Ao ser encerrado o ato  Divaldo foi aplaudido de pé demoradamento havendo concedido autógrafos antes e depois do Evento.
Texto: Delcio Carvalho
Fotos: Vitor Mora Féria

Na Rede Amigo Espírita PPS com participação de Divaldo Pereira Franco no 7º. Congresso Espírita do Rio Grande do Sul

Acesse aqui:

Divaldo Franco - Professor de Almas


Luduvice José
Aracajú, SE
Dia 15 de outubro, se comemorou em todo País, o DIA DOPROFESSOR. A Bahia -sua terra natal – e todo Brasil, tiveram a oportunidade de prestar homenagem a um professor especial, baiano de Feira de Santana, mas cidadão do mundo, que tem serviços prestados na área social, na área religiosa, conjuminando essas ações em atitudes práticas que, não apenas o Brasil conhece, mas todo o mundo que recebe Divaldo Franco para ouvi-lo falar sobre o amor como solução maior para a paz.
Assim sendo, entendo que os 'lentes' se dedicam e aprofundam, quando são dedicados e vocacionados, o apuro da grade curricular buscando formar cidadãos na sua faina de repassar ensinamentos verdadeiros e construtivos.
As variantes do ensino são enormes e os avanços tecnológicos têm se inserido nesse processo de aprimoramento, abrindo novos horizontes e tornando a possibilidade do repasse sem limites.
Todavia, existem os professores que não apenas ensinam, mas formam; e alguns que formam e projetam as vertentes buscando atingir o cerne maior do ser que se configura na consciência, incidindo na direção do espírito, por saber que a vida é eterna e variada, e os retornos podem ser menos sofridos e mais aproveitáveis, se no processo de levar o conhecimento o instrutor pensar na necessidade do entendimento das nuances do além, ensejando que o ser humano, nas idas e vindas, possa acumular uma bagagem de primeira ordem, pelo aprendizado acrescido de tolerância, humanismo, benevolência, amor, ingredientes que se transformem em perdão, na direção ao “fazei ao próximo o que deseja que o próximo lhe faça”.
É desta forma que vejo professor Divaldo Franco – baiano, cidadão do mundo - que, pela bagagem de priscas eras no cadinho evolutivo, optou por se doar, e mesmo com a eloquência que lhe foi facultada, lhe foi assegurada como irmão univitelino, a atitude que, tem arrastado crentes de todas as castas, direcionando-os para a senda do bem na terra e no mundo espiritual.
Professor de Almas, receba o nosso preito de gratidão e do Centro Espírita Casa da Fraternidade, de Aracaju, por tudo que tem conseguido ensinar, até mesmo a um calceta como eu!!!!!!!!!!!!
Feliz dia do Professor!!!!!!!
Luduvice José - jornalista sergipano Luduvicejose@gmail.com
Divaldo Pereira Franco
Formatura como Professor Primário ano de 1943
Conferência por Divaldo Pereira Franco,  no ano de 1956,
no Instituto de Belas Artes de Porto Alegre, RS, Brasil. Foto do arquivo de Jorge Moehlecke
Divaldo Pereira Franco na Mansão do Caminho, Salvador, BA.  Foto Jorge Moehlecke
Divaldo Pereira Franco sendo entrevistado por Dr Mendes Ribeiro na TV Gaúcha na década de 1970
Foto gentilmente cedida por Jorge Moehlecke para este trabalho.
Divaldo P. Franco no 7º. Congresso Espírita do Rio Grande do Sul. Outubro/2013.
Divaldo e as crianças na Mansão do Caminho, Salvador, BA. 03/05/2013. Foto Jorge Moehlecke

Encontro Fraterno com Divaldo Pereira Franco 2013 Salvador, BA

13/10/2013

Saudando a bela manhã de domingo, homenageando em gratidão ao Criador, os jovens Priscila e Waldir Beira interpretaram cinco melodias que encantaram sobremaneira, preparando o ambiente, as mentes e corações para as atividades na plenitude da paz, iniciando-se, dessa maneira, o encerramento do Encontro Fraterno 2013 com Divaldo Franco.
Divaldo Franco, magistral com sempre, e profundamente tocado pela emoção de um final de um trabalho grandioso, um encontro de almas amigas e fraternais, agradeceu a participação dos presentes, da equipe de voluntários da Mansão do Caminho que durante os últimos dez meses envidaram grandes esforços para que esse tradicional evento alcançasse a magnitude testemunhada por cada presente.
Cavalheiro, como sói acontecer, o Arauto do Evangelho e da Paz, rogou a compreensão de qualquer senão ou contratempo ocorrido. Entre as atividades programadas estava uma de grande significado, o perdão, estágio necessário para que o ser humano possa possuir vida em plenitude. A dinâmica apresentada foi disponibilizar um quadro mural, denominado carinhosamente de muro do perdão, onde aqueles que desejassem afixariam o seu pedido de perdão, ou uma frase que mais lhe tocasse referente ao ato de perdoar.
Na manhã primaveril de Salvador/BA, Divaldo selecionou cinco pedidos para discorrer a respeito de cada um deles. Na medida em que foram lidos, Divaldo destacou a coragem, o ato de diluir o sentimento de culpa, incentivando o esforço em fazer sempre melhor, para si mesmo e para o próximo. As mensagens-pedidos, por importantes e emblemáticas, a todos emocionou, propiciando que cada um pudesse aquilatar e retirar ensinamentos.
Uma seleção de perguntas foi realizada, e sendo representativo das demais, Divaldo teve a oportunidade de aprofundar pontos específicos e mesmo reafirmar conceitos apresentados durante o evento. Encaminhando para o encerramento desse ágape, Priscila Beira mais uma vez subiu ao palco. Agora para interpretar a bela cançãoJerusalém de Ouro. Todos de mãos dadas e demonstrando gratidão e fraternidade, o Encontro Fraterno com Divaldo Franco 2013 foi encerrado magistralmente.
  Texto: Paulo Salerno
   Fotos: Jorge Moehlecke

(Texto e fotos recebidos em email de Jorge Moehelecke)

Registro. Encontro Fraterno com Divaldo Pereira Franco Salvador, BA

12-10-2013

Seguindo a programação, Divaldo Franco discorreu sobre o tema Psicologia do Perdão. Com vigor, grande disposição e acendrado amor e devotamento ao próximo, o Paulo de Tarso da Atualidade apresentou o trabalho desenvolvido por Simon Wiesenthal, um sobrevivente de campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. Após passar cerca de quatro anos de sua vida nesses campos, dedicou sua vida a localizar, identificar e levar à justiça criminosos nazistas.  Estando ainda prisioneiro, uma enfermeira alemã foi chamá-lo para atender a um pedido de um enfermo no hospital que abrigava os soldados alemães feridos. Era Karl Silberbauer, oficial da Gestapo, já em seus últimos dias, que implorou o perdão de Simon. Karl Silberbauer esteve presente no massacre de uma cidadezinha e foi um dos oficiais que exterminou a família de Simon.
Inúmeros casos de perdão foram narrados pelo mestre da oratória, desde os mais recuados no tempo, aos mais recentes, voltando a perguntar ao público: Você é assim, permite-se perdoar? O perdão, disse, é uma mensagem que ensina a transcender o mal. A psicologia do perdão leva o homem a não retaliar, a se depurar para lograr a plenitude da vida, que será alcançada pelo exercício das mensagens cristicas, principalmente as exaradas no Sermão da Montanha.
Apoiando-se nos estudos de Philippe PinelEmil Kraepelin e outros, Divaldo falou sobre os transtornos psiquiátricos com leveza, em uma abordagem agradável, pois que o tema é, por si só, bastante depressivo. Uma aula ministrada com toques de humor contagiante, enaltecedores dos bons sentimentos, do equilíbrio e do amor. Foram momentos riquíssimos.
Seguiu-se, desta forma, a abordagem de reflexões sobre o perdão. Essas reflexões estão baseadas nos estudos que a Dra. Robin Casarjian, psicoterapeuta, coordenadora de seminários sobre técnicas e psicologia do perdão.
O período noturno início com uma bela apresentação musical ao piano executada por Henrique e Guilherme Baldovino, remetendo o público a patamares mais elevados de harmonia, paz e sensibilidade. Citando o pensador russo Fiódor Dostoiévski, Divaldo destacou uma de suas expressões, a beleza salvará o mundo. Exemplificando essa afirmativa, Divaldo apresentou uma narrativa sobre as janelas da tristeza e da felicidade. Uma oposta a outra. Quando a criatura humana se encontra em uma delas, há sempre a possibilidade de passar a ver o mundo através da janela oposta. Importa que, quando esteja na janela da alegria, possa a criatura sair para ajudar o seu semelhante.
Depois adentrou-se pela comovente história acontecida durante a Segunda Guerra Mundial, notadamente no Campo de Concentração de Majdanek, na cidade de Lublin, na Polônia. História que se encontra narrada em o livro Os Pantanais da Alma do psicólogo e escritor norte-americano Dr. James Hollis, que recebeu a visita de uma ex-prisioneira de Majdanek. Era o sentimento de culpa a atormentar a infeliz prisioneira.
Segundo a Mentora Joanna de Ângelis a criatura humana não deve se sentir culpada, mas responsável, inclusive pela reabilitação. Sentir-se culpado é carregar cargas emocionais de grande significado que invariavelmente asfixiam o ser. Salientou Divaldo Franco, o Peregrino de Jesus, que o indivíduo maduro psicologicamente é aquele que assume a responsabilidade pelos seus atos.
Finalizando mais uma atividade desse grandioso encontro terapêutico, Divaldo conduziu os presentes em uma visualização terapêutica, com a finalidade de propiciar um encontro com o perdão.
   Outras fotos do Encontro Fraterno dia 12/10, https://www.facebook.com/profile.php?id=100000043633220
   Texto: Paulo Salerno
   Fotos:Jorge Moehlecke

 (Texto e fotos recebidos em email de Jorge Moehlecke)

Registro. Encontro Fraterno com Divaldo Pereira Franco Salvador, BA

11-10-2013

A boa música possui o encantador e sublime poder de elevar os sentimentos, propiciando enlevo e harmonia. Foi esse momento musical que antecedeu as atividades do dia, preparando os presentes para a magistral aula sobre Vida em Plenitude, apresentada por Divaldo Franco.
Utilizando-se dos conceitos de Carl Gustav Jung e de outros estudiosos do comportamento humano, da antropologia, e da neurociência, Divaldo apresentou a tese da criação do Universo e dos seres que habitam a Terra. Permitiu que, ao acompanhar com atenção, pudesse o ouvinte imaginar-se percorrendo cada fase da criação, desde os seres unicelulares até o estagio em que se encontra o ser humano na atualidade.
No período da tarde Divaldo ministrou uma magnífica aula de física, desde 23 séculos antes de a publicação de O Livro dos Espíritos, com o atomismo grego até os dias atuais com a partícula atômica denominada Bóson de Higgs. Nesta aula foram trabalhados os conceitos e teses de diversos estudiosos que procuravam, ora demonstrar a existência da matéria densa, ora a existência da energia. A participação de Deus no Universo, ou sua negação.
À noite, o momento musical foi protagonizado por Henrique Baldovino, exímio conhecedor e intérprete dos clássicos que, ao piano, arrancou calorosos aplausos. Um novo vídeo institucional da Mansão do Caminho foi apresentado. Com grande plasticidade, as atividades desenvolvidas foram sendo expostas com beleza e simplicidade, ficando evidente a grandiosidade do trabalho, do amor que lá são desenvolvidos.
Para encerrar a atividade noturna, Divaldo narrou uma história do repertório árabe. É a história de Mohamed – O Justo. Era muçulmano, possuidor de um sentido apurado de justiça, amor e caridade. A narrativa dessa história foi para afiançar que essa é a filosofia da Mansão do Caminho, ou seja, fora da caridade não há possibilidade de salvação. Estimulando a cada um fazer um pouco mais pelos desafortunados, Divaldo sugeriu que a criatura humana se torne um raio luminoso na escuridão da noite de miséria e iniquidade.
Desejou que o suave aroma do evangelho tocasse os sentimentos em favor do próximo, pois que, amanhece a Era Nova, e os expoentes do passado, de todas as áreas, já estão de retorno para contribuírem na formação de uma era de mais beleza, de fraternidade, de paz e de amor. O público, tocado em seus sentimentos, agradeceu o Arauto da Paz e do Evangelho, com calorosa salva de palmas.

Texto: Paulo Salerno
Fotos: Jorge Moehlecke

(Texto e fotos recebidos em email de Jorge Moehlecke)

Encontro Fraterno com Divaldo Pereira Franco - 2013 Salvador, BA

Com o tema central Vida em Plenitude, o Encontro Fraterno com Divaldo Franco 2013 teve início às 20h00min do dia 10 de outubro no Salão de Convenções Bonfim do Hotel Iberostar Bahia. Estiveram presentes na abertura oitocentos e vinte e três pessoas que assistiram a apresentação musical com o cantor Sandro Machado, de Salvador/BA interpretando canções do repertório italiano.
Recepcionando os presentes, Divaldo Franco, o Embaixador da Paz, almejou que todos saiam do evento ricos de paz, com alegria de viver, realizando um encontro com o Cristo interno para ter vida em plenitude. O Encontro Fraterno, disse, possui um caráter psicoterapêutico, proporcionador do autoconhecimento, da autoiluminação. Desejou que a alegria caracterize a convivência, a formação de novas amizades.
Na oportunidade foi feito o lançamento de o livro Sexo e Consciência, uma compilação de Luiz Fernando Lopes. É um trabalho de quinze anos de pesquisas nas conferências e seminários realizadas por Divaldo Franco nos últimos quarenta anos.
Ambientando o momento para o estudo de O Evangelho Segundo o Espiritismo, que viria a seguir, foi apresentado, em PowerPoint, o texto Você não esta deprimido, está distraído, de Facundo Cabral. Após, Divaldo leu o texto sobre a necessidade da encarnação, uma mensagem de São Luís e que está contida no capítulo IV – Ninguém poderá ver o reino de Deus se não nascer de novo.
Visando enriquecer o entendimento do texto evangélico, Divaldo chamou oito pessoas para apresentarem o seu entendimento e compreensão a respeito da necessidade da encarnação. Todos, muito judiciosos, propiciaram aos presentes enriquecedores comentários. Contribuindo para que cada um saísse desse encontro inicial, fortalecidos e autoiluminados, o Semeador de Estrelas conduziu os presentes a uma visualização terapêutica enriquecedora, finalizando a seguir o encontro programado.
     Texto: Paulo Salerno
   Fotos: JorgeMoehlecke

OUTRAS FOTOS CLICAR AQUI:

Informações recebidas em email de Jorge Moehlecke)

Registro. Divaldo Pereira Franco Buenos Aires, Argentina

07 de outubro de 2013

Na Institución Espírita Juana de Ángelis, com sede na Rua Ruy Díaz de Guzmán 174, Departamento "2" del barrio de Barracas, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Divaldo Franco, o peregrino incansável de Jesus, realizou uma extraordinária atividade, narrando uma história contida em o livro O Profeta, de Gibran Khalil Gibran, de origem libanesa, foi ensaísta, filósofo, prosador, poeta, conferencista e pintor, cujos escritos, eivados de profunda e simples beleza e espiritualidade, alcançaram a admiração do público de todo o mundo.
Gustavo Martínez, Presidente da Instituição, fez a leitura de uma página de O Evangelho segundo o Espiritismo, e Milciades Lezcano, Presidente da Federação Espírita Paraguaia, proferiu a prece inicial. Divaldo Franco, com sua verve característica, soube cativar a atenção, despertando sentimentos elevados ao narrar, com sentida emoção a história que leva o título de A voz da SepulturaKhalil Gibran, de retorno ao Líbano, foi saber como estava a justiça praticada pelo Emir. Surpreendeu-se negativamente, pois o que assistiu durante o julgamento de três acusados foram decisões arbitrárias e prepotentes.
Depois das sentenças, as execuções, sempre impiedosas, horrorizaram-no. Assim, profundamente amargurado com a injusta justiça de sua Pátria, Khalil Gibran foi até o local onde deveriam ser depositados os corpos dos sentenciados. Narra a história que encontrou-se com pessoas que privavam o afeto dos supliciados, ficando sabendo da verdadeira história vivida pelos acusados de crimes não cometidos conforme foram apresentados no tribunal.
O homem acercou-se de conhecimento científico e tecnológico de grande magnitude, porém, não conseguiu, ainda, a elevação moral que o libertará das amarras da perversidade, da prepotência, da impiedade, da injustiça de toda ordem. As ações que o Papa Francisco está tomando significa que Jesus não abandonou os homens da Terra, pois que são de grande significação para os católicos, disse o Arauto do Evangelho. E os espíritas, o que tem feito, indagou.
Semeador de Estrelas, sempre atento em esclarecer e consolar, acolhendo amorosamente a cada um, salientou que alguns psiquiatras estão recomendando, como terapia, a leitura das parábolas de Jesus, uma a uma, com oobjetivo de ajudar a combater a depressão. Quem ama, disse, não adoece, porém, aqueles que não amam adoecem mais e por mais tempo. É necessário o homem autoiluminar-se, que seja bom em todos os sentidos e nas funções que desempenham.
Concluído o belíssimo trabalho que emocionou e a todos cativou, recebeu entusiasmada salva de palmas. Divaldo ainda permaneceu por largo tempo atendendo aos que lhe procuraram para um cumprimento, uma troca rápida de palavras, e até mesmo, para os autógrafos, numa troca afetiva exuberante.
Fotos e texto: Paulo Salerno

Registro. Divaldo Pereira Franco Buenos Aires, Argentina

06 outubro 2013

Eis que o Semeador de Estrelas, recém-concluídas suas atividades no 7º Congresso Espírita do Rio Grande do Sul, já se encontra em plena ação, servindo a Jesus e a causa espírita em Buenos Aires – Argentina. Divaldo Franco,Embaixador da Paz, e com incansável disposição para atender o chamamento do Mestre, sintetizado no Ide e Pregai, proferiu exuberante conferência na sede da Confederación Espiritista Argentina – CEA -, Rua Sánchez Bustamante, 463 – Ciudad Autónoma de Buenos AiresPsicología de La Gratitud foi o tema da conferência, uma promoção da CEA e da Institución Espírita Juana de Ángelis, com início às 18h00min.
Na oportunidade as duas entidades promoveram o lançamento de dois livros traduzidos ao Espanhol, ambos do Espírito Joanna de Ângelis, psicografados por Divaldo Pereira Franco. Psicología de la Gratitud, vertido ao Espanhol por Marta Gazzaniga e Jesús y la Actualidad, vertido por Jazmin Lezcano e Iris Lezcano. Cerca de trezentas pessoas prestigiaram o evento, lotando completamente as dependências da CEA.
Com sua jovialidade e disposição superlativa para bem divulgar a Doutrina Espírita, Divaldo Franco, o Paulo de Tarso dos dias atuais, expos sobre o sentimento da gratidão, seu significado e efeitos na área espiritual. A gratidão é portadora de apreciáveis impulsos evolutivos, bem como, enobrecedora do caráter humano. Associando o tema com a narração de fatos que impactaram os presentes, o Semeador de Estrelas, Divaldo Franco, soube muito bem despertar o sentimento de gratidão ao propor alguns minutos de silêncio para que cada um pudesse refletir sobre a vida que experimentam.
Uma reflexão profunda leva a criatura humana a perdoar, ao autoperdão. Perdoar é um estado elevado do sentimento de gratidão. Citando Allan Kardec, informou que para se alcançar o perdão é necessário percorrer três estágios. Vencer um, dará condições de passar ao próximo. No primeiro momento deve a criatura descobrir-se, conscientizar-se, arrependendo-se. No segundo é a oportunidade para a expiação, e por último a reparação, dando solidez ao sentimento do perdão.
Salientou o orador por excelência que cada um deve ser grato pela vida, pela água, o ar, pela evolução moral que já logrou alcançar. Encaminhando-se para o encerramento, neste belo encontro de almas amigas, Divaldo propôs mais alguns minutos de reflexão íntima, ensejando oportuna conduta espiritual elevada. Os aplausos, em profusão, foram gestos de gratidão que cada um expressou ao conferencista exuberante, a vida e a Deus.
Texto e fotos: Paulo Salerno