segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Registro. Divaldo Pereira Franco em Portugal

17 outubro do 2013

Concluído com êxito ímpar a jornada intitulada Encontro Fraterno com Divaldo Franco, no Hotel Iberostar em Salvador, Bahia (dias 10 a 13 passados), nosso irmão e amigo, já se encontra em Portugal, iniciando no dia de hoje (17 de outubro) uma nova temporada de conferências e de seminários.
Divaldo visita Portugal desde o mês de agosto de 1967, quando se encontrava no poder o célebre ditador Salazar, que havia fechado a Federação Espírita Portuguesa e todas as instituições que praticavam a doutrina dos Espíritos no país. A velha ditadura de frutos amargos e de cruéis perseguições era temida e detestada, ameaçando de cárcere espíritas, maçons e comunistas...
No ano referido, convidado por amigos para pronunciar uma série de conferências no país, o então jovem orador aceitou o desafio e realizou um périplo incomum, falando às escondidas em verdadeiras catacumbas, revivendo os dias apostólicos no mundo romano do passado.
Às ocultas, teve públicos expressivos, (re)iniciando o movimento espírita que, a partir daquele ano renasceu e hoje é o mais expressivo da Europa, qual ocorreu também na Espanha franquista, no mesmo período.
A conferência programada foi proferida na sede da Federação Espírita Portuguesa, na grande Lisboa, na cidade de Amadora, onde um expressivo público irá deleitar-se com a palavra vibrante e espírita do nosso querido irmão.
Serão lançados os livros Ilumina-te e Rejubila-te em Deus, ditados pelo Espírito Joanna de Ângelis e um outro escrito pelo ex-sacerdote católico Dr. José Pereira Sendão, documentário, que se intitula DIVALDO FRANCO E O ESPIRITISMO EM ÁFRICA, narrando as primeiras viagens realizadas pelo corajoso orador à África, nas décadas de 1970/80, minudenciando a extraordinária saga de implantação do Espiritismo, no sul do continente.
Na conferência de abertura com as dependências da Federação totalmente repletas, Divaldo abordou o tema da Psicologia do Perdão, de fundamental importância para todas as criaturas.
A reunião dirigida por Vitor Mora Féria, Presidente da FEP contou com mais de 250 pessoas e o tema abordado foi a Psicologia do perdão, por 80 minutos.
Ao ser encerrado o ato  Divaldo foi aplaudido de pé demoradamento havendo concedido autógrafos antes e depois do Evento.
Texto: Delcio Carvalho
Fotos: Vitor Mora Féria

Nenhum comentário:

Postar um comentário