segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Divaldo Franco - Professor de Almas


Luduvice José
Aracajú, SE
Dia 15 de outubro, se comemorou em todo País, o DIA DOPROFESSOR. A Bahia -sua terra natal – e todo Brasil, tiveram a oportunidade de prestar homenagem a um professor especial, baiano de Feira de Santana, mas cidadão do mundo, que tem serviços prestados na área social, na área religiosa, conjuminando essas ações em atitudes práticas que, não apenas o Brasil conhece, mas todo o mundo que recebe Divaldo Franco para ouvi-lo falar sobre o amor como solução maior para a paz.
Assim sendo, entendo que os 'lentes' se dedicam e aprofundam, quando são dedicados e vocacionados, o apuro da grade curricular buscando formar cidadãos na sua faina de repassar ensinamentos verdadeiros e construtivos.
As variantes do ensino são enormes e os avanços tecnológicos têm se inserido nesse processo de aprimoramento, abrindo novos horizontes e tornando a possibilidade do repasse sem limites.
Todavia, existem os professores que não apenas ensinam, mas formam; e alguns que formam e projetam as vertentes buscando atingir o cerne maior do ser que se configura na consciência, incidindo na direção do espírito, por saber que a vida é eterna e variada, e os retornos podem ser menos sofridos e mais aproveitáveis, se no processo de levar o conhecimento o instrutor pensar na necessidade do entendimento das nuances do além, ensejando que o ser humano, nas idas e vindas, possa acumular uma bagagem de primeira ordem, pelo aprendizado acrescido de tolerância, humanismo, benevolência, amor, ingredientes que se transformem em perdão, na direção ao “fazei ao próximo o que deseja que o próximo lhe faça”.
É desta forma que vejo professor Divaldo Franco – baiano, cidadão do mundo - que, pela bagagem de priscas eras no cadinho evolutivo, optou por se doar, e mesmo com a eloquência que lhe foi facultada, lhe foi assegurada como irmão univitelino, a atitude que, tem arrastado crentes de todas as castas, direcionando-os para a senda do bem na terra e no mundo espiritual.
Professor de Almas, receba o nosso preito de gratidão e do Centro Espírita Casa da Fraternidade, de Aracaju, por tudo que tem conseguido ensinar, até mesmo a um calceta como eu!!!!!!!!!!!!
Feliz dia do Professor!!!!!!!
Luduvice José - jornalista sergipano Luduvicejose@gmail.com
Divaldo Pereira Franco
Formatura como Professor Primário ano de 1943
Conferência por Divaldo Pereira Franco,  no ano de 1956,
no Instituto de Belas Artes de Porto Alegre, RS, Brasil. Foto do arquivo de Jorge Moehlecke
Divaldo Pereira Franco na Mansão do Caminho, Salvador, BA.  Foto Jorge Moehlecke
Divaldo Pereira Franco sendo entrevistado por Dr Mendes Ribeiro na TV Gaúcha na década de 1970
Foto gentilmente cedida por Jorge Moehlecke para este trabalho.
Divaldo P. Franco no 7º. Congresso Espírita do Rio Grande do Sul. Outubro/2013.
Divaldo e as crianças na Mansão do Caminho, Salvador, BA. 03/05/2013. Foto Jorge Moehlecke

Nenhum comentário:

Postar um comentário