terça-feira, 30 de outubro de 2012

Registro. Divaldo Pereira Franco Sydney, Austrália


28 outubro 2012

TEXTO: Lucia Flores Moehlecke
FOTOS: Jorge Moehlecke

Ao entardecer do domingo, dia 28, às 14h45, fomos conduzidos por Carlos e senhora, à cidade periférica de Sydney, de nome Rockdale, onde está sediada a Foundation of Joana de Cusa (Franciscans Spiritist House), para a conferência em português num belo auditório, sobre o tema A Psicologia da gratidão.
Embora Divaldo houvesse assinalado inúmeros temas que poderia abordar nesta viagem, a preferência ocorreu em diversas cidades a esse, que é o título de uma bela obra ditada pela Benfeitora espiritual Joanna de Ângelis.
Aberta a reunião com um público de 164 pessoas, Glória Calloroy proferiu a prece de início e Carlos entreteceu considerações sobre a celebração dos 11 anos da Instituição, realizando a apresentação de Divaldo, a quem foi passada a palavra.
Com bastante habilidade, o nosso orador fez um estudo antropossociopsicológico da evolução humana, demonstrando o lento conquistar dos valores éticos e da consciência, a fim de situar a chegada do Espiritismo na Terra e a sua mensagem consoladora.
A seguir narrou a história da psicologia da gratidão, detendo-se em experiências pessoais, comentando a jornada do tenente aviador americano Charles Plumb, que foi salvo por causa do soldado modesto que lhe dobrava o paraquedas, quando teve que ejetar a poltrona ao ver o avião atingido por um míssil, durante a guerra do Vietnã, caindo prisioneiro dos vietcongs (comunistas)...
Logo depois, comentou o significado da gratidão, que vai além do ato de retribuir gentilezas, embora essa também seja uma forma gratulatória, encerrando a conferência que durou 80 minutos com a Oração da gratidão, a todos comovendo e sendo aplaudido demoradamente.
Teve lugar uma pausa para lanche e autógrafos de livros, após a qual respondeu a apenas 8 questões que lhe foram apresentadas, ampliando os comentários com a experiência da sua primeira viagem à Moçambique, no ano de 1970...
Encerrada a atividade, fomos conduzidos de volta ao Hotel, pelo prestimoso Micah.


Registro. Divaldo Pereira Franco em Sydney, Austrália


27 outubro 2012

TEXTO: Lucia Flores Moehlecke
FOTOS: Jorge Moehlecke

No dia 27 rumamos a Sydney, sendo recepcionados no aeroporto por Mikah, gentil e bondoso, que nos levou ao almoço e, logo depois, ao Hotel.
A jornada por Sydney foi auspiciado pelos Os Franciscanos, Casa Espírita Joana de Cusa que, há 11 anos, dedica-se à prática da caridade e da divulgação do Espiritismo.
Fundada pela brasileira-australilana Glória Calloroy, sua presidente, tem prestado relevantes serviços à comunidade e auxiliado instituições de caridade no país e no Brasil.
Às 17h45, fomos conduzidos à cidade de Hurstville, nos arredores de Sydney, para a conferência, com tradução ao inglês pelo jovem Fernando, que foi excelente intérprete.
Em belo auditório, o tema abordado foi O que é o Espiritismo, uma nova era para a humanidade.
Foi esta a sexta vez que nosso Divaldo proferiu conferências em Sydney e região.
Para um atento público de 171 pessoas, Divaldo fez uma análise filosófica do século XIX, especialmente do Positivismo, criado por Augusto Comte, como decorrência do dissídio entre ciência e religião a partir do século XVII, quando da restauração do atomismo grego.
Analisou conceitos de Sócrates, Platão e Aristóteles a respeito do espiritualismo e deteve-se na análise da doutrina de Jesus e a mudança que lhe foi imposta por Constantino, culminando na perda da sua identidade, o que deu lugar ao surgimento e divergência por parte do materialismo.
Analisou as pesquisas realizadas pelo Prof. Rivail e a publicação de O Livro dos Espíritos, abordando o pensamento da Codificação, as investigações posteriores por  cientistas como Charles Richet, César Lombroso, Alexandre Aksakof, etc...
Por fim, demonstrou a grandeza do Espiritismo, que matou a morte, a sua mensagem consoladora, concluindo com a Oração da gratidão, ditada pelo Espírito Amélia Rodrigues, que foi excepcionalmente, de improviso, traduzida por Fernando.
Demoradamente aplaudidos, o orador e o intérprete, houve a pausa para lanche e formulação de perguntas, que foram respondidas
com maravilhosa síntese em número de 8.
Tivemos a presença de Jerusa Johns, que viajou de Cingapura especialmente para participar da jornada.





















Registro. Conferência com Divaldo Pereira Franco. Melbourne, Austrália

26 outubro 2012


No dia 26 fomos recepcionados pelos amigos no aeroporto de Melbourne, que nos conduziram ao Hotel.
A conferência, sob os auspícios do Spiritist Center Paul and Stephen atraiu um público recorde na cidade: 100 pessoas!
O tema, igualmente, foi a Psicologia da gratidão, que Divaldo abordou num enfoque inteiramente novo, estudando as características psicológicas do ser humano: personalidade, conhecimento, identificação, consciência e individualidade....
Reportando-se ao neurologista americano dr. Roberto de Ropp Divaldo explicou a diferença de níveis de consciência, analisando a visão espírita do Evangelho e da Psicologia, ao mesmo tempo, sintetizando a filosofia da doutrina e demonstrando a sua grandeza na construção do ser integral, da autoconsciência, da sua realidade como imortal.
Por 80 minutos, Divaldo manteve o público interessado e com notas de bom humor tornou o tema muito ameno, narrando lindas lições de gratidão, no clássico das vidas como no cotidiano.
Logo depois foram respondidas poucas questões, tão claro esteve o tema, que n]ao houve interrogações específicas.
Em ambiente incomum de júbilo, foi encerrada a solenidade e boa parte seguiu conosco ao jantar.
Texto:Lúcia Flores Moehlecke
Fotos:Jorge Moehlecke



Registro. Divaldo Pereira Franco Adelaide, Austrália


25 outubro 2012

No dia 25 pela manhã foram levados ao aeroporto, a fim de rumarem a Adelaide, que nosso Divaldo visitava por primeira vez.
No aeroporto da bela e moderna cidade estavam os amigos aguardando-os com verdadeiro júbilo.
O movimento espírita em Adelaide surgiu de maneira muito especial.
Espíritas que vieram do Brasil, especialmente da cidade de S. José do Rio Preto (SP), buscaram conforto moral na St. Johns Spiritualist Church, em razão das suas afinidades com o Espiritismo. Esses nossos irmãos acreditam na comunicabilidade dos Espíritos, realizam atividades curativas e dão comunicações mediúnicas.
À medida que surgiram outros brasileiros, foi inevitável a conversação em torno da Doutrina Espírita, surgindo o estudo do Evangelho no lar e, posteriormente, a criação do Light and peace Spiritist Center, que ocorreu por volta do ano de 2008, passando a funcionar na sede do St. Johns, em 2009, através do aluguel da sala das reuniões duas vezes por semana.
Estiveram presentes 40 pessoas e a solenidade foi aberta com a prece de início, logo após ocorrendo a apresentação de Divaldo e a conferência cuja tema elegido foi A psicologia da gratidão.
Habilmente, Divaldo fez uma síntese do processo de evolução do ser humano desde o instinto até a razão, a aquisição da consciência, passando pelos fenômenos anímicos e psíquicos, assim como repetindo o advento do Espiritismo com Allan Kardec, a fim de situar a necessidade da gratidão em toda a sua amplitude.
Durante 80 minutos esteve dissertando com leveza e aprofundando o conhecimento do Espiritismo, encerrando o tema sob forte aplauso.
Houve um breve intervalo para que fossem formuladas e, logo após, respondidas todas as que foram apresentadas, recebendo carinhoso tratamento, durante mais 40 minutos.
Encerrada a atividade, todos permaneceram em agradável comunicação, seguindo ao jantar e ao repous
Lúcia Flores

(Texto e fotos recebidos em email de Jorge Moehlecke)