terça-feira, 30 de outubro de 2012

Registro. Divaldo Pereira Franco Sydney, Austrália


28 outubro 2012

TEXTO: Lucia Flores Moehlecke
FOTOS: Jorge Moehlecke

Ao entardecer do domingo, dia 28, às 14h45, fomos conduzidos por Carlos e senhora, à cidade periférica de Sydney, de nome Rockdale, onde está sediada a Foundation of Joana de Cusa (Franciscans Spiritist House), para a conferência em português num belo auditório, sobre o tema A Psicologia da gratidão.
Embora Divaldo houvesse assinalado inúmeros temas que poderia abordar nesta viagem, a preferência ocorreu em diversas cidades a esse, que é o título de uma bela obra ditada pela Benfeitora espiritual Joanna de Ângelis.
Aberta a reunião com um público de 164 pessoas, Glória Calloroy proferiu a prece de início e Carlos entreteceu considerações sobre a celebração dos 11 anos da Instituição, realizando a apresentação de Divaldo, a quem foi passada a palavra.
Com bastante habilidade, o nosso orador fez um estudo antropossociopsicológico da evolução humana, demonstrando o lento conquistar dos valores éticos e da consciência, a fim de situar a chegada do Espiritismo na Terra e a sua mensagem consoladora.
A seguir narrou a história da psicologia da gratidão, detendo-se em experiências pessoais, comentando a jornada do tenente aviador americano Charles Plumb, que foi salvo por causa do soldado modesto que lhe dobrava o paraquedas, quando teve que ejetar a poltrona ao ver o avião atingido por um míssil, durante a guerra do Vietnã, caindo prisioneiro dos vietcongs (comunistas)...
Logo depois, comentou o significado da gratidão, que vai além do ato de retribuir gentilezas, embora essa também seja uma forma gratulatória, encerrando a conferência que durou 80 minutos com a Oração da gratidão, a todos comovendo e sendo aplaudido demoradamente.
Teve lugar uma pausa para lanche e autógrafos de livros, após a qual respondeu a apenas 8 questões que lhe foram apresentadas, ampliando os comentários com a experiência da sua primeira viagem à Moçambique, no ano de 1970...
Encerrada a atividade, fomos conduzidos de volta ao Hotel, pelo prestimoso Micah.


Nenhum comentário:

Postar um comentário