terça-feira, 6 de outubro de 2015

Registro. Divaldo Pereira Franco em Santa Cruz do Sul, RS

Divaldo Franco em Santa Cruz do Sul – Minisseminário - 05 Out 15

Divaldo Franco em Santa Cruz do Sul – 05 de outubro de 2015
Minisseminário O Amor como Solução
Logo que chegou no Centro de Eventos “InSide”, em Santa Cruz do Sul, para apresentar o minisseminário O Amor como Solução, Divaldo Franco foi entrevistado pela RBSTV-Santa Cruz do Sul. Divaldo respondeu perguntas sobre a crise moral, as guerras e a violência, as migrações no Oriente/Europa, a educação e o amor como meta a ser conquistada por cada indivíduo.
O Evento foi uma promoção da Sociedade Espírita A Caminho da Luz e da Associação Espírita Francisco de Assis, com a colaboração de outras instituições leigas. Compuseram a mesa diretiva, Carlos Junges, Presidente da Sociedade Espírita A Caminho da Luz; Francisco Ferraz Batista, da Assessoria Jurídica da Federação Espírita Brasileira; Ênio Medeiros, da Associação Espírita Francisco de Assis; e o nobre conferencista Divaldo Pereira Franco, médium espírita de Salvador/BA, exímio e devotado educador.
Dados os componentes neuronais de que se reveste o cérebro humano, e utilizando-se de uma sentença do Dr. Bernie Siegel cancerologista, que escreve sobre a relação entre o paciente e o processo de cura e como ele se manifesta ao longo da vida, Divaldo Franco abordou as questões que desencadeiam os processos de melhora da saúde ou cura de doenças com a utilização, também, da prática do amor e do autoamor. Os psiquiatras modernos asseveram que quem ama não adoece, a prática do amor é a terapêutica ideal para uma vida saudável. O Dr. Bernie Siegel é conhecido por seu best-seller, o livro: Amor, Medicina e Milagres.
A humanidade vive em crise, cuja raiz é de origem moral. A vida deve possuir um sentido ético. O homem vive no afã de ser feliz condicionando-se a determinados fatores. Utilizando-se de Mohandas Karamchand Gandhi, mais conhecido como Mahatma Gandhi, líder da independência da Índia, que asseverava: todo aquele que conseguisse atingir o mais elevado nível de amor seria capaz de neutralizar o ódio de milhões de criaturas humanas, destacou a importância do amor na vida do ser humano. A meta da vida é o estado de paz. Já Carl Gustav Jung afirmava que a meta da vida é alcançar o estado numinoso.
A Doutrina Espírita indica a necessidade do autoconhecimento, e para atingir esse desiderato deve, o homem, proceder diariamente a uma minuciosa análise das atividades, pensamentos e sentimentos, conforme Santo Agostinho propõe em O Livro dos Espíritos. O amor é a grande solução para todos s problemas humanos. Léo Buscaglia, emérito professor de psicologia, em Nova Iorque, tornou-se pioneiro ao introduzir o estudo do amor, ensinando-o dentro da universidade. Uma de suas obras, intitulada Amor, tornou-se best-seller nos anos setenta do século XX.
Carl Gustav Jung afirmava que o amor é como Deus, ele está sempre presente em todos os lugares. João, o Evangelista, dizia que Deus é amor. É dever de cada um desenvolver-se intelecto moralmente. Nunca fazer às ocultas o que não têm coragem de fazer às claras. Quando o homem alcançar o autoamor, por extensão amará o próximo. Ame-se, e na medida em que amar será amado. Apoiando-se em John B. Watson, psicólogo, Divaldo afirmou que a primeira emoção do ser humano foi o medo; a segunda a ira; e a terceira emoção o amor. Destas três emoções básicas se derivam todas as demais.
Na atualidade o homem está superando a razão para alcançar a intuição. Afirmam os Espíritos Nobres que o homem superará as expiações, ascendendo ao mundo de regeneração. Importantes mudanças dos códigos genéticos, do DNA, estão sendo processadas para que as gerações futuras possam ficar livres de patologias como o Parkinson, o Alzheimer, etc. Já estão reencarnadas multidões de crianças geniais, como está demonstrado em inúmeros casos ao redor do Planeta, em diversas áreas do conhecimento, das artes e ofícios.
Voltando a citar o Dr. Bernie Siegel, o conferencista e educador exímio disse que o amor cura o câncer e se a pessoa se autoamar poderá reverter o câncer. Quando a criatura humana se ama será capaz de modificar suas células. Albert Einstein, em carta a sua filha, afirma que o amor é a quinta força do Universo. Todos vivemos em um mundo de ondas, de vibrações de pensamentos. As provas e expiações são processos necessários à evolução do homem. Há necessidade de o homem deixar de reagir e passar a agir.
É importante que o ser humano construa a legítima amizade, desenvolvendo o autoamor, nutrindo bons pensamentos. Cada um é o que pensa, assim como não deve valorizar o que não possui valor, deve enriquecer-se de amor, nutrindo, igualmente, o amor aos que não os amam. Quem ama goza de bem-estar, de saúde. Amar é ser útil, é fazer do amor a grande solução. Enriquecendo o momento e ampliando o entendimento, Divaldo Franco narrou um fato em que a protagonista empreendeu mudança radical, abandonando uma vida de devassidão para tornar-se cidadã honrada, mãe de dez filhos adotivos no lar construído sob a égide do amor.
As emoções já estavam a flor da pele. A harmonia e a paz permeavam o ambiente. A atividade se tornou terapêutica. Quem ama não perdoa, pois que não se ofende. A própria vida é o amor. Diante de qualquer problema, ame. É hora de tentar o amor, não é importante se o outro não corresponda, o importante é amar. Finalizando com o Poema da Gratidão, de Amélia Rodrigues, Divaldo encerrou o minisseminário sob caloroso e forte aplauso, com todo de pé. Momentos emocionantes, de puro enlevo, amor, e sobretudo de grande fraternidade, unindo corações, esclarecendo mentes e em vibrações elevadas.
    Texto; Paulo Salerno
    Fotos: Jorge Moehlecke