quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Registro. 2º Congresso Espirita Sudamericano Assunção, Paraguai

14-09-2013

Seguindo o  programa previamente estabelecido, pudemos nos deleitar com duas palestras e o Seminário "Triunfo Pessoal" com Divaldo Franco
1- Palestra - Tema: La Ley de Justicia, Amor y Caridad
Orador: Eduardo Nanni (Bolívia). Presidente da Federação Espírita Boliviana
Eduardo falou com propriedade e sentimento sobre como o triângulo Justiça, Amor e Caridade, devem andar juntos e em equilíbrio.
Abordou também temas como: Direitos, Deveres, Leis, Aborto.
2 - Palestra - Tema: El Hombre de Bien y la Caridad
Oradora: Simoni Privato (Brasil) Escritora e Oradora Espírita Internacional
Simoni descreveu com brilhantismo, respeito e carinho a biografia do Espanhol José Maria Fernández Colavida, que traduziu ao espanhol as obras básicas do Espiritismo, ficou conhecido como o Grande Kardec Espanhol, pela sua contribuição a divulgação da doutrina.
SEMINÁRIO - Triunfo Pessoal - Divaldo Franco - A plateia em profundo silencio e atenção, ouviu o apóstolo do espiritismo expor sobre a vida de Amélia Rodrigues, relatando ainda os apontamentos de George Ivanovich Gurdjieff e Peter Ouspensky, expondo sobre os quatros níveis de consciência do indivíduo e seus estados psicológicos.
Maravilhados, pudemos ainda ouvir sobre o QE (Quociente Emocional), e a existência da Inteligência Espiritual (QS), demonstrando o ponto-luz Divino, no cérebro, a existência da natureza espiritual no ser Humano.
Deixou-nos com uma mensagem simples e profunda para reflexões futuras, “Não deixar para depois, para amanhã o trabalho de renovação interior que pode ser feito hoje, agora”
  
Dando continuidade a agenda, apresentaram-se na tarde e noite de 14 de Setembro, expositores de vários países: Enrique Baldovino (Argentina), Jorge Berrío (Colômbia), Gloria de Insfrán (Paraguai), Maria Túlia Bertoni (Brasil), Odette Letelier (Chile), José Vásquez (Venezuela), Fabio Villarraga (Colômbia), Luiza Leontina (Brasil), Nelson Lezcano (Paraguai), Milciades Lezcano (Paraguai).
Os expositores trataram, com seus elevados conhecimentos doutrinários, de importante aspectos dos ensinamentos sobre o homem de bem, apresentados em O Evangelho Segundo o Espiritismo, de Allan Kardec. Entre os temas analisados, encontram-se:
O homem de bem e o conhecimento de si mesmo; Cuidar do corpo e do Espírito; Vivência da felicidade; As bênçãos do altruísmo; O amor e a transformação integral do ser humano; O Evangelho de Jesus e Seus 12 apóstolos; A misericórdia Divina: a reencarnação; Construindo a benevolência; O homem de bem em face das leis da natureza; A fé e seus efeitos.
Houve também um momento cultural de sublime beleza do “Conjunto Esperança”, formado por músicos, que tocavam melodias típicas paraguaias, muito apreciado pelo público

Texto: Jonas Pinheiro
Fotos: Jorge Moehlecke

(Texto e fotos recebidos em email de Jorge Moehlecke)
Divaldo Pereira Franco
Apresentação musical
Eduardo Nanni
Simoni Privato Goidanich
Enrique Eliseo Baldovino
Jorge Berrio
Gloria de Insfrán
Fabio Villarraga
José Vásquez
Maria Tulia Bertoni
Odette Letelier
Luiza Leontina
Nelson Lezcano
Milciades Lezcano
Divaldo com jovens participantes
Divaldo e participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário