domingo, 21 de dezembro de 2014

Registro. Natal da Caravana Auta de Souza-Mansão do Caminho - Divaldo Franco. Salvador, BA

20 de dezembro de 2014- manhã
O Centro Espírita Caminho da Redenção, através de sua obra social, a Mansão do Caminho, realizou em 20 de dezembro, pela manhã, o encontro comemorativo do Natal da Caravana Auta de Souza. Foram dois grupos que estiveram reunidos. Os dos idosos com mais de 70 anos de idade e as famílias em vulnerabilidade social. Os outros grupos, abaixo especificados, tiveram encontros comemorativos em outras datas da semana que se encerra.
As atividades da Caravana Auta de Souza abrangem a assistência de 58 pessoas com mais de 70 anos de idade; 22 famílias vulneráveis socialmente; o grupo dos aidéticos com 74; 11 gestantes; os idosos em situação de vulnerabilidade são 40; e o grupo dos doentes graves, composto de 48 pessoas. A Caravana Auta de Souza realiza esse trabalho há sessenta e dois anos, initerruptamente.
Comemorando o Natal foi encenado pelos próprios assistidos e familiares o nascimento de Jesus, que a todos emocionou pela beleza plástica das cenas. O evento teve, também, o objetivo de homenagear Nilson de Souza Pereira, o Tio Nilson, desencarnado no final de 2013. Ele deixou pegadas luminosas pela Mansão do Caminho, ensinando através do exemplo o amor, a fraternidade, a meiguice, acolhendo em seu coração generoso os aflitos do caminho.
Edilton Costa Silva, médico clínico da Mansão do Caminho, destacou que o homenageado é Jesus, e que as atividades que são planejadas e realizadas na Mansão do Caminho possuem a marca, a presença de Jesus, amoroso, acolhedor, amigo de todas as horas, em todos os lugares, em qualquer situação. A mensagem de Jesus é de estímulo ao crescimento, ao aperfeiçoamento moral, de sentimentos bons, livrando as criaturas que O buscam das misérias humanas.
Divaldo Franco, dirigindo-se ao grupo de assistidos, disse que a vida, por mais longeva que seja, é sempre muito curta. Sua mensagem foi de estímulo à resistência aos vícios, ao desenvolvimento do amor, da amizade, do perdão. Jesus veio para que as criaturas humanas sejam felizes, apesar dos problemas experimentados. A vida, ressaltou, possui muitos valores nobres, a educação familiar, a solidariedade entre os seus membros, devem ser preservados e ampliados. A vida possui um significado, um sentido. Esse significado é viver com dignidade as injunções da existência, orando à Jesus rogando forças para resistir ao mal.
O fundador da mansão do Caminho salientou a necessidade de não se aceitar as provocações, honrando e homenageando Jesus, evocando a sua presença pela oração fervorosa. Desejando um feliz natal e um ano vindouro de alegrias, de paz e de harmonia, Divaldo encerrou essa comovedora atividade. Seguindo a programação, que incluía a distribuição de cestas de alimentos e outros itens visando oferecer condições melhores para as comemorações natalinas, foi servido substancioso almoço aos presentes assistidos.
Texto: Paulo Salerno
Fotos: Jorge Moehlecke

Nenhum comentário:

Postar um comentário