sábado, 20 de dezembro de 2014

Divaldo Pereira Franco. 17º. Movimento Você e a Paz Salvador, BA

Divaldo Franco, entrevista na Rede Globo (Bahia Meio Dia) falando do 17º Movimento Você e a Paz.
Movimento Você e a Paz – Divaldo Franco – Salvador/BA
19 de dezembro de 2014
Chegou o grande momento do Movimento Você e a Paz do ano de 2014. É a culminância de evento de sucesso, que no Estado da Bahia é apresentado em diversas datas e cidades durante o transcurso do ano. Em Salvador/BA, o Movimento Você e a Paz, em sua 17ª edição, foi apresentado em quatro diferentes lugares. O dia 19 de dezembro é uma data oficial da capital baiana, justamente para promover a paz. Na TV Bahia, no telejornal Bahia Meio Dia, Divaldo Franco foi entrevistado.
 Recebido com muito carinho por todos, desde funcionários, técnicos, repórteres e apresentadores, Divaldo falou da importância desse evento, destacando que a paz se instalará dentro de cada indivíduo pela sua transformação moral e o amor e o bem que se faça aos outros, logrando felicidade onde quer que se encontre. Referiu-se, também, ao esclarecimento sobre as questões da mediunidade através de programas como as novelas, por exemplo. A proposta do Espiritismo é tornar os indivíduos felizes aqui no Planeta. A paz depende essencialmente da educação, da utilização dos deveres e direitos, sempre em equilíbrio. Sua mensagem foi de estímulo para que as pessoas se amem, todo aquele que ama, vive em plenitude. Não é importante ser amado, o importante é amar, desejando que a paz e o amor possam penetrar no coração de todos os indivíduos, construindo um amanhã, melhor do que foi hoje.
À noite na Praça do Campo Grande, a partir das 18h30min, o Movimento Você e a Paz, que visa construir uma sociedade mais solidária, mais fraternal e mais feliz, teve o seu grande momento de encerramento da sua 17ª edição. Com a presença de várias caravanas provenientes dos Estados de MG, SP, PR e MS, da Suíça, do Movimento Espírita Escandinavo e do Canadá, e estando a praça lotada, as pessoas aguardaram o momento culminante apreciando o show musical realizado pela Dupla 2 e 1; pela Dupla Cássia Aguiar/Cleber Wilson; e por Nando Cordel. A Banda de Música do Grupamento dos Fuzileiros Navais, do Comando do Segundo Distrito Naval da Marinha do Brasil, empolgou o público.
Foram agraciadas com o Troféu Você e a Paz na categoria Personalidade física que se doa, Reinaldo Martins Batista, da ACCABEM; o Maestro Ricardo Castro, do Projeto NEOJIBÁ; e Antônio Carlos Gomes Conceição, do Projeto Mangangá de Capoeira. Na categoria Instituição que realiza, os premiados foram a Associação de pais e Amigos de Deficientes Auditivos – APADA-; o Lar do Irmão Velho, pela assistência à velhice; e o Centro de Excelência Contra a Fome, Programa Mundial de Alimentos da ONU/Agência Brasil. A categoria Empresa que viabiliza, as agraciadas foram a Braskem e a Brasilgás, pelos serviços prestados à sociedade.
Os pronunciamentos iniciais foram realizados por Célia Oliveira de Jesus Sacramento, Vice-Prefeita de Salvador/BA; André Luiz Peixinho, Presidente da Federação Espírita do Estado da Bahia; Ruth Brasil Mesquita, Psicóloga; e Marcel Mariano, Bacharel em Direito. Suas propostas foram de estímulo a uma conduta digna, de respeito para com o próximo, de aperfeiçoamento moral, do exercício do bem e do amor.
Divaldo Pereira Franco, o idealizador desse fenomenal movimento pacifista, destacou a gentileza para com todos, a prática de sentimentos nobres, a construção de um estado de paz íntima, pacificando-se. Destacou os bons exemplos como mecanismo inspirador de uma vivência ética e moral elevadas, o exercício do voto consciente, com escolhas de candidatos dignos, capazes e comprometidos com o cumprimento das leis.
A proposta pacifista visa que cada indivíduo construa, dentro de si, a paz, superando as suas más inclinações, estimulando-se em bem proceder, quer no campo moral, educacional, ético. Amar mais, perdoar mais, não aceitar o mal dos outros, mudar as atitudes, ser mais paciente, respeitoso, fraterno e solidário é o caminho que levará o indivíduo a desenvolver a paz interior, tornando-se uma criatura melhor, no lar, na sociedade, no mundo.
O evento, de grande significado, foi encerrado aos acordes da Canção Paz Pela Paz, de Nando Cordel, que no palco, juntamente com Divaldo Franco, comandou o público, que em massa, entoaram a conhecida canção vibrantemente, aplaudindo, abraçando-se.  A paz no mundo começa em mim.
Texto: Paulo Salerno
Fotos: Jorge Moehlecke
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário