segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Registro. Seminário com Divaldo Pereira Franco Itumbiara, MG

19/02/2015

Na noite de quinta-feira, 19/02/2015, Divaldo Pereira Franco, médium e orador espírita, realizou o seminário “A Conquista da Plenitude”, na cidade de Itumbiara/GO, no Teatro Maria Pires Perillo, com a presença de 1000 pessoas, atingindo-se a capacidade máxima do auditório. O seminário foi dividido em 2 módulos, com um interregno para autógrafos e cumprimentos. O tema foi introduzido com o seguinte pensamento: “o grande enigma da criatura humana é a própria criatura humana”.

Partindo dessa constatação de que o ser humano desconhece-se, Divaldo propôs aos presentes uma viagem ao mais profundo de si mesmo, para o auto-descobrimento e, em seguida, o trabalho de transformação moral para melhor, diluindo-se os conflitos, a fim de se atingir a plenitude da vida. Para a melhor compreensão da criatura humana e de seus estágios de evolução moral, psicológico e espiritual, foi analisada a tese de Pedro Ouspensky, que estabelece que a Humanidade está dividida em 2 grupos de indivíduos, o de seres fisiológicos, que vivem para atender às necessidades básicas do corpo, e o grupo de seres psicológicos, que além das características anteriores, também amam,  possuem aspirações, ideais, sonhos etc. Aprofundando as reflexões nessa mesma tese, foi apresentada uma outra divisão da Humanidade em 4 grupos de acordo com o nível de consciência em que os seres humanos estagiam, sendo o primeiro nível o de sono, o segundo, o de consciência desperta, em seguida, o de consciência de si, e, por fim, o quarto nível, o de consciência cósmica.

Divaldo discorreu, também, sobre a necessidade de os indivíduos educarem as 7 funções da máquina orgânica, conforme proposto por Ouspensky: a função emotiva; a intelectiva; a instintiva; a motora ou do movimento; a sexual; a intelectiva superior; e a emotiva-superior. E, fazendo-se a ponte desses estudos com a Doutrina Espírita, foi recordada a proposta de Allan Kardec, sobre a “Escala Espírita”, que elucida que os Espíritos estagiam em diferentes níveis de desenvolvimento intelectual, moral e espiritual, desde os Espíritos imperfeitos até os já denomiandos puros. Outros estudos fundamentaram a proposta da conquista da plenitude, como o do psicólogo Dr. John Watson, que estabeleceu serem o medo, a ira e, posteriormente o amor, as 3 primeiras emoções básicas da criatura humana em seu processo evolutivo; além desse, a tese do filósofo Blaise Pascal, sobre a necessidade de a sociedade e seus elementos equilibrarem o uso da razão e da gentileza, a fim de se alcançar o estado de equilíbrio, de bem-estar e de paz.

Foram apresentadas, também, as conclusões dos físicos quânticos, Dr. David Bohm e Dr. Stuart Wolf, que descobriram que o amor e o bem são geradores de saúde integral na criatura humana; e, ainda, a análise do psicólogo Emilio Mira y Lopez sobre as 5 características básicas so ser humano, por ele propostas. Para a conclusão do seminário, Divaldo discorreu sobre decálogo logoterapêutico da psicóloga Dra. Elisabeth Lukas e reafirmou que a vida de todos nós deve ter uma meta essencial, que deve ser a imortalidade, e um sentido psicólogico profundo, o de amar, e que a conquista da plenitude deve ser o resultado natural de nossa integração com a consciência cósmica.

Texto: Júlio Zacarchenco
Fotos: Sandra Patrocínio/Edgard Patrocínio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário