segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Registro. Conferência pública por Divaldo Pereira Franco em Uberaba, MG

Na noite do último sábado, 21/02/2015, o médium e orador espírita Divaldo Franco realizou uma conferência na cidade de Uberaba/MG. Mais de 2000 pessoas lotaram as dependências do Centro Cultural Cenesista Joubert de Carvalho, na celebração de 60 anos de oratória espírita de Divaldo no Triângulo Mineiro. Homenageado, o orador transferiu a honraria a Francisco Cândido Xavier, a quem se referiu como o “insubstituível e venerando apóstolo da mediunidade”. O tema da conferência foi “Transtornos Psiquiátricos, Psicológicos e Obsessivos à Luz do Espiritismo” e, ao iniciá-lo, Divaldo narrou o trabalho do médico francês Dr. Philippe Pinel, considerado por muitos o Pai da Psiquiatria, que libertou os seus pacientes esquizofrênicos da prisão para dar-lhes um tratamento mais humano e restituir-lhes a dignidade, criando, assim, o que passou a ser conhecido como “terapia moral”.

O exemplo de Dr. Pinel, conforme salientado na conferência, inspirou outros eminentes médicos e cientistas, como o Dr. Tucker, da Inglaterra, e o Dr. Chiarucci, da Itália. Fazendo uma retrospectiva histórica das questões em torno do tema proposto, principalmente a partir do século XVIII, o palestrante destacou os estudos e experiências hipnológicas do Dr. Jean Martin Charcot, no Hospital Salpêtrière, em Paris. Também referiu-se aos estudos de Sigmund Freud sobre o inconsciente e à tese de Carl Gustav Jung sobre os arquétipos. Adentrando o século XX, demonstrou os avanços das diversas Ciências que clarearam o entendimento sobre as doenças psiquiátricas e psicológicas, como a esquizofrenia, e propuseram mais modernos tratamentos, à época, para esses transtornos, como o choque insulínico, o eletrochoque, mais tarde, os barbitúricos etc. Divaldo reportou-se ao excelente trabalho do psiquiatra Stanislav Grof, um dos fundadores da Psicologia Transpessoal, e de Viktor Frankl, cujos estudos e esforços, de ambos e outros, foram fundamentais para a criação de uma abordagem mais humana em relação aos pacientes. Outro fato recordado durante a exposição foi o surgimento da doutrina da Neurociência, por volta de 1985, e, então, da Psiconeuroendocrinoimunologia.

Fazendo uma abordagem interdisciplinar, o palestrante mostrou que as descobertas de tais doutrinas científicas corroboraram os ensinamentos espíritas, uma vez que, já em 1857, a Ciência Espírita, codificada por Allan Kardec, apresentava as causas profundas dos transtornos psicológicos e psiquiátricos, referindo-se, inclusive, às obsessões espirituais, e propondo uma psicoterapia de excelência para esses casos. Foram analisados os postulados espíritas da imortalidade da alma, da reencarnação, da interferência dos Espíritos em nossas vidas, das obsessões, da lei de causa e efeito, dentre outros, e , ainda, a proposta terapêutica espírita para as obsessões. Finalizando sua conferência, Divaldo Franco afirmou que a única alternativa viável para todos nós, neste momento de grandes tormentos na Terra, de sexolatria, individualismo, consumismo, egoísmo, é a vivência do Amor, em seu sentido mais profundo, conforme exemplificado e cantado por Jesus, nas páginas dos Evangelhos.


Texto: Júlio Zacarchenco
Fotos: Sandra Patrocínio/Edgard Patrocínio.

(Informação recebida em email de Jorge Moehlecke)





Nenhum comentário:

Postar um comentário