segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Divaldo Franco - 8º Congresso Espírita do Rio Grande do Sul Gramado, RS

03-10-2015.

Divaldo Franco no Rio Grande do Sul - 8º Congresso Espírita
Gramado – 03 de outubro
Na tarde de 03 de outubro de 2015, Divaldo Franco voltou a expor no 8º Congresso Espírita/RS, que vem se realizando no Centro de Eventos Serra Park. O tema do seminário foi Sexo e Sociedade.
Divaldo Franco, utilizando-se de sua verve característica, citou, à luz de sua própria emoção, a sentença de Mohandas Karamchand Gandhi, mais conhecido como Mahatma Gandhi, líder da independência da Índia, que asseverava: todo aquele que conseguisse atingir o mais elevado nível de amor seria capaz de neutralizar o ódio de milhões de criaturas humanas.
Divaldo Pereira Franco, empolgante e cativante, abordando o tema em tela, e para demonstrar a importância e a compreensão sobre o assunto, utilizou-se da classificação desenvolvida por Peter Ouspensky, discípulo de Gurdjieff, classificando a humanidade em dois grupos. O primeiro, formado pelas pessoas fisiológicas, em maior número, são as que se encontram no nível de consciência de sono, alimentam-se, dormem e procriam. O segundo, composto pelos indivíduos psicológicos, em menor número, formado pelos que estão com a consciência desperta. São os que, além das três atividades dos primeiros, também amam, são solidárias, caridosos, transcendentes.
Emilio Mira y Lopes, sociólogo, médico psiquiatra e psicólogo, destacou o orador, afirma que a criatura humana difere dos outros animais, por que possui cinco características: 1. Personalidade; 2. Conhecimento; 3. Identificação; 4. Consciência; e 5. Individuação. Cada uma dessas característica foram desdobradas por Divaldo Franco, ampliando o conhecimento. Utilizando-se de um exemplo, narrou a história de um jovem que tentava vencer-se a si mesmo e os seus fortes apelos sexuais. Essa história está contida no livro Sexo e Consciência, baseado em temas abordados por Divaldo Franco, ao longo de muitos anos. Obra organizada por Luiz Fernando Lopes, proporciona lições e esclarecimentos de grande valor para uma inspiradora aprendizagem.
Apresentando, também, a excelência do Espiritismo, que permite ao homem alcançar patamares mais elevados de consciência desperta, Divaldo Franco destacou que nessa data, 03 de outubro, nascia, no ano de 1804, o ínclito codificador da Doutrina Espírita Allan Kardec, pseudônimo de Hypolite Léon Denizard Rivail. Na atualidade, o homem, em grande número, encontra-se no período do erotismo, onde busca, com tormentos, o desfrutar das sensações sem nenhuma vinculação com o amor sublime. A falta de consciência na prática do sexo leva milhões de seres humanos aos mais diversos transtornos afetivos. O sexo deixou o departamento genésico para subir à cabeça e tornar-se o condutor de incontáveis existências. Está na hora de voltarmos a praticá-lo saudavelmente, afirmou o inolvidável orador.
É necessário que o ser humano, sublimando a função sexual, direcione-se para a solidariedade, a fraternidade, o doar-se ao seu semelhante. A função do sexo é atividade sublime, geradora de emoções. O sexo deve ser acompanhado de consciência, dignificando-o. É uma bênção que Deus deu ao homem para reconstruir as forças, cabendo a cada um educar as suas funções sexuais. É, igualmente, fonte de intercâmbio de energias.
Finalizando, retomou a frase inicial desse seminário: todo aquele que conseguisse atingir o mais elevado nível de amor seria capaz de neutralizar o ódio de milhões de criaturas humanas. Durante todo o seminário Divaldo se utilizou da técnica do riso, ou risoterapia, levando o público a rir em diversos momentos. O tema, assim, tornou-se mais ameno e de grande proveito, pois que o público, reconhecido, o aplaudiu de pé, freneticamente. Respirava-se no local a paz e a harmonia.
    Texto: Paulo Salerno
    Fotos: Jorge Moehlecke
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário