segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

16º. Movimento “Você e a Paz” Salvador, BA

14 de dezembro de 2013

Salvador, 14 de dezembro.
Anfitrião como poucos, Divaldo Franco recebeu, na Mansão do Caminho, um grupo de visitantes oriundos de Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul, e de Zurique/Suíça para um encontro informal e para um lanche, primorosamente preparado e por ele mesmo servido. O encontro transcorreu de forma animada, alegre, uma confraternização de amigos. Na hora aprazada, todos rumaram para o local onde se daria o evento programado.
Prosseguindo o planejamento do 16º Movimento Você e a Paz em Salvador/BA, a atividade foi realizada na Praça da Paz Celestial, no Bairro da Paz, às 19 horas do dia 14 de dezembro. O Grupo de Capoeira Paz, do Centro Espírita Caminho da Paz, realizou uma bela apresentação que contou com a participação de crianças e jovens moradores do bairro e integradas no Centro Espírita. Com a presença do líder do Conselho de Moradores da Bairro da Paz, Carlos Santos, e outras lideranças ligadas ao movimento espírita, os pronunciamentos foram iniciados. 
Rute Brasil Mesquita apresentou o legado extraordinário de inúmeras escolas, albergues, colônia regeneradora para mulheres, abrigos para crianças, grupo de dramaturgia, oficinas de trabalho, liceu, etc. A notável idealizadora e executora dessas obras foi a notável Anália Franco – 1853/1919. A nobre senhora, em sua magnífica obra, pautou suas ações em prol da paz, desde os lares e na sociedade.
Marcel Mariano, apresentando os fatos geradores e seus desdobramentos que culminaram com a guerra entre Inglaterra e a Argentina, conhecida por guerra das Malvinas, destacou que para ser desencadeada a violência basta um pequeno fato gerador, uma provocação qualquer, seja através de um olhar, de um gesto, a tonalidade da voz. A não-violência é a construtora e a promotora da paz.
Divaldo Franco, idealizador do Movimento Você e a Paz, destacou que as emoções em desequilíbrio são suscetíveis de desencadear a violência em todos os seus matizes. Como o ser humano ainda não aprendeu a controlar suas emoções, relaciona-se com os demais de forma desarmônica, desequilibrada, gerando a violência. Fatos cruciais se apresentam na vida de todas as criaturas. Assim, com suas emoções, devem tomar uma decisão, muitas de difícil resolução. O Embaixador da Paz, Divaldo Franco, salientou que somente o amor possui a força necessária para deter a violência. O amor é a emoção mais edificante. É possível ser feliz em todos os lugares onde o ser humano se encontra, basta ter a paz da consciência tranquila. Seja você uma pessoa de paz, que ama, que perdoa.
Com todos, cantando a canção Paz pela Paz, de Nando Cordel, as emoções e sentimentos superiores afloraram levando muitos dos presentes às lágrimas. Lágrimas significativas de que as mensagens apresentadas encontraram eco naqueles corações e mentes, todos motivados para a prática da não-violência, pela paz. Com essas emoções, o evento foi finalizado.
    Texto: Paulo Salerno
    Fotos: Jorge Moehlecke
(Informações recebidas em email de Jorge Moehlecke)


Nenhum comentário:

Postar um comentário