sábado, 10 de maio de 2014

Enrique Eliseo Baldovino- Foz do Iguaçu, PR. Profunda gratidão ao médium, educador e orador Divaldo Pereira Franco



            Divaldo Pereira Franco nasceu na cidade de Feira de Santana, interior do Estado da Bahia, em 5 de maio de 1927. Feira de Santana considera o médium, educador e orador espírita Divaldo P. Franco como um de seus filhos mais ilustres.

            Em 7 de setembro de 1947, juntamente com seu amigo Nilson de Souza Pereira (desencarnado recentemente em 21/11/2013), Divaldo Franco fundou o Centro Espírita Caminho da Redenção (CECR), e no dia 15 de agosto de 1952 deu início à magnífica Obra social da “Mansão do Caminho”, que há décadas atende a milhares de pessoas socialmente carentes da cidade do Salvador/BA.

A mediunidade com Jesus

            Além do pão material, o homem Divaldo, no seu Humanismo ímpar, proporciona o pão espiritual do esclarecimento e do consolo a milhões de almas, seja através do labor mediúnico, nas inúmeras viagens doutrinárias pelo Brasil afora e pelo exterior, na dedicação aos mais necessitados, no exemplo de vida e na conduta fiel que o caracteriza na vivência espírita.

Através da consolação e do esclarecimento, referidos anteriormente, hauridos no estudo, na divulgação e na prática do Espiritismo, Divaldo Franco tem sido honrado, pelo seu trabalho e dedicação exemplares, com a recepção mediúnica de duzentos e sessenta e um livros (261), até esta data (maio de 2014), alcançando o mediumato proposto em O Livro dos Médiuns, de Allan Kardec, a missão providencial dos médiuns, isto é, a mediunidade com Jesus.

O Homem dos Livros

Dos 261 livros, aproximadamente 100 títulos já foram traduzidos para 20 idiomas, obras ditadas por centenas de Espíritos de Luz, responsáveis pela regeneração da Humanidade, volumes que atingem atualmente a expressiva marca de 10 milhões de exemplares vendidos.

O venerando Espírito Joanna de Ângelis, que vem sendo fiel a Jesus desde os tempos do Cristianismo primitivo, coordena os trabalhos psicográficos de Divaldo P. Franco e é Autora de dezenas de títulos doutrinários por seu intermédio.

O Homem do Caminho

 A renda resultante da venda desses livros é continuamente doada para a manutenção das Obras Assistenciais da Mansão do Caminho, onde diariamente, Divaldo e Equipe atendem e educam, em regime integral, a três mil e noventa (3090) crianças e jovens socialmente carentes, junto das suas famílias, no bairro Pau da Lima, em Salvador/BA, primorosa organização de benemerência que possui 55 edificações com 27 atividades sócio-educativas, entre outras, a saber:

Enxovais, Pré-natal, Casa de Partos, Creche, Jardim de Infância, três Escolas de Ensino Básico e uma de Nível Médio, Informática, Balé Clássico, Cerâmica, Panificação, Costura e Bordado, Reciclagem de papel, Música, Bibliotecas, Centro Médico, Laboratório de Análises Clínicas, Farmácia Comunitária, Atendimento de idosos e de pessoas inválidas portadoras de doenças irrecuperáveis e degenerativas, e Ensino Profissionalizante que dignifica à criatura humana.

Mais de 37 mil crianças – quase a população inteira duma cidade do interior – passaram até hoje pelos vários cursos e oficinas da Mansão do Caminho desde a sua fundação em 1952. Com paciência e muita humildade, Divaldo Franco leva adiante essa ingente tarefa sócio-educacional, com a ajuda de uma competente Equipe de colaboradores e voluntários, humildade que Divaldo sempre costuma exemplificar, mantendo acesa a chama do seu Ideal e do seu lema que diz:

“Nunca devemos nos distanciar dos ideais de Francisco de Assis”. Estas são também as palavras vivenciadas pelo referido confrade Nilson de S. Pereira (206º Embaixador da Paz), alter egode Divaldo P. Franco.


O Homem da Oratória

Assim como a psicografia, desde fins da década de 1940, Divaldo dedica-se à oratória espírita, perfazendo com grande abnegação o incrível recorde de 13.000 conferências e seminários, proferidos em 2500 cidades de 65 países dos 5 continentes. Tudo isto, e muito mais, ele vem realizando há 67 anos, sem interrupção, viajando por inúmeras pátrias como cidadão do mundo, onde leva a mirífica mensagem da Doutrina Espírita a milhões de pessoas, que o escutam sedentas de paz e de conforto espiritual.

Na seara dos meios de comunicação, a oratória de Divaldo tem semeado Espiritismo a mancheias em aproximadamente 500 emissoras de rádio e televisão, concedendo mais de mil e trezentas (1300) entrevistas na mídia gráfica, e agora pela internet. Expôs também o Pensamento Espiritista em Câmaras Municipais e Estaduais, no Congresso Nacional e em diversos Organismos Internacionais, como a Organização Mundial de Saúde e de Saúde Mental, Organização de Anistia Internacional, dos Direitos Humanos, de Paz, de Serviço, como a Maçonaria, o Rotary, os Lions, os Amigos da Cidade, a Cruz Vermelha Internacional e outros Organismos Mundiais quais a ONU, a UNESCO etc.

Divaldo Franco tem recebido de instituições de todo o mundo, inumeráveis homenagens (mais de 800), entre placas, medalhas, diplomas, títulos de cidadão honorário etc., havendo humildemente transferido todas estas homenagens para os anais da Doutrina Espírita e para os trabalhadores do Movimento Espírita.

E é o próprio Divaldo que o disse em outras palavras: “Enquanto o permitam as forças do meu corpo físico, continuarei viajando e divulgando a mensagem veneranda do Espiritismo”... Esta é a grandeza moral do ínclito médium baiano, incansável nos roteiros de divulgação doutrinária, apesar dos seus 87 anos de vida física.


O Homem da vivência da Paz

            Entre outras homenagens internacionais concedidas a Divaldo Pereira Franco, destacamos a entrega do título de Doutor Honoris Causa em Humanidades, em 1991, pela Universidade de Concórdia, em Montreal, no Canadá. Em 1997, a Presidência da República Federativa do Brasil outorgou-lhe a Ordem do Mérito Militar, pelos relevantes serviços prestados à União.

Em 2002, recebeu da Universidade Federal do Estado da Bahia o título de Doutor Honoris Causa, pela sua valiosa contribuição social a esse Estado. Também concederam a Divaldo Franco a Comenda Chico Xavier, por parte da egrégia Câmara Municipal de Pedro Leopoldo, em Minas Gerais, dentre as mais de 800 homenagens pelo Brasil e pelo mundo afora.

Nomeado Embaixador Internacional da Paz, em 2005, pela Ambassade Universelle pour la Paix, em Suíça, Embaixada sediada em Genebra – capital da Organização Mundial da Paz –, continua Divaldo Franco levando a mensagem da não-violência por todos os cantos do planeta, incansavelmente, sendo esta uma das suas virtudes veneráveis: o infatigável trabalho no Bem. O Movimento comunitário “Você e a Paz”, que dirige e inspira há vários lustros (desde 1998), em várias partes do Brasil e do mundo, o credencia sobejamente a este título internacional de 205º Embaixador da Paz, pelo seu exemplo de coragem e de amor às criaturas humanas.

“Pelos frutos se conhece a árvore”

            Disse o Mestre Jesus no Evangelho de Mateus, capítulo 7, versículo 20: “Pelos frutos se conhece a árvore”. Realmente são muitos os frutos opimos de Divaldo Pereira Franco. Pelos dados acima, essa portentosa árvore começou a dar uma grande parte dos seus frutos como educador, como médium, como conferencista, como embaixador da Paz, vivenciando em todas as suas facetas a comovente mensagem do Cristo.

            Estes, e muitos outros mais, são os frutos saborosos dessa árvore veneranda, que a todos nós encanta pela sua simplicidade e sabedoria. Hoje, aos 87 anos de idade, é todo um símbolo do Movimento Espírita brasileiro e mundial. É um homem profundamente admirado e respeitado pela opinião pública nacional e internacional, considerado, por milhões de pessoas, como um Benfeitor da Humanidade.

Por tudo isso e muito mais, mui Feliz Aniversário, Divaldo! (Enrique Eliseo Baldovino, 5 de maio de 2014. Foz do Iguaçu/PR.)


(Recebido em email de 4/5/2014)
Divaldo P. Franco (D) com o casal Baldovino

Nenhum comentário:

Postar um comentário