terça-feira, 25 de setembro de 2018

Encontro Fraterno. Divaldo Pereira Franco Praia do Forte, BA

22 de setembro de 2018 manhã
O sol generoso da Bahia se apresentou cedo, acolhendo os participantes do Encontro Fraterno. O Padre católico, Olavo Amarante, um pastor de almas, e que estuda com profundidade as obras da série psicológica de Joanna de Ângelis, é um entusiasta da Doutrina Espírita. Antes do Padre Olavo, Divaldo disse, entre outras colocações amorosas e permeadas de gratidão, que sente-se “profundamente emocionado em reconhecer que de maneira nenhuma mereço qualquer tipo de homenagem. Jesus disse que o semeador saiu a semear, não importa o terreno no qual caíram as sementes, a terra ingrata, árida, os pedrouços, os espinhos, nada disso importa. Baste que uma haja caído em solo fértil e teremos a devolução do amor que acalma a angústia das multidões.”
O Padre Olavo demonstrou a sua gratidão a Deus por estar na presença de Divaldo, abastecendo-se de suas energias, exemplo e conhecimento. Tem aprendido a aprender com Divaldo Franco, contemplando-o à luz do modelo Jesus e reverenciando Deus. Jesus é a resposta mais filosófica para designar o caminho que cada um deve percorrer. Referiu-se a Divaldo, reconhecendo o trabalho e o exemplo que transmiti, generoso e bondoso, sendo firme em suas convicções. As expressões psicológicas o auxiliam a contemplar a beleza de Deus.
As situações devem ser enfrentadas e compreendidas, mas sobretudo sentidas no coração, descobrindo o sentido da vida para que a verdade se revele, conforme apregoou Jesus. É necessário retornar à simplicidade do evangelho de Jesus, compreendendo-o e vivendo-o dentro de si. O vazio existencial pode ser preenchido através do exercício da solidariedade, com a espiritualidade, com Deus.
A sociedade moderna estabeleceu uma cisão entre Eros e o Ágape, duas dimensões do amor. Paulo de Tarso falou do amor em sua inteireza, ou seja, íntegro em suas duas dimensões, em uma unidade, Eros e Ágape. Eros sem o Ágape é violento, escandaliza, é passional. É necessário retomar o amor cristão, vivendo essas duas dimensões na sua inteireza. O mundo necessita de amor, do núcleo familiar educando para o exercício da ética, da solidariedade, da compaixão, da ternura. Na medida em que o ser humano se entrega ao seu mister, mais se eleva, repletando-se de amor. Deus está infuso, integrado em cada criatura sua. Deus é a sabedoria suprema.
Divaldo Franco aproveitando o exemplo de amor integral apresentado pelo Padre Olavo, discorreu sobre Edith Stein, canonizada pelo Papa João Paulo II, e que é muito desconhecida no seio cristão. Foi uma filósofa ímpar e é a primeira e única santa que o catolicismo reverencia. Tornou-se uma grande pensadora cristã, haja vista, sua origem judia. Ela ensinou a nunca desistir da meta, do objetivo colimado, do exercício do amor. Assim, não desista de sua meta, seja tenaz, a sua missão é autodescobrir-se. Todos possuem a missão de descobrir a pérola que está incrustada no seu interior, preenchendo a vida e o vazio existencial através do exercício do amor.
Após a foto coletiva, registrando o momento de congraçamento de almas, Divaldo Franco salientou que o programa desse encontro é de natureza espiritual, centrado na identificação do vazio existencial e por conseguinte a sua superação será através do autodescobrimento, didaticamente, aqui, expresso em doze passos, conforme elaboração de Cláudio Sinoti.
  1. Comprometa-se consigo mesmo.
  2. Saia da zona de conforto.
  3. Mantenha uma vontade sincera de mudança.
  4. Aceite, acolha e ame sua Sombra. Ela estará sempre com você!
  5. Transforme obstáculos em escada para o crescimento.
  6. Deixe as queixas de lado e ouça a sua voz interior.
  7. Liberte-se das relações de dependência.
  8. Esteja aberto(a) a novos conhecimentos e experiências.
  9. Invista em seus valores morais.
  10. Acredite que existe uma vida mais rica e plena.
  11. Queira ser feliz agora!
  12. Ame a si mesmo(a)!
Texto: Paulo Salerno
Fotos: Jorge Moehlecke

Nenhum comentário:

Postar um comentário