segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Divaldo Pereira Franco Centro Espírita Caminho da Redenção. Salvador, BA

15 de dezembro de 2018
Grupo Ação Comunitária Lygia Banhos
Na tarde do dia 15 de dezembro de 2018 houve o encerramento das atividades do ano em curso do Grupo Ação Comunitária Lygia Banhos, evento realizado no Cenáculo do Centro Espírita Caminho da Redenção – CECR, comemorando com as crianças e seus pais o nascimento de Jesus. O Grupo está integrado ao Departamento Social do CECR. Edilton Silva coordenou as atividades da tarde, onde a música natalina e a lembrança forte do sentimento de homenagem a Jesus irmanou os presentes em suave congraçamento.
Edilton destacou que esta é uma época importante para, com mais ênfase, se prestar homenagens ao Mestre de Nazaré, onde o amor deve ser doado uns aos outros, pois as vidas são imortais, asseverando que Deus e Jesus Cristo se fazem presentes no cotidiano de cada um. A Mansão do Caminho é a escola de almas que Jesus e seus seguidores se utilizam para as doações de alimentos espirituais, saciando a sede dos Espíritos. Divaldo Franco, disse Edilton, é semelhante a um grande representante de Jesus na Terra, e na Mansão do Caminho, Jesus de Nazaré atua através das obras de benemerência.
Divaldo Franco asseverou que esse é um momento de muita alegria, recordando a mensagem de Jesus, esse homem incomparável que está no coração de todos. Narrando uma bela história escrita por Eça de Queiroz, que se passa na cidade de Siquém, já desaparecida na Cisjordânia, destacou a presença de Jesus na vida de todos os que O buscam verdadeiramente. Jesus não está longe, está no coração daqueles que suplicam a Sua ajuda, como nesta bela e comovente história, onde um menino, doente e muito pobre, anelava por um encontro com Jesus, certo de alcançar a cura, embora sua mãe, mais racional, lhe dizia que isso seria impossível de acontecer. A criança tinha a certeza de que se visse Jesus ficaria curada. Naquela noite a porta de sua casa se abriu e Jesus se apresentou ao menino dizendo: Aqui estou!
Jesus sempre está com os seus irmãos, visita a todos. Quando Ele vem, os seres O sentem em sua suave presença benfazeja. Para tal será necessário a prática da oração sincera e sentida, Lhe falando com os sentimentos elevados, com o coração, rogando coragem, resignação, pois o ser humano ainda é muito insignificante ante a figura magistral do Mestre, distribuindo amor, conhecimento e esperança. É importante o cumprimento da Lei de Amor, dando o testemunho através da transformação moral para melhor.
A vida na Terra é breve, e, de um momento para outro, Deus arrebata o seu filho para a vida espiritual. É necessário que cada qual se mantenha preparado para o retorno ao mundo dos Espíritos, cultivando a alegria, a esperança, transformando-se em alguém melhor moralmente, devotando a sua vida para bem servir ao próximo, rejeitando os convites infelizes para os vícios de qualquer ordem. É dever de todo ser humano amar, viver intensamente amando e servindo em nome de Jesus Cristo sem prejudicar a ninguém, não aceitando o apelo das ilusões, construindo uma vida cheia de alegria, convivendo com todos, em memória de Jesus.
Divaldo Franco confessou ser feliz por ter, aqueles que ali estavam, como irmãos em humanidade. Disse mais, o próximo é o seu tesouro, sabendo que Deus toma conta de todos e que Jesus é a companhia permanente na vida de cada qual. Jesus é a luz nos corações dos homens. Abraçando a todos, Divaldo disse que conta com o auxílio que virá de seus irmãos em humanidade tão logo necessite. Suplicou que orem por ele e em favor dele, encerrando o seu colóquio com aquelas crianças e seus pais, que a seguir receberam seus presentes, acompanhados de um farnel.

Confraternização de Gratidão
Como de hábito, e por devotar imenso amor e reconhecimento aos que de qualquer forma contribuem para que a sua vida seja melhor, Divaldo Franco recebeu os seus convidados, congratulando-se com o contato fraternal. Exteriorizando alegria e muito júbilo, ofertou aos visitantes um excelente lanche primorosamente preparado. Na oportunidade, reunindo as pessoas em sua volta, apresentou várias considerações a respeito da mediunidade com Jesus, destacando a necessidade constante do aprimoramento moral, procurando tornar-se exímio servidor do Cristo.

Conferência no Centro Espírita Caminho da Redenção
Em sua atividade doutrinária, o Centro Espírita Caminho da Redenção abriu as suas portas para receber um sem número de participantes para ouvirem o Arauto do Evangelho e da Paz, Divaldo Franco, buscando o conforto para a alma e o saber para iluminar-se. Divaldo dedicou a atividade em favor póstumo a Nestor João Masotti (1937-2014), ex-presidente da Federação Espírita Brasileira. A viúva, a Senhora Maria Euni, em visita a Mansão do Caminho, estava presente na conferência.
Após bela apresentação musical realizada por Juan Danilo Rodríguez, que arrancou calorosos aplausos, Divaldo Franco destacou que a morte do corpo físico chega sem anúncios e, de um momento para outro, esse fenômeno pode ocorrer com qualquer um, por isso, todos devem se preparar para voltar ao mundo dos Espíritos, abandonando o seu corpo biológico. Na sequência desenvolveu uma peroração sobre os fatos marcantes da mediunidade de grandes nomes da história humana, para destacar a importância do fenômeno mediúnico, notadamente o conhecimento enfeixado em O Livro dos Médiuns, codificado por Allan Kardec.
O Espiritismo passou a explicar tudo o que a ciência tinha dificuldades de esclarecer. Adentrando-se pelo campo das obsessões, destacou a importância dos pensamentos e do seu controle, do autoconhecimento, do perdão e da vida retamente moral, antídotos às influenciações e injunções de natureza obsessiva. Sabendo-se que os Espíritos influenciam os que se encontram encarnados, todo o cuidado deve ser tomado para evitar a ação dos Espíritos maus, buscando aproximar-se dos bons, imunizando-se, ou diminuindo as vibrações más com que alcançam as criaturas a que buscam se vincular, pois que a lei de afinidade provoca os encontros com os afins, bons ou maus.
As obsessões são muito mais numerosas, e vários transtornos de natureza psicótica são, em muitos casos, obsessões de variados matizes, produzindo oportunidades para reflexões profundas sobre a vida. A obsessão, disse o notável conferencista, é uma pandemia na atualidade. A Doutrina Espírita é ferramenta importante para evitar as obsessões, adquirindo, o profitente, virtudes, condutas morais elevadas, comportamentos mentais equilibrados, o hábito da oração, da meditação, o estímulo a conversas edificantes, evitando os comentários maliciosos.
Finalizando o enriquecedor encontro, Divaldo Franco, o Trator de Deus, nas palavras do médium do século XX, o saudoso Chico Xavier, agradeceu a Deus as oportunidades de crescimento espiritual e todos os esforços que lhe foram solicitados como estímulos ao seu aprimoramento, rogando compaixão e orações para si, suplicando bênçãos em favor de Nestor Masotti.
Texto: Paulo Salerno
Fotos: Jorge Moehlecke

Nenhum comentário:

Postar um comentário