segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Divaldo Franco em Salvador Movimento Você e a Paz.Dique do Tororó

16 de dezembro de 2018
O Movimento Você e a Paz, uma promoção da Mansão do Caminho, obra social do Centro Espírita Caminho da Redenção, tem o apoio da Rede Bahia. Em sua 21ª edição, vem conquistando espaço e se afirmando como importante marco a favor da paz, da não-violência. Aos que estão acostumados a assistir esses verdadeiros espetáculos enaltecendo a necessidade da pacificação de corações e mentes, não conseguem avaliar o, também, grandioso trabalho realizado na retaguarda, nos bastidores.
Verdadeiro exército de voluntários e servidores se mobilizam e agem coordenadamente sob o planejamento e a execução comandada por Telma Sarraf, Vice-Presidente do Centro Espírita Caminho da Redenção e da Mansão do Caminho, movimentando inúmeros equipamentos e técnicos diversos. Essa magnífica equipe, inspirada e estimulada por Telma, não possuem visibilidade, porém, sabemos que o efeito visual e operacional que identificamos claramente, somente pode ter origem em uma causa altamente qualificada e perfeitamente integrada entre si.
Parabéns Telma Sarraf, parabéns equipe dedicada e profissional! O visual e o resultado das apresentações são altamente positivos, atestando o quanto são dedicados ao bem, promovendo momentos de paz e serenidade.
O momento artístico, que antecedeu a abertura do Movimento Você e a Paz no Dique do Tororó, no dia 16 de dezembro de 2018, com vários cantores e instrumentistas, teve seu ponto de culminância com a bela apresentação das crianças da Escola de Educação Infantil Alvorada Nova e dos alunos do Centro de Artes e Educação Integral para adolescentes de 12 a 16 anos.
Participaram do palco Iraci Campos, do Centro Espírita Joanna de Ângelis, do Rio de Janeiro; o Padre Antonio Olavo Amarante, de São Paulo; Demétrio Ataíde Lisboa, Presidente do Centro Espírita Caminho da Redenção – CECR - e da Mansão do Caminho; Ruth Brasil Mesquita, oradora, de Salvador; Marcel Mariano, orador, de Salvador; Milciades Lezcano, Presidente da Federação Espírita do Paraguai; Divaldo Pereira Franco, inspirador e idealizador do Movimento Você e a Paz; e Telma Sarraf, Vice-Presidente do CECR e da Mansão do Caminho, coordenadora desse extraordinário Movimento.
Conclamada ao microfone por João Araújo, Mestre-de-cerimônias, Ruth Brasil Mesquita asseverou que a paz é alcançada através da autoiluminação, abandonando o sentimento de vingança, do apego, da desonestidade, do egoísmo e do orgulho, desenvolvendo a humildade, o amor, o altruísmo, a honestidade, a caridade, a fé e a esperança, isto é tornando-se uma criatura pacífica e pacificadora, pois que esses potenciais jazem latentes em todo e qualquer ser humano.
O Padre Católico Olavo Amarante afirmou que a construção da paz no íntimo de cada indivíduo depende do autoconhecimento, da meditação, do estudo de si mesmo, da reflexão. A paz somente pode ser construída de dentro para fora, quando o homem redescobre-se ao conhecer-se, passando, assim, a sentir e viver a paz, fazendo o bem para ter sucesso nesta reencarnação, nesta vida atual. O ser humano é, ao mesmo tempo, sujeito e objeto da paz.
Marcel Mariano frisou, em bases sólidas, que a humanidade viveu nos últimos 3.500 anos de história, somente 150 anos de paz. As guerras, esses espetáculos dantescos, tiveram suas origens para atender demandas de cunho religioso e político, entre outros de menor expressão, atestando a belicosidade do ser humano, incapaz de gerenciar conflitos e interesses contrários, dando origem a violência. Há todo um esforço em construir leis e regras para evitar conflitos entre as pessoas e os entes de Estado. A religião e a filosofia abrandaram as relações conflituosas, sem contudo eliminá-las. Porém, falta ao homem colocar em prática o amor preconizado e vivido por Jesus de Nazaré, tornando-se pacífico, brando, afável, transformando-se em um ser pacifista e pacificador.
Divaldo Franco, o idealizador do Movimento Você e a Paz, Embaixador da Paz no Mundo, salientou através de uma narrativa de um fato real, que a vida, tando quanto os acontecimento, apresentam fatos inusitados, desencadeando-se de um momento para outro. As criaturas humanas, conforme os eventos que experimentam, podem mudar de atitudes, saindo de uma posição para outra impulsionadas por desejos de vingança e de ódio.
O ódio se propaga conforme os indivíduos o alimenta, contagiando os que estão mais próximos, construindo um circuito, um encadeamento de ações negativas a vitimar os desatentos infortunados. Somente o arrependimento e o perdão têm poderes para romper esse circuito, essa cadeia de ódio, fazendo cessar sua ação nefasta e virulenta. O amor, que interpenetra todas as criaturas humanas, é a solução para todo e qualquer conflito. Ante o amor, o ódio desaparece.
A violência é uma enfermidade da alma, assim classifica a Organização Mundial de Saúde. A paz que deve reinar no coração do homem ainda não encontrou acolhimento, e na sua insanidade, gera mais violência, contaminando a sociedade. Somente o trabalho, o amor de muitos em prol da paz, do perdão, da educação e das aquisições de cunho moral é que irão permitir que o homem construa a paz em seu íntimo, promovendo a paz na sociedade humana. A família é o instituto basilar para diminuir a violência, haja vista, que ela é a melhor escola de pacifismo.
Allan Kardec, o codificador do Espiritismo, destaca que o egoísmo se trata de um câncer na sociedade. Somente o amor, a solidariedade e a caridade possuem o poder de “curar” esse câncer, oportunizando a mudança interior, gerando pais, filhos, cidadãos, indivíduos melhores. Ante os “tesouros” enganadores encontráveis na Terra, iludindo-se e ambicioso, o homem sensato não pode esquecer o principal, isto é, o que realmente possui valor, a vida e o seu significado, o esforço em domar as suas más inclinações, adquirindo as virtudes de uma homem de bem, caridoso, fraternalmente amoroso, de posse do necessário.
Existe somente um antídoto à violência, é a paz no coração. Todo agressor é um doente. Jesus é o amor que dá vida e a dor é o prêmio que Deus reserva para as suas criaturas. O sofrimento é o melhor educador, somente a paciência, revestida de ternura e amorosidade, pode construir a paz. Jesus é o maior exemplo de filósofo, ensinou que a felicidade é uma conquista individual e intransferível.
Apresentando as próprias experiências, e são muitas, ao longo de mais de 73 de vida pública, divulgando o Espiritismo, Divaldo Franco, com sua verve, toca os corações, dedilha a alma em sofrimento e atormentada, colocando os óleos do amor, despertando o riso, sempre terapêutico, apresentando lições de amor, caridade, solidariedade e paz. Ensinou que não se deve atribuir importância ao que não é importante, principal. O Movimento Você e a Paz sensibiliza a alma para as conquistas superiores, construindo a paz interior, irradiando para os que estão à volta o sentido da vida, isto é, o amor que deve ser indistinto, sem dar importância para o mal que ainda permeia a alma humana.
Finalizado o grande evento, o público de pé e aplaudindo calorosamente o orador Divaldo Franco e todos os demais, foi cantado a canção Paz pela Paz, de Nando Cordel, ensejando ao público a oportunidade de dar-se as mãos, de abracarem-se, confraternizando-se em plena paz, preparando-se para o próximo encontro do Movimento Você e a Paz, no dia 19 de dezembro, na Praça Dois de Julho, no Campo Grande, em Salvador/BA.
Texto: Paulo Salerno
Fotos: Jorge Moehlecke


(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

Nenhum comentário:

Postar um comentário