terça-feira, 5 de maio de 2015

Registro. Divaldo Pereira Franco em Portugal Santarém

23 de Abril de 2015

No dia 23 de Abril de 2015, o Embaixador da Paz no Mundo viajou para a cidade de Santarém, Portugal. Ali ele proferiu uma conferência na Associação Cultural Espírita Santarém, às 21h00, para um público composto por mais de quatrocentas pessoas, disposto em 3 grandes salas.
Muito solicitado para os habituais autógrafos dos livros espíritas por ele psicografados, Divaldo fez notável palestra sobre a mulher na sociedade, começando por fazer uma homenagem à D. Mª Luísa, pioneira do Espiritismo em Santarém, no tempo da ditadura de Salazar, em que o Espiritismo era perseguido e proibido, para depois contar a história de Maria de Magdala, prendendo o público com o seu verbo fluído e cativante, terminando com um convite à melhoria íntima de cada um, no processo inevitável de auto-iluminação.
Divaldo Franco contou ainda casos pitorescos, como quando foi palestrar pela 1ª vez, na casa simples e humilde da D. Mª Luísa, para cerca de 28 pessoas, num espaço pequeno e abafado, às escondidas da polícia política do antigo regime ditatorial e onde as pessoas para não baterem palmas e com elas alertarem os vizinhos, levantavam as mãos agitando-as levemente no ar, manifestando assim o seu agrado.
No fim, 2 crianças ofereceram um ramos de rosas a Divaldo Franco e ao presidente da Federação Espírita Portuguesa, Engº Vítor Féria e Divaldo continuou pacientemente a autografar e a falar com o imenso público que o questionava disto ou daquilo.
Nos seus quase 88 anos, nem uma gripe o impediu de efectuar o seu périplo dando um exemplo notável de garra, determinação e entrega ao próximo.
O presidente da Associação Cultural Espírita de Santarém, o Major António Mendonça, realçou o papel importante da homenageada por Divaldo Franco nessa noite, D. Mª Luísa (desencarnada), na divulgação espírita em Santarém e em Portugal, emocionando os presentes com algumas notas de índole pessoal.
No fim as centenas de pessoas regressaram a casa de coração cheio de energia, alegria e ânimo.
Poder-se-ia dizer: missão cumprida, Divaldo.

            Fotos: Vitor Féria e José Carlos Miranda Lucas
            Texto: José Carlos Miranda Lucas



Nenhum comentário:

Postar um comentário