quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Registro. Conferência pública por Divaldo Pereira Franco Anápolis, GO

17/02/2015

Na última terça-feira, 17/02/2015, o médium e orador espírita Divaldo Franco proferiu uma conferência na cidade de Anápolis/GO. O evento foi realizado no belo espaço Recanto do Lago, cercado de natureza, e contou com a presença de 1700 pessoas. Cativante apresentação musical ofereceu um toque extra de beleza à ocasião. Divaldo apresentou o tema a “Psicologia da Gratidão”, iniciando suas reflexões com o pensamento de Mohandas K. Gandhi, que diz que se um único homem alcançasse a excelência do Amor, isso seria capaz de neutralizar o ódio de milhões.

Analisando o panorama da sociedade humana, profundamente aturdida e mergulhada em terrível violência, propôs o questionamento a respeito das causas desses desequilíbrios e iniquidades. Para a compreensão dessas causas e encontrar possível solução a esses intrincados problemas, o orador recorreu aos estudos do neurologista e psiquiatra Viktor Frankl e da psicóloga e sua discípula Elisabeth Lukas, estalecendo que há 3 fatores determinantes para esse tal estado de coisas: o primeiro refer-se à desagregação da família; o segundo, ao abandono das tradições nas relações sociais, como a gentileza, o bom tom etc.; e o terceiro, ao isolacionismo dos indivíduos, cada vez mais presente na era digital. Nesse contexto, apresenta-se a gratidão como proposta psicológica para o resgate do equilíbrio do indivídio e , por via de consequência, da sociedade, porque, nas palavras do conferencista, a gratidão é filha do Amor, que é “o sentimento mais nobre da criatura humana”, energia fonte geradora de saúde integral.

Divaldo narrou a história de Charles Plumb, norte-americano veterano da guerra do Vietnã, que conseguiu salvar-se de um ataque, saltando de seu avião com o pára-quedas. O cerne da história, conforme explicado, era reconhecer que alguém havia preparado adequadamente aquele pára-quedas para que outrem o pudesse utilizar e salvar-se, ou seja, sempre haverá a quem sermos gratos, porque a vida no Universo só se sustenta em virtude do mecanismo de cooperação que vige.

A Psicologia da Gratidão está exarada no Evangelho de Jesus e corroborada pela Doutrina Espírita, ambos demonstrando que a vida tem um sentido psicológico profundo e que o Amor e a misericórdia de Deus estão presentes em tudo e em todos. No encerramento de sua conferência, Divaldo convocou a todos para a vivência iluminativa dos ensinamentos de Jesus e da Doutrina Espírita, a fim de que sejam instauradas, por definitivo, a legítima fraternidade e a perfeita justiça entre os seres humanos.

Texto: Júlio Zacarchenco
Fotos: Sandra Patrocínio/Edgard Patrocínio.





Nenhum comentário:

Postar um comentário