quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Conferência Pública por Divaldo Franco em Goiânia, GO

16/02/2015

Na noite desta segunda-feira (16/02/2015), Divaldo Pereira Franco, médium e orador espírita, realizou uma conferência pública no Centro de Convenções de Goiânia/GO, com um público de 2000 pessoas, que lotou o teatro Rio Vermelho. O evento foi iniciado às 20 horas. Breve apresentação musical antecedeu a prece de abertura da cerimônia. Na ocasião, a Academia Espírita de Letras do Estado de Goiás rendeu homenagem ao médium, entregando-lhe uma placa de reconhecimento pelos serviços prestados à Humanidade. Reportando-se à obra “Os Santos que Abalaram o Mundo”, de autoria de René Fülöp-Miller, Divaldo Franco iniciou a sua fala com o pensamento do filósofo e cientista Francis Bacon, contido naquele livro e exarado nos seguintes termos: "se o estudo superficial da filosofia inclina talvez o homem ao ateísmo, um estudo profundo aproxima-o de Deus". Pautado nessa tese, o conferencista realizou verdadeira jornada de exploração do conhecimento filosófico e científico dos séculos XVII, XVIII, XIX, XX e XXI.

Demonstrando que o século XVII representou um marco histórico de mudança profunda do pensamento humano, Divaldo apresentou suscintamente as teorias de Pierre Gassendi, John Locke, Thomas Hobbes, Johannes Kleper e Blaise Pascal. Avançando na linha da História, trouxe para as suas análises as ideias do século XVIII, como as do iluminista Voltaire e as do político e revolucionário francês Pierre Gaspard Chaumette. Já do período do século XIX, discorreu sobre a filosofia do pai do Positivismo, Auguste Comte, assim como do pessimismo de Arthur Schopenhauer e de Friedrich Nietzsche. Ainda sobre o século XIX, Divaldo destacou dois fatos marcantes e suas conexões: o primeiro, o lançamento, em 31/03/1848, do Manifesto Comunista, de Karl Marx, marcando o aparecimento da doutrina materialista na Terra; e o segundo, na mesma data, o início das manifestações espirituais/mediúnicas no vilarejo de Hydesville, Estados Unidos, com as Irmãs Fox, que foi considerado o começo do chamado Moderno Espiritualismo, sendo este evento, segundo o orador, a resposta imediata do mundo espiritual ao surgimento da teoria do Materialismo.

Esses fenômenos mediúnicos, trasladados para a Europa, chamaram a atenção de Allan Kardec (pseudônimo de Hyppolite Léon Denizard Rivail), que os observou e estudou longa e profundamente, um trabalho metódico e científico que resultou na codificação da Doutrina dos Espíritos, que possui tríplice aspecto: filosófico, científico e moral/religioso. Evocando a celebração dos 150 anos do lançamento da 4a. obra básica do Espiritismo, O Céu e o Inferno, Divaldo discorreu sobre a visão espírita dos mitos do céu, do inferno e do purgatório. E, apresentando o trabalho de eminentes cientistas, como Sir William Crookes, Alfred Russel Wallace, Cromwell Fleetwood Varley, Isaac Newton, Albert Einstein, Wolfgang Pauli, Carl Gustav Jung, Sir James Hopwood Jeans, V. A. Firsoff, Dr. Francis Collins, Dr. Eben Alexander III, Dr. Paul Pearsall, Dr. Michael Persinger, Dra. Danah Zohar, Dr. Ramachandran, Dr. Dean Hammer, Dra. Elisabeth Lukas e outros, demonstrou a excelência do Espiritismo e a sua perfeita concordância com a Ciência, nas suas várias ramificações.

Segundo o orador, vivemos um momento histórico em que os nobres cientistas realizam um movimento de retorno à Deus, promovendo, mesmo sem que o saibam, uma nova aliança entre a Ciência e a Religião. Divaldo Franco destacou a figura de Jesus como expoente máximo da Lei Divina na Terra, mas também como o mais perfeito psicoterapeuta da Humanidade, capaz de alcançar os nossos conflitos mais profundos e oferecer consolo e alívio para as nossas dores. Recordando os 2 pedidos que Jesus nos fez, quais sejam, o de nos amarmos uns aos outros como Ele nos amou, e o de não fazermos aos outros o que não gostaríamos que nos fizessem, Divaldo encerrou a conferência declamando o Poema da Gratidão, de autoria do Espírito Amélia Rodrigues.

   Texto: Julio Zacarchenco
    Fotos: Sandra Patrocinio

 (Informações recebidas em email de Jorge Moehlecke)
O conferencista Divaldo Pereira Franco

Nenhum comentário:

Postar um comentário