terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Registro. Roteiro de Divaldo Pereira Franco pelo Estado de São Paulo. São Carlos, SP, 21 de novembro de 2013.

Como já de conhecimento, pela madrugada de hoje, em Salvador, Nilson de Souza Pereira desencarnou suavemente, conforme sempre viveu. Nosso Divaldo, compreensivelmente, encontrava-se tomado de graves preocupações com a séria enfermidade do velho amigo e devotado trabalhador. Com a alma dorida, tomou as providências já iniciadas antes da viagem para o sepultamento do amigo e benfeitor e continuou a sua atividade. Às 19h, Miguel e Terezinha de Jesus acompanharam-no ao Instituto Ítalo-Brasileiro, em São Carlos onde teria lugar a conferência programada. O belo salão estava superlotado com mais de 1.400 pessoas da cidade e da região. Após a abertura, foi pronunciada a prece e feita a habitual apresentação do orador por Miguel Sardano, que, ato contínuo, passou-lhe a palavra.
Divaldo abordou o tema Transtorno depressivo e Transtorno obsessivo, fazendo um estudo psiquiátrico de natureza histórica a respeito da depressão, quando denominada melancolia, passando pelos pais da medicina grega, medieval, moderna e contemporânea.  Estudou as causas endógenas e exógenas desse terrível flagelo, demonstrando que doente é sempre o Espírito, como adverte a Organização Mundial da Saúde, que não existem doenças, mas doentes, isto é, pessoas predispostas às doenças. De imediato, fez um link com as obsessões que assolam, evocando as lições de Allan Kardec, particularmente no capítulo XXIII de O Livro dos Médiuns, quando as estuda em profundidade.
Por oitenta minutos, Divaldo manteve o público atento e jubiloso, encerrando a sua monumental conferência com a Oração da Gratidão, ditada pelo Espírito Amélia Rodrigues. Como sempre assim procede, atendeu aos autógrafos antes e depois da sua oratória, e com os amigos citados viajou a Amparo, durante 2h30, chegando à cidade pela madrugada.
   Texto e fotos: Sandra Patrocínio
    Abraço-Jorge Moehlecke

(Informações recebidas em email de Jorge Moehlecke)

Nenhum comentário:

Postar um comentário