segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Milciades Lezcano (Assunção, Paraguai) Comemoração dos 60 anos da Mansão do Caminho


No dia 14 de agosto às 20 horas no Centro Espírita Caminho da Redenção, em Salvador-Bahia, Brasil, deu-se inicio à comemoração do 60° aniversário da Mansão do Caminho, fundada aos  15 de agosto de 1952.
Divaldo Pereira Franco e Nilson de Souza Pereira receberam uma placa de gratidão em nome de todos os trabalhadores e freqüentadores de tão nobre instituição. Teve-se um momento artístico cheio de emoção com a cantora Paula Zamp.
Logo, Divaldo Pereira Franco com sua oratória lúcida e emotiva, sensibilizou o público criando um clima de regozijo íntimo, relatando os momentos mais significativos da Mansão do Caminho.
Cabe destacar que estiveram presentes caravanas de diversas cidades do Brasil,e, também, representantes de países como Portugal, Estados Unidos e Paraguai, que puderam expressar suas palavras de gratidão e reconhecimento ao labor que Divaldo Pereira Franco ao lado de companheiros abnegados e dedicados realizam em favor da Doutrina Espírita e da humanidade.
No dia 15 de agosto pela manha, às 9 horas pontualmente, no Ginásio de Esportes que se encontra no prédio da Mansão do Caminho, realizou-se um desfile estudantil, assim como os diversos Departamentos da Instituição ao som da banda musical do Corpo de Bombeiros Voluntários, que também se fez presente. Posteriormente, entonou-se com muito entusiasmo o Hino Nacional Brasileiro. Divaldo e Tio Nilson saudaram e receberam demonstrações  de carinho e gratidão por parte das crianças, pais, docentes e trabalhadores da Mansão.
Em continuidade se procedeu a inauguração do Museu Histórico da Doutrina Espírita que também se encontra no prédio da Mansão do Caminho. Ali pode-se apreciar, entre outros documentos de valor histórico e doutrinário, a carta na qual Allan Kardec solicita às autoridades competentes a autorização para o funcionamento da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, que se tornaria o primeiro Centro Espírita do mundo.
Posteriormente, visitou-se os diversos Departamentos de Arte e Cultura que conta com estudos de música, artesanato, dança, arte culinária, pintura, entre outros, onde os educandos, além de receber a educação escolar básica, contam com a possibilidade de aprender algumas das Belas Artes.
No dia 16 de agosto, sempre no marco da Comemoração dos 60 anos da Mansão do Caminho, procedeu-se à projeção de um documentário sobre as atividades da Instituição, contando com uma grande presença de público, sempre interessados em  receber informações detalhadas sobre o funcionamento da instituição.
A partir desta pequena sínteses e das imagens que a acompanha, guardando a devida distancia, podemos parafrasear  João em seu Evangelho, cap. 21, v. 25, quando disse:  “Há, porém, ainda muitas outras cousas que Jesus fez. Se todas elas fossem relatadas uma por uma, creio eu que nem no mundo inteiro caberiam os livros que seriam escritos”,  igualmente, é impossível relatar em tão breves linhas, as obras de bem que nos 60 anos de vida institucional vem realizando a Mansão do Caminho sob o amparo da nobre benfeitora espiritual  Joanna de Ângelis, assim como de seu embaixador Divaldo Pereira Franco, em suas Peregrinações Doutrinárias pelos diversos rincões do mundo em todos estes anos de profícuo labor doutrinário.
Fraternais Abraços e Votos de Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário