terça-feira, 19 de novembro de 2019

5º Movimento Você e a Paz em São Paulo

17 de novembro de 2019

Texto: Djair de Souza Ribeiro,  Fotos: Edgar Patrocínio
Associação de Desenvolvimento Espiritual Reencontro realizou, no dia 17 de novembro de 2.019, a Quinta edição do Movimento Você e a Paz em São Paulo. O evento teve lugar no Memorial da América Latina.
O ator, autor e diretor de teatro Odilon Wagner foi o encarregado das apresentações na condição de anfitrião do evento que contou com a presença de representantes diversas religiões, a saber:
·         O Pastor Davi Seiberth Arantes da Igreja Metodista Wesleyana, teólogo e Secretário de Políticas Sociais da Igreja Wesleyana;
·         O Juiz de Direito, autor e divulgador Espírita José Carlos De Lucca.
·         O Padre Reinaldo Braga Pereira da Igreja Nossa Senhora da Candelária da Vila Maria.
·         O bacharel em Direito e Rabino Michel Schlesinger da Congregação Israelita Paulista e representante para o diálogo inter-religioso, condecorado com a Medalha do Pacificador e autor de o livro Diálogos de um rabino – reflexões para um mundo de monólogos”.
·         O professor, tribuno, Médium Espírita e Embaixador da Paz Divaldo Pereira Franco.
Com uma proposta diferente dos demais encontros, foi organizada uma “Roda de Conversa” técnica e prática metodológica para uma comunicação dinâmica e produtiva entre expositores e o público.
Essa “Roda de Conversa” foi ancorada pelo ator Odilon Wagner que trazia temas palpitantes e atuais e os líderes religiosos revezavam-se com suas opiniões baseados em sua vivências e experiências no trato com os seres humanos que cruzaram suas existências.
Ao final dessa “Roda de Conversa” e antecedendo as palavras finais de Divaldo Franco, cada líder religioso proferiu uma prece que a todos emocionou. Nesse momento subiu ao palco o músico Júlio D’Zambê, professor de Arte e fundador do projeto cultural “Sansakroma” que efetuou a prece cantada no idioma Lingala (ngala) língua bantu, falada como idioma materno Congo (Kinshasa e Brazzaville).
Na sequência foi efetuada a entrega do Troféu Você e a Paz às iniciativas, pessoas e empresas que promovem a paz, nas categorias:
Personalidade que se Doa:
·         Filipe Sabará Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social na Prefeitura de SP.
·         Luís Eduardo Grangeiro Girão Senador da República pelo Estado do Ceará.
·         Iberê de Castro Dias, juiz e organizador do projeto “Adote um boa-noite”.

Instituição que Realiza:
·         Legião da Boa Vontade – LBV.
·         Associação de Amigos dos Autistas – AMA.
·         Centro Israelita de Apoio Multidisciplinar – CIAM.
·         Grupo Espírita Esperança.

Empresa que Viabiliza:
·         SP Vale (Pelos trabalhos sociais do projeto HISTÓRIAS MARAVILHOSAS que consiste na distribuição de brinquedos e ovos de páscoa para crianças em creches e comunidades carentes, além de colaborar ativamente com a CASA DO CRISTO REDENTOR);

Para falar da Paz, Divaldo recorda-nos do genocídio da população da Armênia por parte da Turquia, massacre que resultou na morte de 1.500.000 armênios. Para melhor esclarecer como é possível obter-se PAZ de uma violência inominável, Divaldo se utiliza da narrativa de uma jovem armênia e cuja história foi retratada em o livro Perdão Radical de autoria de Brian Zahnd.
Entre os anos de 1915 a 1917 ocorreu a guerra entre turcos e armênios. Como em toda a guerra a crueldade é soberana. A Armênia invadida pelos turcos viu seu povo ser dizimado em um genocídio.
Não foi diferente para aquela família modesta. Os soldados turcos Invadiram a casa e de imediato mataram os pais de duas jovens.
A mais moça, quase uma criança, foi estuprada até a morte, a outra, um pouco mais velha, foi transformada em escrava sexual do comandante daquela tropa.
Após fugir dessa situação a jovem refugiou-se em outro país e estudou até se formar enfermeira.
Muitos anos se passaram até que deu entrada no Hospital onde ela trabalhava o antigo comandante das tropas que havia destroçado suas esperanças.
Cristã, aplicou-se a cuidar do quase moribundo até a sua recuperação total.
Desejando agradecer à jovem que tanto havia se dedicado a lhe devolver a saúde, descobriu toda a verdade.
E envergonhado de suas ações pretéritas ousou perguntar à jovem, qual a razão de tê-lo perdoado, quando o normal teria sido um comportamento oposto.
A jovem olhou profundamente nos olhos do algoz de sua felicidade e lhe respondeu:
— Teus crimes contra mim, minha família e meu povo foi por sermos cristãos. Perdoo-te porque Jesus nos ensinou: “Aquele que crê em mim, faz também as obras que faço”. (João 14:12)
Após um breve silêncio, Divaldo formula uma questão ao público presente:
— E você, perdoaria?
Após um período de silêncio permitindo-nos refletir na questão retórica, Divaldo evoca as palavras de Jesus: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”. (João 14:27)
A paz que todos nós ansiamos não virá de fora para dentro, não será por intermédio da legislação, mas pela nossa transformação individual, afastando-nos da indiferença.
Perdoar não significa estar de acordo com o erro. Todo crime merece repúdio. O criminoso, porém, merece compaixão.
O perdão, antes teológico, adquiriu a condição de terapia, por nos devolver a harmonia pacificando nossos corações e sentimentos.
A crise que se abate por toda a Humanidade é, na realidade, crise INDIVIDUAL que se propaga envolvendo toda a Sociedade, que centraliza seus objetivos existenciais no individualismo, consumismo e na busca do prazer, por confundi-lo com a felicidade. A Sociedade carece de objetivos existênciais profundos e transcendentais, preferindo permanecer na superfície das ilusões que passam e se esgotam em si mesmas, levando o ser à perda do objetivo existencial resultando no inconformismo, na depressão, na revolta e, por conseguinte produzindo a violência.
Busquemos, com todas as forças do nosso ser, alcançar a plenitude através do BEM, nunca pela força, pelo AMOR e não pelo ódio.
Divaldo encerrou a conferência sob aplausos da imensa plateia. Enquanto suas considerações repercutiam nas mentes iluminadas com suas palavras, os exemplos da jovem armênia e o Poema da Gratidão fincavam profundamente suas raízes nos corações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário