segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Registro. Divaldo Franco no Rio Grande do Sul Novo Hamburgo, RS

28 de agosto de 2016.

Em tarde/noite agradabilíssimos, foi realizado o Minisseminário O Ser Humano em Busca de Deus, com o conferencista incomparável Divaldo Pereira Franco. O evento, promovido pela União Municipal Espírita de Novo Hamburgo, foi realizado no Teatro da FEEVALE, na mesma cidade.
Apresentando os principais acontecimentos históricos, notadamente na França a partir do Século XVIII, Divaldo promoveu uma viagem ao passado. O empirismo filosófico cedeu lugar ao Iluminismo, a queda da nobreza, o coroamento de Napoleão e sua queda, a reencarnação de Hippolyte Léon Denizard Rivail, mais tarde conhecido como Allan Kardec, a importância e a crença em Deus e a repercussão da fé, do amor.
Citando Abraham Cressy Morrison, químico americano, O Semeador de Estrelas discorreu sobre a tese em que o químico descreve sete razões pelas quais um cientista acredita na existência de Deus: a lei de probabilidades; a vida; os instintos dos animais; os genes e cromossomos; a inteligência/razão; o equilíbrio do ecossistema; e a imaginação.
A constatação de Cressy Morrison está em concordância com os ensinamentos espíritas, notadamente no que diz respeito ao conteúdo das perguntas e respostas de números 1 e 4 de O Livro dos Espíritos, onde se lê que Deus é a inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas, e que a prova de sua existência está neste axioma aplicado à Ciência: "todo efeito tem uma causa; todo efeito inteligente tem uma causa inteligente".

Após narrar a comovente história de Leland Stanford Junior e de sua família, que deu origem à Instituição Stanford, nos Estados Unidos, uma das mais reconhecidas universidades no mundo, Divaldo falou da proposta da Doutrina Espírita e dos benefícios proporcionados por ela em nossas vidas.
O Projeto Genoma Humano, formado por renomados pesquisadores, concluiu que há no homem, um gene divino, o que significa que Deus está no gene do homem.
Deus é amor, quem ama deixa pegadas de luz na noite escura. Pesquisas científicas realizadas pelo Dr. Michael Persinger e Dr. Vilayanur Ramachandran, neurocientistas que descobriram o denominado “Ponto de Deus” no cérebro humano, e pela Dra. Danah Zohar, física que falou por primeira vez da existência da inteligência espiritual, estabelecendo-se, dessa maneira, uma ponte entre a Ciência e o Espiritismo e demonstrando-se que ambos os conhecimentos estão em perfeita sintonia entre si e apontam o ser profundo que somos como a fonte geradora da saúde integral.
O Espiritismo, segundo Divaldo, conduz os indivíduos para além da simples crença nos seus postulados básicos. Oferece as provas da existência de Deus, da imortalidade da alma, da comunicabilidade dos Espíritos e da reencarnação, convidando a todos a cultivar a beleza da vida e a alegria de viver, por meio da adoção de um sentindo psicológico profundo para a existência e da transformação moral para melhor. Destacando a necessidade da autoavaliação e levando em conta a evolução do homem e da natureza que o cerca, colhe ao mesmo tempo o produto de sua semeadura.
A criatura humana é o resultado do somatório das suas próprias aspirações. O homem deve vencer com sacrifício e vontade bem direcionada. Tendo como referência o livro “Os Quatro Compromissos” do autor americano-mexicano tolteca Miguel Ruiz, Divaldo falou sobre a civilização Tolteca surgida há 5.000 anos.

Os Toltecas viveram há muitos milhares de anos e habitavam as regiões onde hoje se situa o México e em algumas áreas do atual Panamá. Vários filósofos e cientistas Toltecas se concentraram na cidade de Teotihuacán, com o propósito de estudar a sabedoria espiritual de seus antepassados que era encarada como uma fonte Divina de felicidade e amor, demonstrando que a ética contemporânea é tão remota quanto a arte de pensar. Nessa cultura, a vida está vinculada a quatro compromissos morais, que são atualíssimos. A verdadeira felicidade é consequência daquilo que se pensa e faz.
Os Xamãs Toltecas elaboraram um método que permitia ao povo assumir uma nova postura na vida, mediante o desenvolvimento de um novo comportamento, onde as pessoas deveriam assumir quatro compromissos em todas as atitudes na vida para consigo, com o próximo e para com a Força Geradora. 1. Seja a vossa palavra incorruptível; 2. Viva de tal forma que não perturbes o outro, ajude, ajudando; 3. Tenha em mente que o mal dos maus não te faz mal; 4. Quando você fizer algo, faça-o muito bem, dando sempre o melhor de si.
Aproximando-se do final do enriquecedor trabalho, o Professor Divaldo Franco narrou a comovente história de sua mãe, Ana Franco, notadamente a sua desencarnação, sua preocupação com a família e as suas atividades no mundo dos Espíritos, em uma demonstração de amor irrestrito e de confiança em Deus. Com a habitual declamação final, momento de enlevo e de oração, as bênçãos divinas se faziam presentes, envolvendo o público composto por 1850 pessoas. Em reconhecimento e gratidão, Divaldo foi amplamente aplaudido.
          
           Texto: Paulo Salerno
           Fotos: Leandro Cunha

 (Texto em português recebido em email de Jorge Moehlecke)
NOVO HAMBURGO – DIVALDO FRANCO en RIO GRANDE DO SUL –
28 de agosto de 2016.

En una tarde/noche agradabilísimos, se realizó el miniseminario EL SER HUMANO EN BUSCA DE DIOS, con el conferencista incomparable, Divaldo Pereira Franco. El acto, promovido por la União Municipal Espírita de Novo Hamburgo, se llevó a cabo en el Teatro de la FEEVALE, en la misma ciudad.
Exponiendo los principales acontecimientos históricos, sobre todo en Francia, a partir del siglo XVIII, Divaldo propuso un viaje al pasado. El empirismo filosófico, que cedió lugar ao Iluminismo, la decadencia de la nobleza, la coronación de Napoleón y su caída, la reencarnación de Hippolyte Léon Denizard Rivail, más tarde conocido como Allan Kardec, la importancia de la creencia en Dios y la repercusión de la fe, del amor.

Citando a Abraham Cressy Morrison, químico norteamericano, el Sembrador de Estrellas aludió a la tesis en la cual, el químico describe siete razones por las cuales un científico cree en la existencia de Dios: la ley de probabilidades; la vida; los instintos de los animales; los genes y los cromosomas; la inteligencia/razón; el equilibrio del ecosistema; y la imaginación.
La constatación de Cressy Morrison es concordante con las enseñanzas espíritas, especialmente en lo relativo al contenido de las preguntas y las respuestas correspondientes a los números 1 y 4, de El Libro de los Espíritus, donde se lee que Dios es la inteligencia suprema, causa primera de todas las cosas, y que la prueba de su existencia reside en el siguiente axioma, aplicado a la Ciencia: todo efecto tiene una causatodo efecto inteligente tiene una causa inteligente.

Después de narrar la conmovedora historia de Leland Stanford Junior y de su familia, que dio origen a la Institución Stanford, en USA, una de las más reconocidas universidades en el mundo, Divaldo habló sobre la propuesta de la Doctrina Espírita, y los beneficios que ella proporciona a nuestras vidas.
El Proyecto Genoma Humano, compuesto por renombrados investigadores, arribó a la conclusión acerca de que existe, en el hombre, un gen divino, lo que significa que Dios está en los genes del hombre.
Dios es amor; quien ama deja huellas de luz en la noche oscura. Investigaciones científicas llevadas a cabo por los doctores Michael Persinger y Vilayanur Ramachandran, neurocientíficos, quienes descubrieron el denominado punto de Dios en el cerebro humano, y por la Dra. Danah Zohar, física, quien fue la primera en aludir a la existencia de la inteligencia espiritual, estableciéndose -de esa manera- un puente entre la Ciencia y el Espiritismo, y demostrando que ambos conocimientos están en perfecta sintonía entre sí, y aluden al ser profundo que somos, como la fuente generadora de la salud integral.
El Espiritismo -según lo manifiesta Divaldo- conduce a los individuos hacia más allá de la simple creencia en sus postulados básicos. Ofrece las pruebas de la existencia de Dios, de la inmortalidad del alma, de la comunicabilidad de los Espíritus y de la reencarnación, invitando a todos a que cultiven la belleza de la vida y la alegría de vivir, por medio de la adopción de un sentindo psicológico profundo para la existencia y para la transformación moral para mejor. Destacando la necesidad de la autoevaluación y teniendo en cuenta la evolución del hombre y de la naturaleza que lo rodea, cosecha al mismo tiempo el producto de su siembra.

La criatura humana es la sumatoria de sus propias aspiraciones. El hombre debe triunfar con sacrificio y con la voluntad correctamente orientada. Tomando como referencia el libro Los cuatro compromisos, del autor americano-mexicano tolteca Miguel Ruiz, Divaldo hizo alusión a la civilización tolteca, surgida hace 5.000 años. Los toltecas vivieron hace varios miles de años; habitaban las regiones donde hoy está ubicada México, y algunas zonas de la actual Panamá. Ciertos filósofos y científicos toltecas confluyeron en la ciudad de Teotihuacán, con el propósito de estudiar la sabiduría espiritual de sus antepasados, la cual era considerada una fuente divina de felicidad y amor, y demostraron que la ética contemporánea es tan remota como el arte de pensar. En esa cultura, la vida está vinculada a cuatro compromisos morales, que tienen mucha vigencia. La verdadera felicidad es la consecuencia de aquello que se piensa y se realiza.
Los chamanes toltecas elaboraron un método que posibilitaba al pueblo adoptar una nueva actitud en relación con la vida, mediante el desarrollo de una nueva conducta: las personas deberían asumir cuatro compromisos en cada una de las actitudes de la vida: para consigo mismos, con el prójimo y para con la Energía Generadora. 1. Sea vuestra palabra incorruptible; 2. Viva de tal forma que no perturbe al otro; ayude, ayudando; 3. Tenga en la mente que el mal de los malos no le hace mal; 4. Cuando haga algo, hágalo muy bien, entregando siempre lo mejor de sí.

Acercándose al final del enriquecedor trabajo, el Profesor Divaldo Franco narró la conmovedora historia de su madre, Ana Franco, especialmente acerca de su desencarnación, de su preocupación por la familia y de sus actividades en el mundo de los Espíritus, en una demostración de amor sin límites y de confianza en Dios. Con la habitual declamación final, momento de elevación y de oración, las bendiciones divinas se hicieron presentes, envolviendo al público compuesto por 1850 personas. A modo de reconocimiento y gratitud, Divaldo fue aplaudido prolongadamente.
          
           Texto: Paulo Salerno
           Fotos: Leandro Cunha

(Texto em espanhol recebido da tradutora MARTA GAZZANIGA [marta.gazzaniga@gmail.com], Buenos Aires, Argentina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário