segunda-feira, 10 de junho de 2013

Registro. Divaldo Pereira Franco – roteiro Europa 2013 Luxemburgo, França

07-06-2013

Foi ao entardecer de sete de junho, ensolarado e com temperatura de verão que Divaldo Franco deu prosseguimento ao extenso programa de divulgação do Espiritismo em solo europeu. Luxemburgo, capital do Ducado de mesmo nome, foi o destino do incansável divulgador das mensagens miríficas de Jesus. Saindo cedo de Paris/França, empreendeu uma viagem rodoviária para proferir uma conferência sobre a Psicologia da Gratidão, promovida pelo Groupe Spirite Allan Kardec de Luxembourg, ensejando que cento e setenta e nove pessoas alcançassem uma compreensão maior sobre o tema.
No processo antropológico da evolução, asseverou o Paulo de Tarso da Atualidade, o ser humano alcançou os altiplanos das conquistas tecnológicas e científicas, dando-lhe condições de penetrar na intimidade do átomo, porém, ainda não conseguiu penetrar-se em si mesmo, descobrindo a realidade que é, conhecendo-se em totalidade, bem como as suas infinitas possibilidades de amar.
A ciência e a tecnologia oferecem conforto, possibilitaram a eliminação das pandemias no Planeta, mas não foi capaz de fazer o homem mais feliz. O que estaria faltando à sociedade, indagou. Redarguindo, afirmou o Embaixador da Paz, o que falta ao indivíduo é a vivência do amor. Somente aí, no amor, o ser humano poderá encontrar os recursos para a verdadeira fraternidade humana. Um sentido psicológico para a vida é o que ainda falta para a sociedade descobrir, sentido que levará o homem a autoconquistar-se.
Com o avanço da psicologia, os ensinamentos de Jesus estão se tornando terapêuticos, pois na atualidade os especialistas no comportamento humano recomendam a leitura, o estudo das parábolas e de o Evangelho de Jesus objetivando a busca e a manutenção da saúde emocional. Apesar de o corpo humano ser esta maquinaria fantástica, este laboratório incomum, a criatura ainda se mantém fixada nos painéis das paixões, do gozo fácil, atribuindo-se, por vezes, valores que de fato ainda não os possui.
Quando desejar amar, não ame as virtudes ou os defeitos da pessoa. Ame a pessoa. Este é o amor recomendado, preconizado por Jesus. Seja aquele que não tem e nem espera recompensa afetiva, pois quando amar esperando algo em troca, por certo se frustrará.  A psicologia da gratidão não é um falso conceito de dar esperando receber algo em troca. O sentido de gratidão desencadeia uma série de ocorrências positivas na vida de quem é grato.
Ser grato para consigo mesmo, almejar o bem maior, é poder se esforçar para alcançar a autoiluminação. É necessário que a criatura humana preencha a sua vida de sentido psicológico. Alogoterapia, nas palavras do psiquiatra vienense Viktor Frankl, o seu criador, concentra-se no sentido da existência humana, bem como na busca da pessoa por este sentido. Assim, Divaldo abordou essa questão de suma importância para que o indivíduo possa descobrir o sentido da vida, não desistindo dela, animando-se a vencer os obstáculos naturais da existência, como também vencer-se a si mesmo, superando-se, alcançando a plenitude.
Ao longo de sua profícua existência Divaldo acumulou muitas experiências, que com alegria ímpar e otimismo, divide-as com o público que o procura, provocando em suas conferências, por várias vezes, o riso terapêutico nos ouvintes atentos. Depois de responder diversas questões sobre o tema, com dedicação e gentileza encerrou afirmando que é altamente benéfico viver, ser alegre, enriquecer a alma de paz, não carregar a mente com ideias negativas. Viva cada momento no instante que ele acontece, porque no futuro tudo será diferente, recomendou o dedicado orador.
psicologia da gratidão é a arte de saber amar. Se já ama, ame mais. Ame os antipáticos, desenvolva um pouco de compaixão, até o dia em que conseguir amar os inimigos, sentenciou, encerrando com sentida emoção, que a todos cativou, deixando as sementes luminosas do amor no solo fértil dos corações afetuosos ali presentes.
Fotos: Ênio Medeiros
Texto: Ênio Medeiros e Paulo Salerno 
   Abraços,
 Jorge Moehlecke

Nenhum comentário:

Postar um comentário