quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Registro. Encontro Fraterno 2012 com Divaldo Pereira Franco Salvador, BA



Texto: Paulo Salerno
Fotos: Jorge Moehlecke
Atividades do dia 14 de outubro de 2012.
O domingo amanheceu radiante. Para os participantes do encontro iniciava-se a conclusão de um trabalho repleto de conceitos, experiências, convívio e, naturalmente, provocava lembranças e reflexões sobre os conteúdos expostos nos dias imediatamente anteriores. A expectativa do encerramento, das despedidas, ensejava oportunidades de demonstrações de gentileza, gratidão, fraternidade, amizade, o que efetivamente ocorreu em profusão.
Divaldo Franco, incansável, dinâmico, alegre, atendia a cada um que o buscou para uma palavra amiga. Gestos simples de gentileza, mas plenos de sentimentos fraternais, amorosos, de gratidão pelo muito que cada um pode absorver de conhecimento que mudará a paisagem íntima para melhor, em curto e longo prazo, realizando a integração harmônica do eixo ego-self.
Na conclusão do Encontro Fraterno 2012, o arauto do evangelho enalteceu, uma vez mais, as virtudes da gentileza. Ao longo do evento foi disponibilizado um mural onde foram afixadas frases, por quem assim desejasse, que exprimissem conceitos de gentileza. O mural da gentileza, assim denominado, revelou, nas dez frases aleatoriamente escolhidas, o grau de sensibilidade, de compreensão, de erudição, de emoções elevadas. A cada uma dessas dez frases Divaldo fez uma análise psicológica, traçando um perfil de seu autor não identificado.
O orador por excelência, o lídimo trabalhador do Cristo, Divaldo Franco apresentou as doze propostas da psicossíntese propostas por Piero Ferrucci, psicoterapeuta e filósofo italiano, discípulo de Roberto Assagioli, o fundador da psicossíntese. São elas: dedique, diariamente, algum tempo para o autoencontro; exercita o silêncio; harmonize-se com o corpo e suas sensações; entre em paz com suas emoções; observe e recicle seus pensamentos; desidentifique-se dos desejos e falsas necessidades; conheça, harmonize e integre suas subpersonalidades; contempla a beleza da vida ao teu redor; utilize sua imaginação frente aos conflitos; busque o aprendizado nas situações adversas da vida; atue com vontade, disciplina e persistência; e estabeleça diálogos constantes com o self.
A cada uma dessas propostas Divaldo apresentou interpretações de Joanna de Ângelis, de Deepak Chopra e do próprio Ferrucci. O Encontro Fraterno 2012 foi um sucesso absoluto. Nos comentários que se ouvia era perceptível o desejo de exercer a vontade para aplicar, no cotidiano de cada um, os conceitos e propostas de renovação íntima, preparando-se para a ação, agora e em um mundo regenerador.
Cada participante, nas palavras de Divaldo, chegou buscando as Bem-aventuranças e saiu bem-aventurado. Muitíssimo obrigado Divaldo e que continues semeando o conhecimento e a esperança nos corações aflitos de todos nós, lecionando as mensagens imorredouras do Mestre Nazareno, a quem rogamos te abençoar e proteger. Penso traduzir, assim, modestamente, como gesto de gentileza, o sentimento de cada participante.
Um fraterno abraço
Paulo Salerno
 (51) 3248-5084 / 9973-2224

Nenhum comentário:

Postar um comentário