quarta-feira, 1 de agosto de 2012

"Divaldo Pereira Franco, o Paulo de Tarso dos dias atuais, peregrina pela Europa"

MAIO/JUNHO 2012


Revista  "A  REENCARNAÇÃO" - FERGS
1º Semestre de 2012 - Ano LXXIX - Nº 443
Título do Artigo: "Divaldo Pereira Franco, o PAULO  DE  TARSO dos dias atuais, peregrina pela Europa"
Páginas : 63 a 67
Texto e Fotos   /   PAULO  SALERNO  (Trabalhador espírita  da  1ª  Região  Federativa)

Divaldo Pereira Franco, o PAULO DE TARSO dos dias atuais, peregrina pela Europa
Partindo de Salvador/BA, no dia 7 de maio, Divaldo Pereira Franco chegou a Lisboa, Portugal, logo em seguida já estava em Londres/Inglaterra. Diversas situações enfrenta o Semeador de Estrelas, algumas de caráter adverso, cancelamento de voo, cansaço físico que aumenta com a questão do fuso horário, desgaste emocional, inúmeros procedimentos nas aduanas, preocupação com horários de conexões aéreas, a solidão nos hotéis, as barreiras linguísticas, o fardo das bagagens, sempre pesadas devido às necessidades para atender a um longo período.
Por outro lado, a felicidade de reencontrar os amigos, rever as pessoas queridas que se encontram envolvidas em bem divulgar a Doutrina Espírita, gratifica-o, dando-lhe a certeza de que seu esforço está sendo plenamente correspondido. Exulta de alegria, o que lhe constitui motivo de felicidade, saber que este ou aquele grupo espírita se encontra melhor estruturado, que as pessoas envolvidas estão motivadas, que outros se agregaram ao trabalho espírita, que as famílias estão bem, que o público que frequenta os estudos ou atividades doutrinárias responde positivamente à proposta do amor fraternal.
Divulgador incansável da Doutrina Espírita, em seu mais puro sentido e fidelidade aos princípios codificados por Allan Kardec, Divaldo desdobra-se para bem atender a todos, orientando quanto ao estudo e a prática doutrinária, a estruturação do movimento espírita, levando sempre em consideração a particularidade de cada cidade, cada país.  Nestes cinquenta anos de divulgação doutrinária espírita no Exterior, o incansável conferencista de Feira de Santana/BA tornou-se fundador ou cofundador de inúmeros centros espíritas nos sessenta e cinco países que já visitou.
Para aqueles que estão lendo esta pequena panorâmica sobre as viagens de Divaldo Franco, e que não estão familiarizados com viagens internacionais, com um trabalho minuciosamente planejado, incluindo-se as reservas de hotéis, a aquisição de passagens, tudo antecipadamente, a atenção aos diversos horários a serem respeitados em diferentes lugares a cada dia, não conseguem aquilatar, com precisão, o nível de desgaste físico, emocional e mental em uma atividade de tamanha envergadura.
Leitor amigo, imagine-se possuindo 85 anos de idade e desenvolvendo um trabalho durante 38 dias em 26 cidades de 14 países, com hábitos, culturas e climas diferentes, viajando de carro, de trem ou avião, atendendo a interesses doutrinários diversos, temas específicos, seminários com duração de um dia, preocupações consigo e com os outros, sem desligar-se de suas obrigações para com a instituição a que esteja vinculado.
Outro ponto de relevante destaque é o seu trabalho de psicografia de mensagens e livros, realizado à noite, às vezes na madrugada, e que não sofre solução de continuidade durante suas viagens. Incansável, Divaldo é essa verdadeira legenda do movimento espírita, levando a mensagem de Jesus a tantos quantos desejam empreender sua ascensão espiritual. Neste particular, inúmeras vezes recebe a gratidão de pessoas que testemunham o auxílio que lhes foi dispensado pelos Benfeitores Espirituais durante as conferências e seminários realizados.
Pois bem, Divaldo é o protagonista dessa façanha. Com 85 anos, possuidor de vigor físico e emocional em alto grau, consegue resistir e assimilar as diversas situações que se apresentam em uma viagem de tal porte. Nos aeroportos e estações de trens, de proporções gigantescas, se comparadas aos maiores do Brasil, Divaldo, carregando sua própria bagagem, caminha célere, não raro mais de 20 minutos até as salas de embarque, significando um quilômetro, às vezes mais.
Peregrinando pelas terras europeias, sempre levando as imorredouras mensagens de Mestre de Nazaré, falando aos corações cheios de esperança em um porvir de plenitude, auxiliando a criatura a conquistar a felicidade, Divaldo atendeu de forma magistral a cada um que se lhe acercou, estimulando-os a prosseguirem no caminho traçado por Jesus. OSemeador de Estrelas abordou a questão da transição planetária, afirmando que Espíritos de outras dimensões estão encarnando na Terra, contribuindo para que a humanidade que a habita alcance a categoria de mundo de regeneração. Nessa transição há um processo de transformação biológica, onde o corpo humano alcançará um aperfeiçoamento, visando debelar as doenças degenerativas, disse o Arauto do Evangelho. O mundo velho, perverso, de iniquidades vai cedendo lugar ao mundo de regeneração.
Paulo de Tarso dos dias atuais esteve presente, em Stuttgart/Alemanha, no 3º Congresso Espírita Alemão. O Movimento Você a Paz foi realizado em Londres/Inglaterra e em Zurique/Suíça. Na Finlândia, em Helsinque, protagonizou o lançado de O Livro dos Médiuns em finlandês, – Meedioiden Kirja -, traduzido por Pekka Kaarakainen, juntando-se aos já traduzidos, O Evangelho Segundo o Espiritismo e O Livro dos Espíritos.
Na jornada atual foram 21 conferências, em media com duas horas de duração cada, 05 seminários de 6 horas, 11 minisseminários entre 3 e 4 horas. Para que tudo isso pudesse ser realizado foi necessário um planejamento cuidadoso e que se iniciou com seis meses de antecedência. O exercício de uma disciplina férrea para seguir o planejado, a atividade psicográfica que não é interrompida, atender seu trabalho em Salvador, cuidar da correspondência diariamente, telefonemas para dar continuidade e controlar a execução das atividades da Mansão do Caminho, foram diligentemente executados, pois que nada pode sofrer solução de continuidade.
A tarefa doutrinária na Europa sagrou-se de sucesso ímpar. O público participante foi o maior desde o distante ano de 1967, quando Divaldo iniciou seu trabalho na Europa. São quase quarenta e cinco anos de labor doutrinário, levando o conhecimento contido nas Obras Básicas da Doutrina Espírita, as mensagens cristãs de fraternidade, de solidariedade e de amor.
Incentivador nato, ombreou com os trabalhadores do Cristo, muitos deles brasileiros radicados na Europa, a perseverarem no estudo, na divulgação, no atendimento aos necessitados de consolação, na constituição de núcleos visando a fundação de instituições espíritas. Podemos afirmar categoricamente que os objetivos iniciais estão consolidados, quase todos, e produzindo ricos e enobrecedores resultados.
A força e a dedicação de Divaldo são inusitadas. Atravessando fronteiras geográficas e linguísticas, vencendo o tempo, o clima, superando o desgaste físico e mental para estar integrado com nossos irmãos de ideal espírita e simpatizantes. Reflitamos sobre o nosso esforço em vencer pequenas dificuldades, sejam materiais ou de relacionamentos interpessoais.
Exuberante em seus 85 anos de idade, com 65 anos de experiência no campo da oratória, profundo conhecedor da Doutrina Espírita, Divaldo Pereira Franco é reconhecido, nacional e internacionalmente, como um grande espírita. Sua obra, no campo da psicografia, da mediunidade, da oratória e da caridade, conforme atesta a atividade desenvolvida na Mansão do Caminho em Salvador/BA, torna-o digno de louvor.
Embaixador da Paz no Mundo, Divaldo é o semeador de sentimentos nobres nas mentes e corações humanos. Neste longo trabalho doutrinário, realizado recentemente na Europa, oPeregrino de Jesus teve a oportunidade de constatar que sua dedicação e seu esforço de quase 45 anos em terras europeias, juntamente com a colaboração de inúmeras pessoas lá radicadas ou nativas, está produzindo resultados alvissareiros.
Paulo Salerno
(Texto e fotos recebidos em email de Paulo Salerno)
Divaldo com grupo de espíritas escandinavos
Divaldo e homenageados no Você e a Paz, de Zurique;  Divaldo em Sankt Johann-Áustria, pela 1ª vez; Divaldo no 3º Congresso Espírita Alemão; O Livro dos Médiuns em finlandês.


Nenhum comentário:

Postar um comentário