segunda-feira, 7 de março de 2016

Registro. XVIII Conferência Estadual Espírita Pinhais



05 de março de 2016

Pinhais – 05 de março de 2016
1 – Haroldo Dutra Dias
Desenvolvendo o tema Evangelho da Imortalidade, Haroldo Dias apresentou rico e profícuo ensinamento a respeito da ressurreição, dizendo que o Evangelho do Cristo é o sol da imortalidade.
2 – Alberto Almeida
Após breve intervalo, Alberto Almeida assomou à tribuna para desenvolver o tema Aquém e além do cérebro - A Imortalidade.
3 – Haroldo Dutra Dias
No período da tarde, Haroldo Dutra Dias voltou a se pronunciar, abordando o tema O Espírito Imortal. O mais difícil na vida, disse o conferencista, é viver a imortalidade.
4 – André Trigueiro
André Trigueiro, jornalista, abordou a temática A Valorização da Vida, focando o suicídio, sendo necessário que se tenha carinho e acolhimento amoroso aos suicidas.
5 – Divaldo Franco
Divaldo Franco retornou ao palco para discorrer sobre a Consciência da Imortalidade 1ª parte, afirmando a justeza como Allan Kardec trabalhou e orientou o comportamento da Doutrina Espírita e as relações com a ciência, caminhando com ela passo a passo, e avançando onde a ciência deteve-se. O homem jamais se deteve na busca do conhecimento, assim, notáveis pesquisadores, cientistas e pensadores, de todos os tempos, e principalmente após a segunda metade do Século XX, se aplicaram em avançar na aquisição do conhecimento, propiciando ao homem condições melhores para as suas experiências de vida, de relações sociais, tecnológicas.

Os cientistas James Jeans e V. A. Firsoff através de suas análises e descobertas sobre o Universo e as partículas de mente, respectivamente, corroboram os preceitos da Doutrina Espírita. Outros, igualmente, caminham nessa direção, como Michael Persinger, ao fazer experiências com um capacete que emite ondas eletromagnéticas, de pósitrons, nos lobos temporais. As pessoas submetidas a essas experiências teriam tido “visões” e sentiram presenças espirituais. O Dr. Persinger atribui esses fenômenos à influência dessas ondas eletromagnéticas. Nessas pesquisas o Dr. Persinger, realizou uma descoberta inusitada, a existência de peculiar luminosidade, de um ponto de luz no interior do cérebro.
Buscando confirmar o que observara, o Dr. Persinger convidou o Dr. Vilayanur Ramachandran, pesquisador indiano, radicado nos Estados Unidos da América para fazer as suas experiências visando confirmar e ampliar o conhecimento até aquele momento sobre o ponto luminoso. Constatou o Dr. Vilayanur que ao pronunciar a palavra Deus, no idioma que for, aquele ponto amplia a sua luminosidade. Dean Hamer, pesquisando a origem da vida humana, descobriu que uma das causas é a presença de Deus.
A par de todas essas pesquisas, o autoconhecimento propicia a perfeita integração, ou vinculação com Deus, pois que Deus está presente no homem. O psicólogo transpessoal Stanislav Grof constatou, em seus estudos, a reencarnação e a influência dos Espíritos na vida das pessoas, a imortalidade da alma e a sua anterioridade.
Esse ponto de luz já era conhecido pelos chineses há dois mil anos aC. Igualmente os chacras, ou centros de força, possuem a propriedade de emanar fótons. Charles Richet, prêmio nobel de fisiologia, afirma que a criatura humana possui um sexto sentido.

Sete séculos antes de Cristo, Heródoto de Halicarnasso escreveu sobre Creso, Rei da Lídia. Pesava sobre Creso a espada de Dâmocles. Creso enviou embaixadores aos templos de todas as nações para que interrogassem os deuses sobre o que fazia naquele momento o Rei Creso na cidade de Sardes, na Lídia. Na data e hora aprazada a pergunta foi feita. Os embaixadores foram voltando e narrando ao rei as respostas dos deuses. Somente os embaixadores que voltaram do Templo de Delfos lograram obter dos deuses a resposta certa, coincidindo com o que fazia o rei naquele momento. A história se desdobra e o Rei Creso é derrotado pelos Persas.
Danah Zohar, autora da obra O Homem Quântico, examinou a questão sobre o ponto luminoso no cérebro. Ela e outros denominaram esse ponto como sendo o “Ponto de Deus” Ela é conhecida por seu trabalho sobre a inteligência espiritual - QS.
A vida possui um sentido pleno, como assevera Victor Frankl. O sentido da vida é tornar a imortalidade como a meta a ser alcançada, é dar a vida um objetivo psicológico, é amar sem condicionantes. Divaldo sempre muito inspirado apresentou algumas histórias vivenciadas por Francisco Cândido Xavier, extraindo o conteúdo doutrinário e moral, ampliando a gama de informações para uma reflexão a respeito da imortalidade e da transformação moral.
Destacou o Embaixador da Paz no Mundo que é o momento de os indivíduos encontrarem Deus dentro de si. Finalizando, afirmou que cada um foi convidado para tornar o mundo melhor, melhorando-se nos aspectos éticos e morais, amando-se e amando o próximo. O público de pé não poupou esforços em aplaudir demoradamente o ilustre conferencista.

6 – Alberto Almeida
No período noturno, o público foi contemplado com a excepcional apresentação do Coral do Centro Espírita Ildefonso Correa. Com a presença, entre outras, de Marta Antunes, vice-presidente da Federação Espírita Brasileira, as atividades tiveram prosseguimento com o lançamento do volume 29 do Momento Espírita, em comemoração à realização da XVIII Conferência Estadual Espírita.
Desafios e contradições de como viver a imortalidade no dia a dia foi o tema desenvolvido por Alberto Almeida, de Belém/PA. A filosofia espírita, com sua aplicabilidade, possuidora de uma ética, e uma proposta doutrinária que faculta aos que a aceitam possam mudar a forma de pensar, de agir, adotando um jeito, uma forma de ser.

  Observação: as duas ultimas fotos são de Junior Fuchter   ( 109 e 110 )
           Texto: Paulo Salerno
           Fotos: Jorge Moehlecke

(Texto em português recebido de jorge Moehleck)


Espanhol
XVIII Conferência Estadual Espírita -
Pinhais, 05 de marzo de 2016.


1 – Haroldo Dutra Dias
Desarrolló el tema Evangelio de la Inmortalidad, y presentó una rica y provechosa enseñanza acerca de la resurrección, expresando que el Evangelio del Cristo es el sol de la inmortalidad.

2 – Alberto Almeida
Luego de un breve intervalo, Alberto Almeida se hizo presente en el estrado para desarrollar el temaEl aquí y el más allá del cerebro - La Inmortalidad.

3 – Haroldo Dutra Dias
Por la tarde, Haroldo Dutra Dias volvió a disertar, y desarrolló el tema El Espíritu inmortal. Lo más difícil en la vida -manifestó el disertante- es vivir la inmortalidad.

4 – André Trigueiro
André Trigueiro, periodista, abordó el tema La valorización de la vida, y se refirió al suicidio, expresando que es necesario trasmitir cariño y una consideración amorosa a los suicidas.

5 – Divaldo Franco
Divaldo Franco retornó al escenario para disertar sobre la Consciencia de la Inmortalidad (1ª parte), y expresó el acierto con que Allan Kardec elaboró y orientó el desenvolvimiento de la Doctrina Espírita y sus relaciones con la ciencia, avanzando con ella paso a paso, y avanzando, incluso, más allá de donde la ciencia se detuvo. El hombre jamás se estancó en la búsqueda del conocimiento, y fue así que destacados investigadores, científicos y pensadores de todas las épocas, y principalmente después de la segunda mitad del siglo XX, se aplicaron para avanzar en la conquista del conocimiento, propiciando al hombre mejores condiciones para sus experiencias en la vida, en las relaciones sociales, y para el progreso tecnológico.

Los científicos James Jeans y V. A. Firsoff, a través de sus análisis y descubrimientos relativos al universo y a las partículas de la mente, respectivamente, corroboraron los principios de la Doctrina Espírita. Otros, asimismo, avanzan en esa dirección, como Michael Persinger, al realizar experiencias con un casco emisor de ondas electromagnéticas, de positrones en los lóbulos temporales. Las personas sometidas a esas experiencias habrían tenido visiones y percibido presencias espirituales. El Dr. Persinger atribuye esos fenómenos a la influencia de tales ondas electromagnéticas. Durante dichas investigaciones, el Dr. Persinger realizó un descubrimiento inusitado: la existencia de una singular luminosidad, correspondiente a un punto de luz en el interior del cerebro.
A fin de confirmar lo que había observado, el Dr. Persinger invitó al Dr. Vilayanur Ramachandran, investigador nacido en la India y radicado en los Estados Unidos de Norteamérica, para que hiciera sus experiencias a fin de confirmar y ampliar el conocimiento alcanzado hasta aquel momento acerca de dicho punto luminoso. Constató, el Dr. Vilayanur, que cuando se pronuncia la palabra Dios, cualquiera sea el idioma, ese punto amplía su luminosidad. Dean Hamer, aplicado a la investigación del origen de la vida humana, descubrió que una de sus causas es la presencia de Dios.
A la par de tales investigaciones, el autoconocimiento propicia la perfecta integración o vinculación con Dios, pues Dios está presente en el hombre. El psicólogo transpersonal Stanislav Grof constató, con sus estudios, la reencarnación y la influencia de los Espíritus en la vida de las personas, la inmortalidad del alma y su anterioridad. Ese punto de luz ya era conocido por los chinos dos mil años a. C. También los chacras o centros de fuerza, poseen la propiedad de emitir fotones. Charles Richet -premio Nobel de fisiología-, afirma que la criatura humana posee un sexto sentido.

Siete siglos antes de Cristo, Heródoto de Halicarnaso escribió sobre Creso, Rey de Lidia. Pesaba sobre Creso la espada de Damocles. Creso envió embajadores a los templos de todas las naciones para que interrogasen a los dioses acerca de qué hacía en aquel momento el Rey Creso en la ciudad de Sardes, en Lidia. En la fecha y la hora convenida, se hizo la pregunta. Los embajadores fueron retornando y narrando al rey las respuestas de los dioses. Solamente los embajadores que retornaron del Templo de Delfos habían obtenido de los dioses la respuesta acertada, que coincidió con lo que hacía el rey en aquel momento. La historia se desarrolla, y el Rey Creso es derrotado por los persas.
Danah Zohar, autora de la obra El hombre cuántico, analizó la cuestión relativa al punto luminoso en el cerebro. Ella y otros investigadores denominaron a ese punto el punto de Dios. Ella es conocida por su trabajo sobre la inteligencia espiritual - QS.
La vida tiene un sentido pleno, como sostiene Victor Frankl. El sentido de la vida es convertir a la inmortalidad en la meta que se debe alcanzar, lo que significa dar a la vida un objetivo psicológico, es decir amar sin condicionantes. Divaldo -siempre muy inspirado- relató algunas anécdotas de la vida de Francisco Cândido Xavier, de las cuales extrajo el contenido doctrinario y moral, con lo que amplió la gama de informaciones, para realizar una reflexión respecto de la inmortalidad y de la transformación moral.
Destacó el Embajador de la Paz en el Mundo que ha llegado el momento para que los individuos encuentren a Dios dentro de sí mismos. Para finalizar, manifestó que cada uno ha sido invitado para hacer el mundo mejor, al mejorarse en los aspectos éticos y morales, amándose y amando a su prójimo.
El público, de pie, no escatimó esfuerzos al aplaudir efusivamente al ilustre conferencista.

6 – Alberto Almeida
En el período nocturno, el público fue satisfecho con la excepcional presentación del Coro del Centro Espírita Ildefonso Correa. Con la presencia, entre otras, de Marta Antunes, vicepresidente de la Federación Espírita Brasileña, las actividades tuvieron continuidad mediante el lanzamiento del volumen 29 del Momento Espírita, en conmemoración de la XVIII Conferencia Estadual Espírita.
Los desafíos y las contradicciones acerca de cómo vivir la inmortalidad en la vida cotidiana, fue el tema desarrollado por Alberto Almeida, de Belém, PA. La filosofía espírita, con su aplicabilidad, poseedora de una ética, es una propuesta doctrinaria que posibilita a quienes la aceptan el cambio en la forma de pensar, de proceder, adoptando un nuevo modo, una nueva forma de ser.

(Texto em espanhol recebido da tradutora MARTA GAZZANIGA [marta.gazzaniga@gmail.com])


Nenhum comentário:

Postar um comentário