quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Registro. Centro Espírita Caminho da Redenção - Marcelo Netto Salvador, BA




15 de dezembro de 2015

O Centro Espírita Caminho da Redenção, dentro de sua programação normal, recebeu Marcelo Netto, líder e dirigente espírita na Flórida/EUA, onde desempenha suas atividades profissionais e espíritas. Após expressiva prece proferida por Divaldo Franco, o anfitrião ímpar, e estando formando a mesa diretiva com Demétrio Lisboa, Presidente da Instituição, Marcelo Netto reflexionou sobre o natal de Jesus, destacando Sua grandeza, sabedoria e amor aos homens. Ele é o grande cirurgião da intimidade de cada um.
Sendo Jesus uma figura incomparável, sua moral evangélica é inigualável, capaz de colocar em funcionamento os mecanismos para a autoiluminação que se encontram latentes na intimidade de cada criatura humana. Destacou, Marcelo, a importância de se descobrir qual é tipo e a qualidade da relação que cada um estabelece com Jesus, para que, de futuro, possa ser um com Ele. Para se alcançar essa descoberta é necessário identificar a qualidade de pensamentos e sentimentos que nutre e produz. Vive-se no mundo que se constrói a partir dos pensamentos, dos sentimentos e das ações.
Enaltecendo a profundidade e a ação benfazeja da caridade, Marcelo narrou a história de uma senhora muito pobre, que na sua pobreza, e já sendo mãe, adotou várias crianças abandonadas, cuidando-as com desvelo, amor e carinho, apesar de sua condição paupérrima. Estando sua prole com fome, e nada tendo para oferta-lhes, saiu a procura de alimentos. Encontrou-os na forma de uma oferenda a entidades desencarnadas depositada em uma encruzilhada. Reverente, recolheu o frango e a farofa, levou-os para a casa, limpou retirando algumas formigas, preparando uma bela refeição às esfaimadas crianças.
Muitos anos se passaram. De evangélica, tornou-se espírita. Em uma reunião no centro espírita em que exercia a sua mediunidade, teve a oportunidade de receber o reconhecimento e a gratidão daquelas entidades a quem era dirigida a oferenda de então. Essas entidades entenderam o verdadeiro sentido da caridade e o de utilidade daquela oferenda. Assim, o expositor ressaltou as influenciações espirituais que impactam mutuamente a encarnados e desencarnados.
Analisando partes do Sermão da Montanha, o inspirado orador destacou que o mesmo é um código de ética seguro, é uma proposta de mansuetude, de pacificação, de brandura. É uma proposta terapêutica. A humanidade aspira por paz, contribua, portanto, com a paz, sendo pacífico, como ensinou o Mestre Galileu. O reino de Deus é obra divina erguido e estabelecido no coração dos homens.
Destacando a força da fé, da caridade e do amor ao próximo, Marcelo Netto narrou a história onde os protagonistas foram César Soares dos Reis e um presidiário do complexo penitenciário do Bangu, no Rio de Janeiro, ocorrida em dezembro de 1973, em data próxima ao natal. Havia um grupo de espíritas, entre os quais se encontrava César dos Reis, que visitava e levava o Evangelho de Jesus aos encarcerados e atormentados de espírito.
Naquela ocasião o expositor seria César. Não lhe ocorria um tema que lhe parecesse adequado a apresentar na visitação. Na véspera surgiu-lhe a ideia de falar sobre as Bodas de Canaã. Sugestão estranha, pensava. Como falar aos prisioneiros sobre uma festa de casamento? Não lhe parecia lógico. Contudo, persistindo a sugestão, na data aprazada, falou à massa carcerária, seguindo a inspiração.
Finalizando o tema, César dos Reis enfatizou que todos os que desejam aceitar a proposta de Jesus, necessitam transformar a sua intimidade. De água para vinho, como fez Jesus na narrativa evangélica. No recinto da palestra, um prisioneiro taciturno sempre se sentava no fundo do salão, costumeiramente. Naquele dia ele esperou a saída dos demais e dirigiu-se ao expositor, agarrou-lhe os braços, sob a vigilância dos guardas, e indagou, olhando profundamente nos olhos de César Reis: Você acredita em tudo isso que disse? A resposta foi sim, acompanhada de uma orientação: transforme a tua vida da água para o vinho! O prisioneiro era Ribamar de Jesus.
Passados trinta anos, César dos Reis foi proferir uma palestra em um modestíssimo centro espírita localizado em área de alta pobreza. Ali reconheceram-se. Ribamar falou-lhe sobre a sua vida na prisão e fora dela, na fome e na miséria que enfrentou, recordando as palavras que ouvira de César, orientando-lhe a mudar o sentido da sua vida. Ribamar de Jesus, agora, era espírita, estando desempenhando a função de Presidente daquele centro. Havia feito a sua transformação.
Quem é esse homem que se chama Jesus, o pacificador por excelência? Ele é o Pastor de um só rebanho. Jesus quer a união, a concórdia, a solidariedade, o amor mútuo. Enquanto uma alma chorar, Jesus não repousará. Jesus é o grande motivador das mudanças íntimas de cada criatura humana. Marcelo Netto fazendo vibrar as mais íntimas fibras do coração, sensibilizou o público que lhe assistia, sorvendo-lhe os ensinamentos. Marcelo conseguiu diminuir a abissal distância psicológica que existe entre o coração e a razão. Com gratidão, o público reconhecido, aplaudiu-o vibrantemente.
    Texto: Paulo Salerno
    Fotos: Jorge Moehlecke
Fala de Divaldo Pereira Franco
O orador Marcelo Netto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário