domingo, 15 de junho de 2014

Registro. Roteiro Europa 2014 com Divaldo Pereira Franco Copenhague, Dinamarca

19 de maio de 2014

Em prosseguimento as atividades de divulgação do Evangelho de Jesus em solo Dinamarquês, oArauto do Evangelho, Divaldo Pereira Franco, ainda em Copenhague, apresentou uma conferência na tarde de 19 de maio de 2014, segunda-feira, a convite do GEEAK- Grupo de Estudos Espíritas Allan Kardec/Copenhague. Com a preciosa colaboração da brasileira Sônia Regina de Araújo, vertendo a conferência para o Idioma Dinamarquês, Divaldo discorreu sobre o tema Tilgivelsens Psykologi (Psicologia do Perdão).
Com a presença maciça de dinamarqueses, teve lugar neste encontro, um momento certamente histórico: o relançamento, pelo grupo espírita local - o GEEAK -, de O Livro do Espíritos em Dinamarquês. Esta obra monumental já havia sido lançada na Dinamarca no ano de 1893, em Dinamarquês Gótico, não mais utilizado na atualidade.
Divaldo iniciou enfocando a importância do perdão na vida dos indivíduos, destacando que perdoar contribui para a saúde física, psíquica e emocional da criatura humana. Ressaltou a importância da qualidade do pensar, pois cada ser humano é, em síntese, o resultado de seu pensar. Frisou que quando se perdoa a alguém, essa pessoa se liberta do inimigo, porém, quando guarda mágoas e ressentimentos é o inimigo quem a controla.
Certamente inspirado pelos benfeitores espirituais desta localidade, e do país, apresentou a beleza invulgar da Doutrina Espírita, uma doutrina lúcida, lógica, que esclarece e consola, discorrendo sobre várias facetas, a todos permitindo maior compreensão de tão importante temática.
Narrou experiências pessoais vividas com jovialidade e alegria, dando sempre que possível um toque de bom-humor, descontraindo a atenta plateia que interagia sem dificuldades. Destacou que a humanidade já tentou a guerra, tentou o preconceito, aplicou a vingança e as perseguições, porém, não logrou nem harmonia e nem felicidade. Não estaria na hora de tentarmos o amor?indagou o nobre conferencista, esclarecendo que ninguém nasce amando ou odiando, mas que aprende a amar ou odiar, de acordo com a educação recebida na escola, no lar...
Finalizando a conferencia deixou com todos uma mensagem ao falar sobre o inverno, que na Dinamarca, é longo, é frio, é cinza. Porém, quando chega a primavera, quando a natureza explode em cores, quando as flores dão gargalhadas emoldurando o divino quadro, a lembrança do inverno se dissipa. Faça de seu mundo interior, de sua mente, dos pensamentos, uma primavera constante e viva o astro rei, a irradiar luz dentro de si, criando um mundo novo repleto de amor, pois o mundo muda, quando você muda, aconselhou o cultivador de corações e mentes.
Certamente a mensagem ainda ecoa na intimidade dos presentes como sementes espalhadas a mancheias em solo fértil, pois era visível nas faces a alegria, o entusiasmo que a mensagem de amor à todos proporcionou, graças a eloquência, dinamismo e lucidez do Semeador de Estrelas, que saiu para semear...
                          Fotos e texto: Ênio Medeiros
       

                           Abraços,
                                  Jorge Moehlecke
         Fotos e texto: Ênio Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário