quarta-feira, 31 de julho de 2013

Por que apreciar Divaldo e Benedita?

Sirlei Nogueira
Araçatuba, SP

Essa pergunta implica em várias respostas – plenamente justificáveis – e, por isso, quero dividir com você. Se ainda não sabe, me refiro a Divaldo Pereira Franco e à Benedita Fernandes, que hoje e até amanhã estão no centro das atenções do Movimento Espírita de Araçatuba e região, para que você possa apreciar, se encantar e, principalmente, se inspirar.
            Ele é o visitante ilustre desta quarta-feira (24) de Araçatuba, que já o reconheceu com o título de Cidadão Araçatubense há quase 30 anos, em 13 de fevereiro de 1984, por iniciativa do então presidente da União Municipal Espírita (hoje USE), Cesar Perri, atual presidente da Federação Espírita Brasileira (FEB). E a motivação de Divaldo é prá lá de louvável: a comemoração dos 130 anos de nascimento de Benedita Fernandes, que ocorreu no último dia 27 de junho.
Ela também recebeu o mesmo reconhecimento da Câmara de Vereadores, com o título de Cidadã Araçatubense ‘In Memorian’, em 20 de abril de 1998: a pioneira e incansável trabalhadora no bem, cuja trajetória pode ser conhecida até amanhã (25), em visita ao Museu Araçatubense de Artes Plásticas (M.A.A.P.).
Divaldo Franco é o maior conferencista espírita do mundo, com quase doze mil eventos em mais de 60 países, nos cinco continentes. A qualidade da oratória dele é impressionante, desempenhando papel fundamental na difusão mundial da Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec há 156 anos, na França. Ele acaba de chegar do Reino Unido.
Benedita Fernandes também tinha um poder diferenciado de comunicação e articulação. Embora analfabeta e sem atributos estéticos que lhe garantissem o tal ‘passaporte social’, possuía a condição moral, que abria portas e facilitava o convívio com autoridades da época, como prefeito e até governador de Estado, como no caso do interventor Fernando Costa. Em visita à cidade, ele fez questão de ir ao encontro da abnegada senhora, que acabara de chegar ao local, com toda sua humildade.
Dentre as obras estruturadas ao longo de 15 anos oficiais de trabalho (fundação da Associação das Senhoras Cristãs, em 1932, até 1947, data da desencarnação dela), a Escola Dr. Valadão Furquim, em homenagem ao prefeito e colaborador, cedia dependências para funcionamento de classes municipais. A educação e formação moral de crianças era – e continua sendo – prioridade para o espírito Benedita Fernandes.
            Franco é médium com mais de 200 livros publicados, totalizando sete milhões e meio de exemplares. São 70 obras traduzidas para 16 idiomas, 20 livros transcritos em braile e mais de 200 autores, em vários gêneros literários. Os temas são filosóficos, psicológicos, comportamentais e religiosos, além dos infantis e psiquiátricos.
A fundadora da Associação das Senhoras Cristãs, em 6 de março de 1932, em Araçatuba, chegou a Penápolis na década de 1920 na condição de andarilha e mentalmente perturbada, considerada ‘louca’ pela maioria das pessoas. Ela recebeu o amparo de grupo de espíritas atuantes na fundação do Centro Espírita Discípulos de Jesus, em 1925. O atendimento espiritual e o compromisso de trabalhar pelos mais necessitados possibilitaram a ‘cura’ de Benedita Fernandes, que mudou-se para Araçatuba e arregaçou as mangas, ao lado de gente simples como ela, algumas lavadeiras.
A atuação dela, enquanto médium, também era notória, conciliando humildade, energia e amor ao próximo. Conta-se que os considerados ‘loucos’ eram levados amarrados, e ela pedia para soltá-los, acalmando-os com preces, passes fluídicos e boas palavras. A ação no bem da pioneira ‘Dama da Caridade’ – título de livro biográfico de Cesar Perri – também transformou o seu antigo ‘algoz’ (obsessor) em colaborador efetivo do trabalho.
Durante mais de 40 anos, Divaldo Franco amparou centenas de crianças e jovens nos lares-família da Mansão do Caminho, em Salvador (BA), até a emancipação, incluindo formação profissional. No ano de 2000, ele foi convidado pela ONU (Organização das Nações Unidas) para participar do primeiro Encontro Mundial da Paz, reunião de cúpula com líderes religiosos de expressão internacional para se discutir e formular propostas de paz.
            Em pouco tempo idealizou o Movimento Você e a Paz, que percorre o Brasil e já chegou a Portugal, França, Espanha, Estados Unidos e Paraguai, com a proposta urgente da paz a todas as nações. E desde 2005 é Embaixador da Paz no mundo.
            Paz também é outro ponto de convergência com Benedita Fernandes, a mulher negra, pobre e analfabeta que amenizou dores da alma humana e priorizou a educação como investimento fundamental na vida de toda criança, especialmente a criança em condição de vulnerabilidade social. Tudo a ver com paz de espírito, individual, ponto de partida para alcançar o coletivo.
Muito mais poderia ser dito. Mas, certamente, é bem melhor conhecê-los: Divaldo Pereira Franco hoje, no Bela Vista Eventos, a partir das 19 horas, com entrada gratuita.
A Exposição ‘Olhar à Dama. Olhar a Caridade’ até amanhã (25), na rua Duque de Caxias, 29 (M.A.A.P.), no horário comercial, igualmente gratuita. É oportunidade de direcionar o olhar a um dos exemplos marcantes da ação de um ser humano em prol de milhares de pessoas em vulnerabilidade social. E de se inspirar...

Sirlei Nogueira é jornalista, está presidente da USE (União das Sociedades Espíritas) Regional de Araçatuba e coordena esta Face Espírita, que descreve exclusivamente para a Folha da Região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário