domingo, 20 de novembro de 2011

O pioneirismo em difundir o Espiritismo através de Seminários e Workshops

Washington L. Nogueira Fernandes

Destacamos a atuação pioneira de Divaldo em certas atividades, na divulgação do Espiritismo. Neste sentido, ele realizou pela primeira vez no movimento espírita uma abordagem doutrinária em forma de Seminário e Workshop. A forma de divulgar o Espiritismo através de palestras era a única praticada, iniciada pelo próprio Allan Kardec (1804-1869), seguida por muitos outros trabalhadores espíritas, e Divaldo mesmo assim o faz até hoje, em todo o lugar. Mas passados 120 anos da Codificação Espírita (1857-1978), em certas e especiais ocasiões Divaldo começou a adotar um método mais moderno de abordagem doutrinária, que são as reuniões de um, dois ou até três dias, estudando um mesmo assunto, com vários desdobramentos, possibilitando aprofundar e desenvolver determinado tema. Pedagogicamente este método não é nenhuma novidade pois é muito praticado no meio acadêmico e em universidades. A novidade é que ele não era adotado no Espiritismo e Divaldo o implantou. Em Franca/SP, no mês de março de 1978, seguido por um outro em Uberaba/MG, em abril do mesmo ano, Divaldo iniciou esse método na exposição de temas doutrinários e o sucesso foi inegável, pois em pouco tempo essa metodologia passou a ser utilizada por muitos oradores espíritas, no Brasil e no mundo.

Desde essa época Divaldo tem desenvolvido temas diversos como: Seminário Ciência do Espírito, Workshop de Meditação, Workshop sobre Mediunidade, Seminário Provas da Existência de Deus, Seminário Loucura e Obsessão, ou adotando como tema dos eventos os próprios livros por ele lançados, como livros-ensaios que são verdadeiros tratados de psicologia espírita, do seu Guia Espiritual Joanna de Ângelis.

Centenas ou milhares de pessoas participam destes eventos promovidos por Divaldo, em todo o país e no exterior.

Apesar das palestras ainda serem a principal forma de abordagem doutrinária de Divaldo na exposição espírita, uma porcentagem delas (uns 10%) estão voltadas a esses Seminários, Mini-Seminários e Workshops.

SEMINÁRIOS PARA MÉDICOS, PSICÓLOGOS E ADVOGADOS

Merece destaque importante o fato de que Divaldo tem sido convidado para fazer palestras e Seminários para Médicos, Psicólogos e advogados, para abordar temas da respectiva área à luz do Espiritismo. Isto aconteceu várias vezes, em várias cidades de diferentes Estados do Brasil, e até livros têm sido publicados com o resultado destes eventos, onde se introduz o aspecto espiritual nas grandes questões discutidas, com valiosos resultados acadêmicos. Na área jurídica, em São Paulo, Divaldo recebeu convites do Dr. Álvaro Villaça Azevedo, quando era Diretor da Faculdade de Direito da USP, para ele falar para os estudantes desta tradicional Faculdade; também o Dr. Bismael B. de Moraes, quando era Presidente da Associação dos Delegados de Polícia de São Paulo, convidou Divaldo para falar para os Policiais de São Paulo, mas infelizmente estas palestras não puderam ser realizadas por impossibilidades de conciliar o agendamento de datas. Divaldo fez conferências no Congresso da ABRAME (Associação Brasileira dos Magistrados Espíritas) e da AMESP-SP (Associação de Médicos Espíritas). Mas o que é importante registrar é que Divaldo tem ajudado a fazer o Espiritismo gradativamente penetrar nas Academias, despertando a atenção dos cientistas, cumprindo o que foi profetizado por Allan Kardec (1804-1969), de que o Espiritismo ocuparia um dia seu espaço entre as Ciências...

Difusão do Espiritismo através de Seminários e Workshops” - Jornal Mundo Espírita - Ano 74, n.º 1469 - Dezembro/2006


Conferência por Divaldo Pereira Franco no dia 24 de setembro de 1956, no Teatro São Pedro.

Foi a primeira ida de Divaldo a Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul

Ficheiro:Theatro-São-Pedro.jpg

Teatro São Pedro, Porto Alegre, RS, inaugurado no dia 27 de junho de 1858.

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Theatro-S%C3%A3o-Pedro.jpg


Mini-seminário Transição Planetária com Divaldo Pereira Franco na cidade de Passo Fundo, RS, no dia 6/10/2011.

Evento realizado no Centro de Lazer e Cultura da UPF. Foto Jorge Moehlecke

Nenhum comentário:

Postar um comentário