quarta-feira, 17 de setembro de 2014

1º. Movimento “Você e a Paz” com Divaldo Pereira Franco Brasília, DF



(Informação recebida em email da FEB)

Sessão Solene em homenagem a Divaldo Pereira Franco na Câmara dos Deputados. Brasília, DF


(Informação em email de FEB)

Jornal Tribuna de Minas, Juiz de Fora/ Minas Gerais, entrevista Divaldo Pereira Franco




14 de setembro de 2014 - 07:00

Tribuna entrevista Divaldo Pereira Franco

Orador espírita fala sobre violência, perdão, céu e inferno
Reconhecido como um dos maiores médiuns e oradores espíritas da atualidade e o maior divulgador do espiritismo por todo o mundo, o baiano de Feira de Santana Divaldo Pereira Franco chega aos 87 anos com números que impressionam: são mais de 13 mil conferências, em cerca de duas mil cidades brasileiras e em 65 países em 67 anos dedicados à religião que abraçou. Como médium, publicou 255 livros, com mais de oito milhões de exemplares, muitos psicografados por 211 autores espirituais e traduzidos para 17 idiomas. A renda proveniente da venda dos livros e os direitos autorais foram doados a entidades filantrópicas e mantém a Mansão do Caminho, instituição fundada por ele em Salvador e que hoje atende a cerca de três mil crianças e adolescentes de famílias de baixa renda. Aposentado como escriturário no antigo Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Estado (Ipase), em Salvador, Divaldo tem mais de 600 filhos adotivos e mais de 200 netos e bisnetos. Mesmo com a idade avançada e após ter vencido um câncer e um infarto, o espírita não recusa convites para levar o conhecimento da doutrina codificada por Kardec a qualquer parte do mundo. Religião que, para ele, é ciência e filosofia de vida. No dia 2 de setembro, quando esteve na cidade para mais uma palestra, o orador recebeu a Tribuna e falou sobre perdão, violência, céu e inferno.
Tribuna – Onde o senhor encontra vitalidade para tantos compromissos?
Divaldo Franco - É a alegria de viver. Quando nós abraçamos uma doutrina que nos oferece a satisfação da vida, parece que o tempo não comporta as responsabilidades, os compromissos que abraçamos. O espiritismo é uma ciência porque demonstra, em laboratório, a sobrevivência da alma, mas é também uma filosofia de vida. Todos nós temos problemas, conflitos, heranças de perturbações emocionais, a hereditariedade e os nossos próprios delitos. Através da filosofia espírita da reencarnação, nós sabemos que tudo isso tem uma razão de ser. Não existe efeito sem causa. Desde que haja uma causa inteligente, o efeito será inteligente. Então consideramos a dor não um ato punitivo, mas um fenômeno normal. O organismo é matéria, degenera, então a dor é inevitável. O emocional aspira, o ser psicológico deseja e nem sempre consegue, então tem conflito. O ser psíquico, às vezes, não tem resistência para enfrentar as vicissitudes e delira. O espiritismo nos ensina não o conformismo, em que nós cruzamos as mãos e aceitamos, mas uma resignação dinâmica: ‘Isso está me acontecendo por tal razão. Eu vou lutar para superar’. Porque tudo que nos acontece é pela permissão de Deus, e Deus nos ama, realmente. Eu já tive um câncer, uma parada cardíaca, mas nunca me deixei abater. Graças a isso, sinto uma imensa alegria em viver e tenho ainda a oportunidade de confortar as pessoas.
- Como não se deixar abater pelas desilusões?
- Quando eu guardo mágoa, ela me faz mais mal do que bem, e quem me ofendeu não está dando a menor importância. Quando eu perdoo, eu me liberto, mas quem fez o mal continua devendo às leis divinas. O perdão não é esquecer o mal que nos fizeram, porque isso é fenômeno da memória. É não devolver o mal que nos fizeram, ficar em paz. Se alguém não gosta de você, a pessoa é que tem conflito. Mas na hora em que nós não gostamos, o conflito é nosso. Hoje nós adotamos a psicologia do perdão. Necessitamos de perdoar muita coisa aos outros, mas também a nós mesmos. Nós somos muito enérgicos conosco. Qualquer mal que nós fazemos, às vezes, escamoteamos, procuramos anular. Mas chega o dia em que ele volta. O que fazer? Dá-se o direito de ser uma criatura humana, errar e levantar-se.
- O que o espiritismo entende como céu e inferno?
- Como estados de consciência. Na Idade Média, a gente podia compreender a existência do alto e do baixo. Mas hoje nós sabemos que o infinito não está nem acima e nem abaixo. Neste momento, poderíamos estar de cabeça para baixo, em outra posição. Mas, nesta realidade, concebeu-se que o baixo, inferior, era um lugar de desgraça. Inferno era aquele lugar de irrecuperação, e o alto era a misericórdia de Deus. Com a visão da física quântica, da cosmofísica, à visão da psicologia, não podemos conceber um pai que castiga um filho, que é mais ignorante do que perverso, eternamente, por um crime que às vezes é infantil. O indivíduo, por exemplo, comete um crime, assassinou o outro em um momento de fúria. Ele merece uma reeducação, e não uma punição permanente. O estado de consciência leva-nos à paz ou leva-nos à desgraça. Quando nós temos culpa, quando nós temos arrependimentos, então nós estamos no inferno. Quando estamos bem com nossa consciência, estamos no céu. Consideramos que, após a morte do que nós vivemos, iremos para regiões felizes ou regiões infelizes transitórias. Porque o mundo é uma associação de energia. O universo é um conjunto de ondas concêntricas e excêntricas. De acordo com o nosso tonos vibratório, tanto nós podemos ascender qualitativamente como cair qualitativamente. Taí o mais fascinante: o Papa João Paulo II, um homem notável, reconheceu que céu e inferno são estados de consciência, como Allan Kardec o fez.
- Juiz de Fora vive hoje uma situação de violência, onde jovens matam uns aos outros. O que o espiritismo tem a dizer para as pessoas que perderam entes queridos para a violência?
- Há uma falência da cultura, que é imediatista. O triunfo é você derrubar o outro para ocupar o lugar. Felicidade é você ter uma paixão, fluir e descartar depois a pessoa. O conceito ético e moral sofreu uma mudança terrível. E hoje o que vale é o individualismo, o consumismo, o erotismo. Quando o indivíduo se sente frustrado, não tendo resistências morais, apela para o crime. Seja contra o outro, seja contra o patrimônio, ou contra ele mesmo, no estado de desamor. É da divindade a proposta de nos amarmos. Amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Se eu não me amo, eu nunca amarei você. Eu terei um sentimento de paixão, de desejo, mas, na hora em que eu for contrariado, o amor se transforma em revolta. Não era amor, era desejo. Mas se eu me amo, se eu me respeito, se eu desejo evoluir intelectual e moralmente, eu compreendo o quanto é difícil para mim vencer certas tendências negativas. Então eu dou direito ao outro de também ter essas tendências negativas. Eu não posso impor o meu sentimento a outrem. Eu posso expor, mas se eu for rejeitado, muito bem, parto para outra. Dessa maneira, através da reencarnação, nós podemos mudar esse quadro de violência. A violência do indivíduo contra si mesmo, contra a sociedade. Quando não pode destruir o outro, então mata-se, num processo de vingança, para que o outro tenha conflito. A proposta de Jesus Cristo, como filósofo, pensador, como homem que mudou a cultura do mundo em todos os tempos, é de autoamar-se para amar e educar, porque através da educação, nós mudamos hábitos e daremos resistências. Oferecemos ao indivíduo a esperança de que o que hoje não deu certo é véspera do que vai ser acertado amanhã. E, para aqueles que ficam no sofrimento ante a perda, nós dizemos: ‘Não se desespere. Os seres queridos vivem, voltarão e você terá contato com eles’.
- E como os praticantes acreditam poder ajudar os espíritos que desencarnam vítimas da violência?
- Através da prece, lembrar com carinho. Todo impacto nos produz um grande choque emocional, e quando algo de trágico acontece nós ficamos fixados na tragédia. Um dia, um materialista me disse uma coisa notável: ‘Quando vem um paciente que perdeu um familiar, eu, como materialista, não tenho nada a dizer. Então, eu formulei uma frase. Lembre-se de tudo o que você viveu de alegria, de bom e de felicidade com o seu ente querido. Não se lembre da morte dele, lembre-se do período de alegria. Nem tudo será para sempre. Ele morreu, mas eu fui feliz durante um tempo X, e aceite isso.’ Eu achei notável. Porque o que importa não é ser feliz permanentemente, porque é impossível, chega o momento em que a felicidade se interrompe. Mas quando nós recordamos coisas boas, voltamos a vivê-la. ‘Ah, mas terminou em uma tragédia!’ Eu digo: ‘Não. Interrompeu naquele momento para continuar depois’.
- No livro “Transição planetária”, que o senhor psicografou através do espírito de Manoel Philomeno de Miranda, o autor diz que a Terra está passando por uma transformação, deixando de ser um planeta de provas e expiações para ser transformar em um planeta de regeneração. Ou seja, só reencarnariam na Terra espíritos que estão a caminho da evolução, que fizeram o bem. Pessoas que só fizeram o mal na Terra iriam reencarnar em outro planeta, de sofrimento e dor. Como as pessoas que não são espíritas podem entender essa situação?
- É o que pregam todas as doutrinas cristãs. A grande guerra do Armageddon, a batalha final. O Armageddon é uma região chamada Vale de Jericó, em Israel. Todas as batalhas se travavam ali, porque é uma passagem estreita. Hoje, com as armas inteligentes, não há guerra local. A guerra pode ser aqui, mas o navio pode estar do outro lado do Atlântico e mandar o míssil teleguiado de cinco mil quilômetros, e ele atinge esse hotel. É uma arma inteligente. O Armageddon é nosso estado de conflito. Nós vivemos numa sociedade conflitiva, as pessoas não se amam, se armam. Ao invés de amar umas às outras, armam-se umas contras as outras, um verdadeiro caos. Mas, concomitantemente, nunca houve tanta bondade no mundo. Estamos vendo a tragédia no Afeganistão, do Iraque, dessa intolerância do radicalismo, degolando pessoas, é trágico. Mas quantos milhares de pessoas boas. Evocamos madre Teresa de Calcutá, Chico Xavier, pessoas anônimas, pais e mães generosos, abnegados por filhos ingratos e perversos. Cientistas notáveis, como os médicos sem fronteiras, contaminado-se pelo Ebola para salvar a humanidade. Outros, em laboratórios, tentando encontrar antivírus para a Aids, Ebola, infecções degenerativas. Creia que há muito mais gente boa do que má. Sucede que as pessoas perversas fazem muita zoada, e as pessoas boas são discretas, então passam desapercebidas. Está havendo uma mudança de conceito. Já nem todos estão satisfeitos, almejam um mundo melhor no qual não haverá dor, porque não haverá má conduta, não haverá essas enfermidades degenerativas porque já não necessitaremos sofrer. Teremos o amor como nosso norte.

    Abraço - Jorge Moehlecke
(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

Vídeo em homenagem a Divaldo Pereira Franco

Caros amigos, publicamos hoje um novo vídeo em homenagem a Divaldo Franco:

Abraços,

Lucas Milagre
(Informação recebida em email de Lucas Milagre)

Seminário com Divaldo Pereira Franco em Punta Del Este e Montevidéu, Uruguai


(Informações recebidas em email de MARTA GAZZANIGA [marta.gazzaniga@gmail.com])

Conferências com Divaldo Pereira Franco em Buenos Aires, Argentina

Divaldo Franco en la Argentina

6 y 7 de octubre - 19 hs.

Divaldo Franco en la Argentina
(Informações recebidas em emails de CEA [ceaespiritista=gmail.com@mail67.atl11.rsgsv.net]; em nome de; CEA [ceaespiritista@gmail.com] e  de MARTA GAZZANIGA [marta.gazzaniga@gmail.com])


Artigo de Divaldo Franco publicado no jornal A Tarde, coluna Opinião em 11-09-2014


DIAS DE INCERTEZAS

Artigo publicado no jornal A Tarde, coluna Opinião em  11-09-2014

Divaldo Franco escreve quinta-feira, quinzenalmente.

São estes dias de incertezas. Em toda parte ameaças de belicosidade e violência transformam-se em terrível realidade, transformando a Terra em permanente arena de criminalidade e de hediondez. É certo que as gloriosas conquistas da ciência e da tecnologia alcançam os seus mais elevados índices de glória. No entanto, jamais houve tanta insegurança e desencanto como na atualidade, quando incalculável número de existências vazias de idealismo e autorrealização tombam nas malhas soezes da depressão, da bulimia, da anorexia, do distúrbio do pânico, do suicídio...

As manchetes das tragédias aparecem a todo instante, e quando pensamos que já havíamos visto os porões da perversidade humana, ainda somos surpreendidos por espetáculos mais dantescos, quase nos aparvalhando. Os pontos de guerra multiplicam-se no globo terrestre, e os ferrenhos combates são dizimadores, ceifando vidas em floração em toda parte, especialmente no atual Levante e na África, quando crianças e jovens são sacrificados nas garras do fanatismo religiosos, cidades e aldeias devastadas pelo ódio e etnias.

Concomitantemente, enfermidades terríveis se expandem, embora o esforço de homens e mulheres extraordinários, como os médicos sem fronteiras, os missionários do bem e do amor, vitimados alguns pelo ebola e outras viroses pouco conhecidas. Por outro lado, o exibicionismo dos poderosos, a loucura pelo prazer arrebanham as massas e as exaurem nos seus espetáculos de hedonismo e de luxúria, de drogadição, de alcoolismo e tabagismo, multiplicando aterradoramente o número de acidentes e de crimes deles decorrentes.

Faz-se urgente a mudança de atitude mental e moral do ser humano aturdido e quase em decomposição, mediante a reflexão em torno do objetivo essencial da existência e de como conseguir a diretriz para o comportamento saudável e feliz. Essa diretriz está no Evangelho de Jesus, quando Ele propõe o amor como solução para todos os problemas.

DIVALDO PEREIRA FRANCO

(Texto recebido em email de Lucas Milagre)

Matéria na Rede Globo sobre o Feirão em prol da Mansão do Caminho - 08/09/2014

Matéria que foi ao ar hoje, dia 08 de setembro, na Rede Globo (RJTV 1ª edição) sobre o feirão em prol da Mansão do Caminho.



Abraços,

Lucas Milagre
(Informação recebida em emails de Lucas Milagre e de Ama Maria Spranger Luiz)

Divaldo Pereira Franco. Conferência em Cascavel, PR


(Fonte: site Feparana)

1º. Movimento “Você e a Paz” Foz do Iguaçu, PR

Caros amigos:
        Muita Paz!

    a) Temos a honra de convidar a todos ao 1º Movimento "Você e a Paz", com DIVALDO PEREIRA FRANCO, magno evento que acontecerá na Praça do Mitre(Colégio Estadual Bartolomeu Mitre, no centro de Foz do Iguaçu/PR), no sábado 20 de setembro de 2014 às 17h30min.

    b) Melhor presente não poderia ter Foz do Iguaçu, no ano do Centenário de sua fundação (1914-2014), do que receber um evento sobre a PAZ, que tanto faz falta na Tríplice Fronteira e, por consequência, em nossos corações.

    c) Em anexo, uma mini-biografia do educador, médium e conferencista espírita Divaldo Franco (Cidadão Honorário de Foz desde 2009, e Embaixador da Paz e da Bondade no Mundo), dados que poderão ser usados à vontade por todos os meios de comunicação que se interessarem em registrar a cobertura de tamanho evento. 

    d) Representantes de outras Religiões irmãs também foram convidados, e usarão a palavra para falar sobre a PAZ.

    e) Finalmente, enviamos o banner anexo, com o resumo geral, cuja programação é a seguinte, conforme a Comissão Organizadora do 1º Movimento "Você e a Paz" (13ª URE - União Regional Espírita):


    17h30min - Início do evento, com apresentações musicais.

    18h30min - Entrega dos troféus "Você e a Paz" a pessoas e instituições que promovem a Paz.

    19h - Palavra das autoridades e dos representantes de outras Religiões convidadas.

    19h40min - Exposição de Divaldo Pereira Franco.

    21h - Encerramento do evento.


        Sejam todos muito bem-vindos ao 1º Movimento VOCÊ E A PAZ em Foz do Iguaçu.

        Enrique Eliseo Baldovino
       Foz do Iguaçu/PR - 03/09/14

Dados biográficos do educador, médium e conferencista espírita Divaldo Pereira Franco

 

            Enrique Baldovino

            Divaldo Pereira Franco nasceu na cidade de Feira de Santana, Estado da Bahia, em 5 de maio de 1927. Como educador, dirige, em Salvador, Bahia, a Mansão do Caminho(http://www.mansaodocaminho.com.br), complexo educacional de 83 mil metros quadrados, onde atende e educa a mais de 3090 crianças e jovens, juntamente com suas famílias, socialmente carentes.

            Divaldo Franco tem uma vasta produção mediúnica na literatura: possui uma amplíssima folha de serviços prestados à Causa Espírita, com duzentos e sessenta e um  (261) livros psicografados, até esta data, dos quais 100 títulos já foram traduzidos para 20 idiomas, obras ditadas por mais de 650 Espíritos venerandos. Esses livros já atingem atualmente a expressiva marca de 10 milhões de exemplares vendidos, cuja renda é totalmente doada para a manutenção das Obras Assistenciais da Mansão do Caminho, primorosa organização de benemerência que possui 55 edificações com 27 atividades sócio-educativas, a saber:

Enxovais, Pré-natal, Casa de Partos, Creche, Jardim de Infância, três Escolas de Ensino Básico e uma de Nível Médio, Informática, Balé Clássico, Cerâmica, Panificação, Costura e Bordado, Reciclagem de papel, Bibliotecas, Centro Médico, Laboratório de Análises Clínicas, Farmácia Comunitária, Atendimento de idosos e de pessoas inválidas portadoras de doenças irrecuperáveis e degenerativas, e Ensino Profissionalizante que dignifica à criatura humana. Mais de 37 mil crianças (quase a população do município irmão de Medianeira/PR) passaram até hoje pelos vários cursos e oficinas da Mansão do Caminho desde a sua fundação em 1952 (http://www.divaldofranco.com). Com paciência e muita humildade, Divaldo Franco leva adiante essa ingente tarefa sócio-educacional, com a ajuda de uma competente Equipe de colaboradores e voluntários, humildade que Divaldo sempre acostuma exemplificar, mantendo acesa a chama do seu Ideal e do seu lema que diz: «Nunca devemos nos distanciar dos ideais de Francisco de Assis».

            Divaldo começou na oratória espírita desde fins da década de 1940 (igual que na psicografia), trabalho abnegado que já alcança o incrível recorde de 14.000 conferências e seminários, proferidos em 2500 cidades de 65 países dos 5 continentes. Tudo isto, e muito mais, ele vem realizando há 67 anos, ininterruptamente, viajando por inúmeras pátrias como cidadão do mundo e levando a mirífica luz da Doutrina Espírita em forma de mensagens a milhões de almas, que o escutam sedentas de conforto espiritual e de paz interior.

Nos meios de comunicação, Divaldo Franco tem semeado Espiritismo a mancheias em aproximadamente 500 emissoras de rádio e televisão, concedendo mais de mil e trezentas (1300) entrevistas na mídia gráfica, e agora pela internet. Expôs também o Pensamento Espiritista em Câmaras Municipais e Estaduais, no Congresso Nacional e em diversos Organismos Internacionais, como a Organização Mundial de Saúde e de Saúde Mental, Organização de Anistia Internacional, dos Direitos Humanos, de Paz, de Serviço, como o Rotary, os Lions, os Amigos da Cidade, a Cruz Vermelha Internacional e outros Organismos Mundiais quais a ONU, a UNESCO etc. Tem recebido de instituições de todo o mundo, inumeráveis homenagens – mais de 800 –, entre placas, medalhas, diplomas, Títulos de Cidadão Honorário etc., havendo humildemente transferido todas estas homenagens para os anais da Doutrina Espírita e para os trabalhadores do Movimento.


CIDADÃO HONORÁRIO DE FOZ DO IGUAÇU

Em 23/07/2009 recebeu o Título de Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu,outorgado pela Câmara Municipal de Foz, que o homenageou com voto unânime de todos os vereadores iguaçuenses.

              Entre outras homenagens internacionais, destacamos a entrega do título de DoutorHonoris Causa em Humanidades, pela Universidade de Concórdia, em Montreal, no Canadá, em 1991. Em 2002, recebeu da Universidade Federal do Estado da Bahia o título de Doutor Honoris Causa, pelos relevantes serviços prestados à República. Também concederam a Divaldo Franco a Comenda Chico Xavier, por parte da Câmara Municipal de Pedro Leopoldo/MG. Em 2005, na cidade de Genebra (capital da Organização Mundial da Paz), na Suíça, foi concedido a Divaldo P. Franco o título de duocentésimo quinto (205º) Embaixador da Paz pela Amabassade Universelle pour la Paix.

              Em 2008 Divaldo recebeu mais um importante reconhecimento mundial: o título de Embaixador da Bondade no Mundo, concedido em Paigton, no Sudoeste da Inglaterra, pelo monge tibetano Kelsang Pawo, da Fundação Kelsang Pawo, que se dedica à proteção de crianças em perigo em todo o mundo.

Divaldo Franco e o Movimento “Você e a Paz”

Nomeado Embaixador da Paz no Mundo, em 2005, pela citada Embaixada Universal pela Paz, continua Divaldo Franco levando a mensagem da não-violência por todos os cantos do planeta, incansavelmente, sendo esta uma das suas virtudes veneráveis: o infatigável trabalho no Bem.

O Movimento comunitário “Você e a Paz”, que Divaldo dirige e inspira há vários lustros (desde 1998), em muitas partes do Brasil e do mundo, o credencia sobejamente a este título internacional de 205º Embaixador da Paz, pelo seu exemplo de coragem e de amor às criaturas humanas.

Movimento “Você e a Paz” é uma atividade sem caráter religioso ou político, que consiste na realização de palestras proferidas por Divaldo e pela manifestação sobre a PAZ de autoridades religiosas convidadas, mobilizados todos pelo Ideal de uma vivência pacífica entre os seres humanos. O Movimento tem por objetivo conscientizar os cidadãos, a sociedade e todas as organizações coletivas – civis, religiosas e governamentais – a respeito da palpitante questão da paz e da harmonia social, a fim de que todos se transformem em AGENTES MULTIPLICADORES DA PAZ.

1º Movimento Você e a Paz” em FOZ DO IGUAÇU/PR busca mobilizar a comunidade local e as cidades vizinhas da região, bem como suas coirmãs: Ciudad del Este (Paraguai) e Puerto Iguazú (Argentina). Organizações religiosas convidadas para participar do evento falarão também sobre a paz. Na ocasião será entregue o Troféu “Você e a Paz” às pessoas e instituições que contribuem para a paz, através de ações relevantes em benefício da Fraternidade Universal.

              Hoje, aos 87 anos de idade, Divaldo Franco é todo um símbolo do Movimento Espírita Mundial. É um homem profundamente admirado e respeitado pela opinião pública nacional e internacional, considerado, por milhões de pessoas, como um Benfeitor da Humanidade, que a todos encanta pela sua simplicidade e sabedoria.

          SEJAM TODOS MUITO BEM-VINDOS AO MAGNO EVENTO!!!
            Enrique Eliseo Baldovino
(Informações recebidas em emails de Quique Eliseo [quiquebaldovino@hotmail.com] e de Renê Adolfo de Magalhâes Gomes [reneadolfo@demagalhaesgomes.com.br])

Registro. Divaldo Franco arrastou multidão Sergipe

O Médium e tribuno Divaldo Franco participou de uma maratona de palestras em Sergipe na semana que passou. Esteve em Itabaiana, Estância, Itabaianinha e Aracaju falando sobre Psicologia da Gratidão. Aracaju foi a última cidade que Divaldo esteve, no domingo, dia 31, arrastando uma multidão ao Espaço Emes, que esteve lotado - 3 mil pessoas estavam sentadas -, além do público que esteve de pé para ouví-lo durante mais de uma hora enfatizar o quanto é gratificante ser grato, exercício que deve, segundo ele, ser exercitado diuturnamente, sem que necessariamente se seja ligado a segmentos religiosos. É bom lembrar que a primeira palestra de Divaldo ocorreu em Aracaju, no dia 27 de março de 1947. fato que ele citou, enfatizando o carinho que tem pelos sergipanos (fotos Luduvice José).

(Informação recebida em email de Luduvice José)


Rede Globo exibiu matéria sobre o Evento com Divaldo em Aracajú, SE

Hoje, dia 01 de setembro, foi ao ar pela Rede Globo (Bom dia SE), uma matéria sobre o evento com Divaldo Franco no último final de semana em Aracaju.



Abraços,
Lucas Milagre

Registro. Divaldo Pereira Franco e Raul Teixeira em Sergipe

No último final de semana, Divaldo Franco esteve nas cidades de: Itabaiana, Estância, Itabaianinha e Aracaju (SERGIPE).
E a presença de Raul Teixeira no evento.
Segue anexo algumas fotos.
Abraços,
Lucas Milagre

Matéria na Rede Globo (Bahia meio dia) sobre o Centro de Parto Normal na Mansão do Caminho. Salvador, BA

Matéria que foi ao ar ontem, dia 29 de agosto, na Rede Globo (Bahia meio dia) sobre o  Centro de Parto Normal na Mansão do Caminho.


Abraços,

Lucas Milagre

Seminário com Divaldo Franco na Academia da Força Aérea Convite. Pirassununga, SP




Registro: “Você e a Paz” Conceição do Jacuipe, BA

Algumas fotos de ontem (22/08/2014) durante o 17° Movimento Você e a Paz em Conceição do Jacuípe / BA


Encontro Fraterno com Divaldo Franco Salvador, BA

17 de agosto de 2014

Encontro Fraterno com Divaldo Franco   - 17 de Agosto de 2014
O domingo foi de despedidas, abraços e promessas de reencontros. O Encontro Fraterno com Divaldo Franco 2014 chegava a sua etapa de encerramento. Após a prece inicial proferida por Divaldo, foram feitos os agradecimentos, homenagens, e prestadas as informações finais pela incansável e dedicada coordenadora do evento Telma Sarraf. A formalidade, no entanto, não abafou as emoções. Cezar Braga Said compôs e leu, em nome de todos, o poema Gratidão a Divaldo Franco, destacando o grande servidor do Cristo, simples, abnegado, compreensivo, estimulador. A música, como nos dias anteriores, se fez presente através da voz encantadora de Andrea Bien, transmitindo alegria, harmonia e vibrações de fraternidade.
Divaldo Franco prestou sua homenagem, agradecendo o trabalho, a participação e o carinho afetuoso demonstrado largamente por todos. Salientou que o Evangelho de Jesus deve ser decisivo na vida de cada um, dissipando as sombras em que ainda se encontra, harmonizando o eixo ego-self. No espaço dedicado as respostas às inúmeras indagações o Embaixador da Paz teve a oportunidade de ampliar, aprofundar e ratificar várias questões pertinentes aos temas desenvolvidos no exuberante encontro. Finalizando, Divaldo narrou a comovente história de uma sobrevivente de um campo de concentração nazista, que vivendo um conflito angustiante após descobrir uma fotografia sua, com duas crianças, em frente a um câmara de gás de Majdanek. Essa narrativa está estampada no livro Os Pantanais da Alma, de James Hollins.
Estiveram presentes delegações dos Estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins. As delegações estrangeiras foram formadas pela Áustria, Austrália, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos da América, Itália, Paraguai, Portugal, Suíça e Uruguai. A FEBTV que transmitiu todo o evento ao vivo teve 6.485 acessos, confirmando o interesse por esse monumental trabalho de emancipação das almas. Iniciado com música, o evento foi também encerrado com música. A maviosa Andrea Bien comandou esse momento especial, tocando os corações afetuosos que ali estavam, interpretando e sendo acompanhada pelo público, com a canção Amigos para Sempre.
    Texto: Paulo Salerno
    Fotos: Jorge Moehlecke

Encontro Fraterno com Divaldo Franco Salvador, BA

16 de Agosto de 2014
Divaldo Franco, eloquente e cativante, discorreu sobre os conflitos psicológicos, destacando o desabrochar das três emoções básicas do ser humano, o medo, a ira e o amor. Apresentando o pensamento de vários estudiosos do comportamento humano, Divaldo detalhou cada uma dessas emoções, constituindo em um grande processo que leva o homem à plenitude. A Doutrina Espírita, frisou Divaldo, tem contribuído muito para que o homem trino – Espírito, Perispírito e Corpo Somático – se conheça em maior profundidade, ao passo que colabora para a compreensão de suas provas e conflitos psicológicos.
No período da tarde, o tema foi a busca do sentido existencial. Desenvolveram o tema, Cristiane Beira, Iris Sinoti e Cláudio Sinoti. Cristiane selecionou como base de seu trabalho a obra Em Busca da Verdade, de Joanna de Ângelis, psicografia de Divaldo Franco. Salientou que conhecer a verdade, conforme instruiu Jesus é uma fatalidade. No tempo, todos a conhecerão, e ato contínuo, o homem se libertará. Até lá continuará aprisionado pelas sombras em que se demora e se debate.
Iris Sinoti buscou a inspiração para a sua abordagem em o livro O Homem Integral, de Joanna de Ângelis/Divaldo Franco. Iniciando com duas perguntas: O que realmente importa? E o que é ser Humano? Iris ressaltou que o ser humano da atualidade é o máximo da evolução humana. Construindo respostas paras as questões iniciais, a expositora afirmou que o ser humano se ocupa com coisas completamente sem importância. Preocupa-se em parecer, por não possuir uma identidade própria. Jesus é o modelo e guia. Quem o segue não se equivoca.
Cláudio Sinoti afirmou que Jesus é o Mestre das almas em busca de Sentido. Onde estamos projetamos a própria sombra, caracterizada pelas nossas fraquezas morais e espirituais. Quando se adquire a paz, que é uma conquista íntima, disse, nada que é de fora a perturba. Claudio Sinoti traçou um belo paralelo entre o conhecimento dos estudiosos da mente e do comportamento humano e as mensagens e lições exaradas por Jesus. Descobre-se, assim, o maior psicoterapeuta da história da humanidade. Conforme Joanna de Ângelis: Somente indo até Ele e deixando-se penetrar por sua Realidade, poderia a psicologia profunda entende-Lo sem defini-Lo, estuda-Lo sem O limitar.
A etapa noturna desse dia profícuo se iniciou com mais uma excelente apresentação musical levada a efeito pela cantora paulista Andrea Bien. Vanessa Anseloni desenvolveu o tema: Administração emocional para a saúde integral. A Dra. Vanessa tratou de assuntos como a aceitação, o bem, os mecanismos de defesa, os cuidados do corpo e do espírito, os efeitos da oração e o sentimento de culpa. Há necessidade de se fortalecer o lado bom, deixando que a centelha divina que há em cada criatura brilhar. Trabalhar as virtudes, ampliando-as, dignificando a ação no bem. Traçando um paralelo entre a alimentação do corpo somático e o Espírito, a expositora afirmou serem necessários os mesmos cuidados, atendendo de maneira saudável as necessidades tanto de um como de outro. A oração é um bom alimento espiritual, nutre o ser espiritualmente. Outro aspecto destacado foi o de que não se pode permanecer somente com os estímulos externos, por fugazes, mas buscar os estímulos internos, por permanentes.
Divaldo Franco encerrou o módulo noturno estimulando a manter-se na luta todo aquele que experimenta dificuldades, não desanimando, confiando, tendo uma atitude espírita, realizando a ação necessária, focalizando a solução. Propôs e realizou um pequeno exercício de passe, onde os participantes, divididos em duplas, realizaram a prática bioenergética. Já preparando a despedida, foi entoada a canção de Nando Cordel, Paz pela Paz. Efusivos abraços ensejaram a troca de amabilidades, carinho e consideração pelo próximo.
    Texto: Paulo Salerno
    Fotos: Jorge Moehlecke
 


Encontro Fraterno com Divaldo Franco

15 de agosto de 2014

No primeiro momento, após a prece e mais uma bela apresentação musical da cantora Andrea Bien, de São Paulo, o evento teve continuidade com o lançamento do selo personalizado e do carimbo comemorativo alusivo aos vinte e cinco anos da Série Psicológica de Joanna de Ângelis.
Divaldo Franco, agradecendo a homenagem, afirmou que esse gesto da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT – imortaliza a Série Psicológica de Joanna de Ângelis através da filatelia internacional, destacando que esse trabalho da Benfeitora Joanna de Ângelis é uma ponte de natureza psicológica entre a proposta de Carl Gustav Jung e a psicologia da Doutrina Espírita. A Mansão do Caminho foi homenageada pelos seus sessenta e dois anos de existência. Ao longo desse tempo a Mansão Caminho recebeu mais de trinta mil crianças, adotando, através de Divaldo Franco e de Nilson de Souza Pereira, seiscentas e oitenta e duas crianças órfãs sociais ou familiais. É um dia de gáudio, pois que aquela visão psíquica que Divaldo tivera no passado é hoje uma realidade vitoriosa com o auxílio de muitos, desde a sua fundação.
Foram lançadas quatro obras: Espelhos da Alma: Uma Jornada terapêutica; O Colar de Diamantes; Francisco, o Sol de Assis; e, comemorando os vinte e cinco anos da Série Psicológica de Joanna de Ângelis, foi apresentada ao público a rica encadernação, em um Box, de todas as dezesseis obras que compõe a série estudada por muitos.
Visando facilitar o autodescobrimento, Divaldo Franco narrou a interessante e instigante história do Cavaleiro preso na Armadura, de Robert Fischer, adaptando-a para uma visão psíquica do ser humano, afigurando os níveis de consciência através dos três castelos da bela história. O Castelo do Silêncio, o Castelo do Conhecimento, e o Castelo da Vontade e da Ousadia. Na medida em que o Cavaleiro aprisionado em sua armadura vai evoluindo nos níveis de consciência, vai se libertando, pouco a pouco, da armadura que lhe tolhe os movimentos e a espontaneidade, obscurecendo a beleza que jazia no interior da armadura. Afigura-se como a metamorfose do homem velho, que se despojando dos atavismos e imperfeições, enseja o aparecimento do homem novo, possuidor de luz íntima, autoiluminado, autoconsciente.
No período da tarde foi realizado um encontro com três profissionais da área psicológica, Vanessa Anseloni, Marlon Reikdal e Gelson Roberto. Discorreram sobre o autoconhecimento. Marlon apresentou a evolução sobre o conhecimento da temática desde a antiguidade até os dias atuais. Gelson baseou sua abordagem em dois pressupostos: 1. Todo o processo da vida relacional está baseado na comunicação; e 2. O homem ao ser afetado, afeta o outro. Vanessa Anseloni destacou que para se descobrir algo novo é necessário conhecimento prévio. Tratou, também, dos objetivos e dos ideais, principalmente os da imortalidade.
Após excelente interpretação musical da família Beira, Divaldo discorreu sobre a autoiluminação, essa viagem interior, fazendo com que o homem ilumine-se, trabalhando para que as imperfeições não se perpetuem, mantendo-se em um processo de crescimento baseado em um modelo, um guia. Esse modelo e guia virtuoso é Jesus. É no mundo que o homem encontrará o estado de autoiluminação. O homem se encontra na Terra para alcançar o estado numinoso, e não para sofrer. É necessário, disse Divaldo com sua genialidade, que se avance cada dia mais profundamente em seu interior, começando a resolver os problemas, as dificuldades e os desafios, um a um, construindo, assim, a autoiluminação.
Concluído esse belo trabalho e encerrando as atividades do dia, Divaldo Franco conduziu o numeroso público em uma visualização de cunho atoiluminativo. Todos envolvidos nessa atmosfera de bem-estar, de amor, e por certo assistidos pelos benfeitores presentes, hauriram energias benfazejas, oportunizando condições para alcançar-se o estado numinoso. Pairavam no ar as sinfonias do amor em forma de harmonia plenificadora.
    Texto: Paulo Salerno
    Fotos: Jorge Moehlecke

Registro. Encontro Fraterno com Divaldo Franco Praia do Forte, BA

14 de agosto de 2014
Esse magnífico evento está sendo realizado no período de 14 a 17 de agosto de 2014 no Hotel Iberostar Praia do Forte, na Bahia. Participam oitocentas e cinquenta pessoas e um sem número de expectadores da TVFEB, sempre ao vivo. Com múltiplos objetivos, destacamos a comemoração dos sessenta e dois anos de profícuos e laboriosos trabalhos realizados pela Mansão do Caminho, os cinquenta anos de lançamento da obra Messe de Amor, os vinte e cinco anos da Série Psicológica de Joanna de Ângelis, entre outros.
Divaldo Franco, desde cedo, encontrava-se recepcionando os participantes que foram sendo envolvidos por energias benéficas e harmônicas que se faziam presentes, cujo ponto alto se deu com a bela apresentação musical protagonizada pela cantora Andrea Bien, de São Paulo. O momento era de emoção, alegria pelos encontros e reencontros, gratificando a todos.
A programação para a noite de 14 de agosto consistiu-se em um estudo de O Evangelho Segundo o Espiritismo, conduzido por Divaldo Franco que leu o item 4 – A missão dos Espíritas - do Cap. XX, dessa monumental obra. Dos presentes, oito foram convidados a fazerem comentários sobre o tema da leitura. Todos destacaram, com suas particularidades, a exemplificação e a prática necessária que todo o cristão deve pautar as suas ações, vivendo em todos os momentos da vida os riquíssimos ensinamentos do Mestre Nazareno.
Finalizando, Divaldo apresentou ricas observações e exortações à prática da caridade, da paz, conduzindo as vibrações aos aflitos, aos que perderam o sentido da vida, pelos equivocados de toda ordem, e por todos os que, em suas dores particulares, encontram-se debilitados moral e espiritualmente. As lágrimas, em muitos rostos, se fizeram presentes, porém, todos sentiram as emoções afloradas em seus corações, certos de que Jesus se fazia presente através de uma plêiade de amoráveis Espíritos Benfeitores atentos as necessidades de cada um.
   Texto: Paulo Salerno
    Fotos: Jorge Moehlecke