domingo, 9 de junho de 2019

Divaldo Franco na Europa Winterthur, Suíça

08 de junho de 2019
Na manhã deste sábado, teve início o já tradicional encontro programado anualmente pelos espíritas da Suíça, sempre realizado no feriado de Pentecostes. O atual Seminário, intitulado Luz nas Sombras, está sendo realizado na pequena cidade de Winterthur, próximo à Zurique, com seguimento no domingo.
Divaldo Franco discorreu sobre a evolução da sociedade humana, que ao longo da História já viveu e ainda vive muitas guerras, a maioria delas, paradoxalmente, por motivos religiosos. As conquistas tecnológicas, ainda não lograram tornar a criatura humana mais feliz. Nunca houve tanta solidão como na atualidade, pois, as criaturas mantêm-se armadas umas contra as outras, quando deveriam amar umas às outras, para preservarem as vidas.
O nobre orador, citando os estudos do médico psiquiatra, psicólogo e professor Emilio Mira y Lopez (1896-1964), teceu reflexões sobre o desenvolvimento do pensamento humano, percorrendo as fases do pensamento arcaico, egocêntrico, racional e cósmico, onde Divaldo foi apresentando cada um desses períodos, enriquecendo suas narrativas com exemplos de sua própria vida, rica de experiências no trato com os irmãos do caminho.
Hoje, esclareceu Divaldo Franco, os jovens buscam a volúpia do prazer e do sexo. As drogas se tornam presentes na sociedade hodierna, que muito se deve à falência da família, levando o jovem, não poucas vezes, a extravasar as energias nos grupos onde busca aceitação. Este século, caraterizado pelas vidas vazias, necessita de uma proposta para preencher o vazio, de uma luz para apagar a escuridão.
O amor, é a grande chave para a felicidade do ser humano. Todos podem fazer algo para iluminar, e quem não puder, poderá pedir à Deus. Ninguém é tão pobre que não possa orar à Deus. Jesus Cristo irá nascer em cada coração e, sendo Ele a luz do mundo, todos são luzes a iluminar. Amar, então, é uma meta que se deve perseguir na existência.
Após o intervalo para o almoço, o querido amigo Dr. Juan Danilo, médico, médium e espírita, reiniciou as atividades explanando sobre as interferências dos Espíritos na vida de cada indivíduo, apresentando particularidades sobre os instintos, as paixões e os desejos. Com particular habilidade, conduziu os presentes a bem compreenderem a temática, em razão dos variados exemplos de vivências suas na vida profissional, permitindo que cada um se identificasse com um personagem, ou com momentos que foram ali retratados com simplicidade e de forma objetiva.
Juan Danilo, apoiado em O Livro dos Espíritos, particularmente na Questão 467, demonstrou que todos podem se libertar das influências indesejadas, oriundas do mundo espiritual. Já na Questão 941, discorreu sobre os valores materiais e os de natureza espiritual, esses, os verdadeiros valores para o ser imortal que se é.
Ao final da tarde, ambos responderam várias perguntas formuladas sobre os temas abordados, fazendo esclarecimentos e minudenciando aspectos específicos, oportunizando grande aprendizado, encerrando a profícua atividade, para prosseguirem no domingo.
Texto: Ênio Medeiros
Fotos: Jaqueline Medeiros
Adaptação e revisão: Paulo Salerno