sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Divaldo Franco na Bahia Movimento Você e a Paz

Salvador, 19 de dezembro de 2019
A Paz em ti ajudará a construir a paz no mundo. (Joanna de Ângelis/Divaldo Franco)
O Município soteropolitano tem em seu calendário de manifestações cívicas e culturais, o Dia do Movimento Você e a Paz, comemorado anualmente em 19 de dezembro, instituído pela Lei Municipal 5.819/2000, de 29 de novembro de 2000. O farol da Barra foi o palco em que esta efeméride foi comemorada. Para lá se dirigiram milhares de pessoas comprometidas com a divulgação da paz, da não-violência, da formação de uma cultura de paz. A Equipe de Eventos do Centro Espírita Caminho da Redenção, sob a liderança de Telma Sarraf e conduzindo seus liderados atentos e comprometidos com a funcionalidade e perfeição, montou toda a infraestrutura para atender com excelência as autoridades e o público.
O momento artístico foi rico de momentos de harmonia e enlevo, conduzido pelo Coral Santa Dulce dos Pobres; Assis Diomar; Banda Redenção, sob a liderança de Juan Danilo, da Mansão do Caminho - um dos vários programas educacionais da Mansão do Caminho -; e Nando Cordel.
Com as autoridades estaduais, municipais, eclesiásticas e convidados no palco, a Banda de Música do 2º Distrito Naval da Marinha do Brasil, executando o Hino Nacional, por todos cantado, a solenidade foi iniciada. O Movimento Você e a Paz visa manter os ideais de fraternidade, de tornar as criaturas mais pacíficas e pacificadoras, de conscientização da formação de uma cultura de não-violência, de preparação de agentes pacificadores e promotores do equilíbrio espiritual, sem caráter político ou religioso. O Movimento já é realizado em 10 países e 75 cidades, das quais 58 no Brasil e 17 no Exterior. O Trabalho de promoção da paz é inadiável.
Os pronunciamentos prévios realizados por várias autoridades políticas, religiosas e militares destacaram que não haverá paz se a própria criatura humana não se tornar pacífica, harmoniosa consigo mesma, pois que o real sentido da vida é a paz, o respeito em todos os aspectos, na humildade praticada, no amor e na caridade. Construir a paz é, antes de tudo, uma atitude de solidariedade, de aceitação do outro, com abnegação, renúncia e perdão. O homem pacífico é o que se educou através de um processo interno, reverenciando a paz, sentindo-a no coração, extinguindo as guerras íntimas e que se estendem para os que estão no entorno. A paz será construída através de ações pessoais, estabelecendo uma conexão com as leis divinas, com ações de amor e de respeito.
O Movimento Você e a Paz, a partir do ano 2.000, instituiu troféus para homenagear três importantes segmentos da sociedade: Personalidade física que se doa; instituição que realiza; e personalidade que viabiliza. Os agraciados desenvolvem meritórios trabalhos de soerguimento do ser humano, promovendo-o, restituindo-lhe a dignidade, minorando estados calamitosos, acolhendo-o amorosa e fraternalmente, sem qualquer distinção.
Divaldo Pereira Franco, médium espírita, Embaixador da Paz no Mundo, idealizador do Movimento Você e a Paz, destacou que o maior desafio da criatura humana é a própria criatura humana. Com mais de dois bilhões e duzentos milhões de anos de desenvolvimento antroposociopsicológico alcançou o cosmo e, ao mesmo tempo, a micropartícula, encontrando a energia, a fonte da vida. Apesar destas conquistas o homem não conseguiu interpretar-se a si mesmo, vivendo, na atualidade, sem paz interior. Embora possuindo tudo, dominando o que seja possível, tanto no macro quanto do microcosmo, e tendo acumulado conhecimento desde o passado remoto e desenvolvido a ciência, isto não deu felicidade ao homem, contudo lhe facultou uma longevidade maior.
Apesar de toda esta conquista, o homem ainda não realizou a sua grande tarefa, a de moralizar-se, o que Allan Kardec, o codificador da Doutrina Espírita, denomina como falta de desenvolvimento moral. A filosofia tem contribuído para a mudança do pensamento humano, mas o amor, o sentimento ágape, é ainda desconhecido desde o passado até os dias presentes. O apelo material predomina sobre o espiritual.
Na busca da felicidade, a criatura humana experimentou o prazer através do hedonismo, adotando a filosofia de Epicuro, cerca de 300 anos antes de Cristo. Como não se sentiu feliz, Diógenes propôs que a felicidade poderia ser alcançada ao satisfazer a sede de ter e de poder. Zenão de Cicio, em sua filosofia estoicista, declarava que a felicidade era suportar a dor e não sofrer, pois que viver era padecer. Nenhuma delas proporcionou felicidade ao homem. Há, porém, uma proposta ética, capaz de fazer com que o homem se harmonize consigo mesmo, sentido a felicidade, é a do amor, fazendo ao outro tudo o que gostaria que lhe fosse feito. É a proposta de Jesus, onde o homem, conhecendo-se, sente-se integral, harmônico e pacifico.
Quando os indivíduos aprenderem o exercício da solidariedade, dando-se ao outro, sendo-lhe útil, amando, servindo, porque já se amam, serão felizes. Com este nível de amor a paz será constante. Todos estão na Terra para domarem o instinto, desenvolvendo o sentimento. Jesus é o caminho da reabilitação perante as leis divinas. A vida possui um sentido, é o amor, e quem ama já é pacífico. Sem a paz a vida não tem sentido.
A proposta é levar a paz para o lar, para a família, amando com mais intensidade, estar junto física e mentalmente. Amar é sentir o calor humano, é relacionar-se face a face. Ame! Se não é correspondido, continue amando, tocando a alma do outro. O bem não pode conviver com o mal. Assim, não aceite o mal dos maus, não reaja. Não fazer o que os covardes fazem é superar-se a si mesmo. O sonho do pacifista é dar-se as mãos, estampar um sorriso de amor. O homem pode se sentir feliz desde já, em paz consigo mesmo, pois que há muito o que agradecer e nada para reclamar.
Declamando o Poema da Gratidão, de Amélia Rodrigues, Divaldo encerrou a 22ª edição do vitorioso Movimento Você e a Paz. Dando-se se as mãos, todos cantaram efusivamente com Nando Cordel a Canção Paz pela Paz, de sua autoria. Os abraços entre os presentes foram múltiplos, com desejos de paz, felicidade, harmonia e solidariedade através da transfusão de vibrações pacificadoras.
Texto: Paulo Salerno
Fotos: Jorge Moehlecke