domingo, 15 de fevereiro de 2015

Registro. Divaldo Pereira Franco em Campina Grande, PB

13/02/2015

Campina Grande/PB., 13.02.2015 – Verão (150 anos de lançamento de O Céu e o Inferno/100 anos da FEEB)
"Na noite desta sexta feira, dia 13/02, começou na cidade de Campina Grande, Paraíba, mais uma edição do MIEP - Movimento de Integração Espírita na Paraíba.
Já na sua 42º edição, o MIEP reúne em vários espaços crianças, jovens e adultos para uma reflexão sobre a vida, oportunizando uma alternativa de espiritualização durante os dias dos festejos ilusórios de Momo.
Viajamos junto ao Divaldo desde SSA, desembarcando no aeroporto de João Pessoa e de lá rumando de carro para Campina Grande, aonde chegamos por volta das 11 horas da manhã. Tivemos a tarde livre para repouso e por volta das 18 horas, em uma sala do Colégio Estadual da Prata Divaldo concedeu uma coletiva à imprensa local, tendo sido entrevistado por emissoras de rádio e televisão. Em seguida, todos se dirigiram para o imenso ginásio de esportes do mencionado colégio, onde tínhamos um público estimado em 1.800 pessoas.
A mesa foi composta pelos vereadores Antonio Alves Pimentel Filho, que presidiu a sessão solene em nome da Câmara Municipal de Campina Grande, já que um dos edis havia proposto ofertar a Divaldo o título de cidadania campinense. Formada a mesa com os vereadores Joseildo Alves, autor do projeto e esposa; Alessandro, que leu trecho da Bíblia (salmo 27/14); Ivanildo Fernandes, Presidente da Associação Municipal de Espiritismo de Campina Grande; Keóps Vasconcelos, Juiz de Direito da Comarca e atual Presidente da ABRAME; Lilane e Anderson Maia, vereadores locais. Dada a palavra, o vereador Joseildo Alves, também conhecido como "galego do leite", destacou aspectos da vida missionária de Divaldo Franco, destacando sua imensa preocupação com a criança e com o jovem, manifestando ainda sua profunda gratidão pelo trabalho psicográfico que vem sendo realizado pelo Espírito Joanna de Ângelis através do referido medianeiro. Destacou os exemplos cristãos que Divaldo vem ofertando ao mundo ao longo de sete décadas de incansável trabalho em prol da divulgação da mensagem de Jesus.
Findo o pronunciamento, Divaldo recebeu a palavra, destacando sua ausência de mérito para ser agraciado com tamanha honraria, ao tempo que lembrou já ter visitado a cidade em várias ocasiões, sendo a primeira há quase cinquenta anos. Destacou o exemplo da escritora e contista sueca Selma Lagerlof, que foi agraciada com o Nobel de Literatura em 1909 e transferiu a cidadania que estava recebendo para Allan Kardec, bem como dedicou o mesmo aos Espíritas e trabalhadores anônimos da cidade.
Após seu pronunciamento, assinalado pela forte emoção, recebeu das mãos do vereador Joseildo um belo troféu, quando o Presidente da mesa fez breves considerações e encerrou a sessão magna da Câmara de Vereadores local". 
Fotos e texto de Marcel Mariano

(Informações recebidas em email de Jorge Moehlecke)