quarta-feira, 29 de maio de 2019

Divaldo Franco na Europa Roma, Itália

28 de maio de 2019
Na tarde desta terça-feira, Divaldo Pereira Franco e Juan Danilo Rodríguez Mantilla, estiveram visitando a pequena sede do Grupo di Roma Allan Kardec - GRAK, em Roma, onde foi possível a convivência saudável e renovadora entre os trabalhadores espíritas que ali labutam. Foram momentos enriquecedores, pois em um primeiro momento, Juan Danilo abordou a temática do amor, afirmando que todos estão nas mãos do amor. Corroborando, discorreu sobre o seu próprio exemplo, que órfão de pai e mãe, contou com o amor de uma terceira pessoa, uma vovozinha amorosa que lhe acolheu como filho amado. Dr. Juan Danilo também evidenciou o quanto é importante amar a si mesmo para poder amar aos outros, questionando: Embora estando nas mãos do amor, nós amamos?
Reflexionando sobre a Doutrina Espírita, esclareceu que o Espiritismo é uma poderosa filosofia que auxilia o ser humano a elevar as sensações através da razão, em primeiro lugar, seguido pelos sentimentos. Outro ponto destacado foi a intuição, que é a porta de entrada da mediunidade, que necessita ser treinada, com dedicação e disciplina. Abordou, com a mesma ênfase, a questão 132 de O Livro dos Espíritos, referente à Reencarnação, e com muita habilidade discorreu sobre o amor de Deus a todas as suas criaturas, asseverando que as provas e as expiações são ações propiciadoras da evolução do Espírito no estágio em que ainda se encontra.
Na sequência, Divaldo Franco narrou a belíssima história, real, contida na autobiografia de Elizabeth Gladich. É a história emocionante e altamente comovente de Elisabeth, a Calhandra e Madame Schumann-Heink, o maior contralto que a humanidade jamais teve. A narrativa, com incrível riqueza de detalhes, teve o dom de emocionar todos os presentes. Aproveitando o clima de emoção que tomou conta dos presentes, Divaldo Franco, com a habilidade de quem está acostumado com as questões que afligem o ser humano, afirmou que Deus disse a cada um de nós, vai e serve, abre as portas do teu coração ao serviço no bem, se possível, ajuda a trazer Deus ao coração de quem não O conhece ou O abandonou. Nossas vidas, asseverou o servidor de Jesus, não devem ser vazias, inúteis, nós estamos na terra para servir, cada qual dentro de suas possibilidades, somos de certa forma, as mãos de Deus.
Finalizando o singelo encontro, no trabalho de auxiliar na renovação dos que ali estavam, Divaldo Franco fez uma significativa comparação, afirmando que Roma possui alguns dos mais suntuosos templos da humanidade, no entanto, ali estavam, em um pequeno grupo de espíritas, em uma minúscula sala, que faz lembrar, por analogia, a pequena e humilde manjedoura que abrigou o Rei Solar, Jesus.
As emoções envolveram todo o ambiente, todos visivelmente emocionados, não continham a alegria do reencontro, que logo foi encerrado com sentida oração, porque aquele que semeia, saiu e prossegue semeando, e, nesta quarta-feira, muito cedo a estação de trens de Roma já irá encontrar o dedicado trabalhador e pacifista Divaldo Franco se dirigindo à cidade de Milão, Itália, juntamente com os amigos que o acompanham nesta meritória e profícua atividade de divulgação do Espiritismo.
Texto: Ênio Medeiros
Fotos: Jaqueline Medeiros
Adaptação e revisão: Paulo Salerno