terça-feira, 13 de janeiro de 2015

1º. Movimento “Você e a Paz” em Natal, RN

10-01-2015


Aproximadamente 1.800 pessoas atenderam ao convite da Federação Espírita do Rio Grande Norte para a realização do 1º MOVIMENTO VOCÊ E A PAZ na Cidade do Natal.
            O evento ocorreu numa área aberta do Centro de Convenções com vista para a Praia de Ponta Negra, cartão postal da capital potiguar dia 10 fevereiro de 2015
            Danilo Costa e Leno Lisboa abriram com apresentações musicais o encontro que contou coma presença de participantes de várias religiões e lideranças religiosas dentre as quais: evangélica, umbandista, muçulmana, Seiho-no-ie, Hare Krishna, Comunidade Sai Baba e anglicana, além de muitos dirigentes espíritas e a Secretária Municipal de Educação, Profª Justina Iva.
            Abrilhantou o Movimento o querido Nando Cordel que levantou o público com sua mensagem musical repleta de beleza e apelos à paz.
            Após belíssima interpretação do Hino Nacional à capela, pela sargento Carline da Polícia Militar do Estado, e a saudação do presidente da Federação Espírita do RN, Éden Lemos, foram homenageadas com placas  as seguintes instituições destacadas pelo trabalho em prol de uma cultura de paz para uma sociedade melhor: Aldeias SOS, Casa do Bem, Projeto Acalanto, PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência, Casa do Ancião Evangélico, Lar da Vovozinha, Centro Espírita Irmãos do Caminho e Casa do Menor Trabalhador (católica). Os representantes falaram sobre suas instituições, agradeceram a homenagem e traduziram a alegria em participar desse Movimento.
            Finalmente o idealizador do Movimento e Andarilho da Paz, Divaldo Pereira Franco fez uso da palavra relatando uma experiência sua quando de palestra realizada em um presídio onde estabelece um diálogo com jovem prisioneiro, identificando na infância sofrida toda sua revolta. As palavras, a amizade e o apoio de Divaldo auxiliaram esse jovem a estudar, formar-se em Direito e tornar-se um benfeitor de crianças desamparadas. Divaldo exorta o amor, a fraternidade e o cuidar do outro como caminhos para a melhoria das pessoas e da sociedade. Discorre sobre as propostas da UNESCO para uma cultura de paz, comenta os resultados nefastos da violência em seus múltiplos aspectos e exorta com seu verbo contagiante a cada um se tornar agente de paz, através da alegria, do perdão, do amor. Essa é  a essência do Movimento Você e a Paz.
             Já sob a luz do luar e de chuva de verão benfazeja, a multidão entoou a Canção da Paz, com Nando Cordel e Divaldo Franco.    Muita emoção! Muita vibração positiva! Uma benção de paz para todos os que compartilharam desse Movimento que veio para ficar.
            Texto e fotos recebidos de Sandra Borba.
            Abraço-Jorge Moehlecke

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)