sábado, 18 de agosto de 2018

Divaldo Franco no Rio Grande do Sul - Porto Alegre,. Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul

16 de agosto de 2018

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, em nome do Deputado Pedro Westphalen, prestou uma homenagem, no Grande Expediente desta quinta-feira, a Divaldo Pereira Franco, tribuno e médium da Doutrina Espírita, no dia 16 de Agosto de 2018. O evento foi realizado no Plenário 20 de Setembro, com a presença de inúmeros Deputados Estaduais. A homenagem foi aprovada por unanimidade.
Divaldo Pereira Franco recebeu homenagem no Parlamento gaúcho no Salão Júlio de Castilhos, onde foi materializado o fato ao ser-lhe ofertado uma placa alusiva, reconhecendo o grande e profícuo trabalho realizado por Divaldo Franco em prol da criatura humana, quer na assistência as crianças e jovens, quer na divulgação da Doutrina Espírita no Brasil e no Exterior, bem como promotor e incentivador da paz, entre outras destacadas ações.
Divaldo agradecendo a honraria, e referindo-se aos eminentes Deputados Estaduais, bem como ao Presidente da Assembleia Legislativa, e reconhecendo que o mérito da homenagem pertence à Doutrina Espírita, transferiu-a para o Espiritismo e à Federação Espírita do Rio Grande do Sul. Divaldo esteve pela primeira vez em Porto Alegre no dia 07 de junho de 1956, quando proferiu uma conferência no Teatro São Pedro.
Desde que recebeu o honroso convite, disse Divaldo, perguntou-se qual o mérito que poderia possuir para tal homenagem, tendo verificado que os méritos deveriam ser creditados à Federação Espírita do Rio Grande do Sul e aos seus antigos dirigentes, destacando todos os seus abnegados trabalhadores na figura de Francisco Spinelli, assim, sentia-se no dever de transferir a homenagem.
Apresentando a marcha evolutiva da Ciência e das Religiões, Divaldo Franco discorreu sobre pensadores e cientistas, que tomando a si a responsabilidade, ousaram em produzir avanços significativos para o benefício da humanidade. Marco Túlio Cícero, Lord Bacon, Copérnico, Keppler, Galileu, e tantos outros, tiveram a coragem de apresentar novas teses e comprovações, destacando que a inteligência avança inexoravelmente.
Allan Kardec, o ínclito codificador do Espiritismo, apresentou a obra O Livro dos Espíritos com base na investigação científica, demonstrando em laboratório a integralidade dos fundamentos dessa Doutrina libertadora. Outros investigadores sobre a imortalidade se lançaram a campo para demonstrar a veracidade da vida além do corpo físico, logrando pleno êxito. William Crookes, Alexandre Aksakof, Eusápia Palladino, e outros não mediram esforços para atestar a veracidade sobre o ser imortal que é o homem. Albert Einstein e os seus estudos sobre os diversos estados da energia foram destacados.
A Doutrina Espírita oferece as melhores e as mais justas propostas, com bases científicas, para a evolução da criatura humana. A vida possui um objetivo, é o amar. Amar a si, ao próximo e a Deus. A filosofia espírita apresenta a mais perfeita ética que se conhece. Por outro lado propicia aos indivíduos o conhecimento de si, e a partir do autoconhecimento realizar a transformação para melhor, avançando sempre, até alcançar a perfeição relativa. A mudança íntima para melhor contribui e faz com que a humanidade se melhore. A Doutrina Espírita pode, assim, acolher em seu seio todas as criaturas.
Jesus, o maior psicoterapeuta que a humanidade já conheceu foi tão importante que Ernest Renan estabeleceu que Ele dividiu a história da humanidade em antes e depois Dele. A Doutrina Espírita, pela pena infalível dos Espíritos Superiores e da de Allan Kardec, discorre magistralmente sobre Deus e as provas de Sua existência. De par com a Ciência, o Espiritismo avança além dos limites em que Ciência se deteve, abrindo novas frentes de indagações e comprovações.
Finalizando sua exposição, Divaldo Franco asseverou que vale a pena amar, em qualquer situação ou desafio. Agradecendo a destacada honraria, externou a sua gratidão e reconhecimento à Casa Legislativa que o acolheu no declínio de sua vida física. Aplaudidíssimo, Divaldo recebeu os cumprimentos de inúmeros presentes, atestando o fenômeno que representa e que, em sendo um legitimo desbravador do Espiritismo, leva-o a todos os recantos do Planeta por mais de sete décadas. Inigualável, Divaldo abriu caminhos e preparou o terreno para os que vem após ele. Divaldo, receba a gratidão dos gaúchos. É uma grande honra te receber na terra de Sepé Tiaraju, herói guarani e missioneiro rio-grandense.
Texto: Paulo Salerno
Fotos: Jorge Moehlecke