domingo, 4 de maio de 2014

Registro. Divaldo Pereira Franco no C.E. Caminho da Redenção em Salvador, BA

1º de Maio de 2014

O dedicado e incansável Semeador de Estrelas, Divaldo Franco, esteve no dia 30 de abril no Centro Espírita Perseverança e em 1º de maio no Congresso Espírita da FEESP – Federação Espírita do Estado de São Paulo, em São Paulo. Com todo o seu dinamismo e vitalidade o Embaixador da Paz proferiu uma conferência, dentro da programação da FEESP, das 12h10min às 13h30min. Concluindo-a, deslocou-se para o Aeroporto de Guarulhos, embarcando no voo das 15h25min, demandando à Salvador, onde chegou às 18h10min.
Um pouco antes das 20h00min Divaldo já se encontrava no Centro Espírita Caminho da Redenção, no bairro Pau da Lima, Salvador/BA, para proferir empolgante conferência abordando as questões da responsabilidade, do dever, do direito, os conflitos existenciais, e a eutanásia, retratada na bela história envolvendo o Dr. Tadeu Merlin, sua neta e o Dr. Tadeu Johann Müller – o Dr. Manco -, que salvou a menina Bárbara, neta de Merlin. Comovente história que caracteriza com precisão o caminho do amor e seus opíparos frutos.
O amor é mais vantajoso para quem ama. O compromisso do indivíduo para com a vida é amar, frisou o Arauto do Evangelho. Somente aquele que tomou a si a tarefa de amar o seu semelhante em tal grau pode desenvolver trabalho de tal magnitude, exigindo higidez mental e física, como vem fazendo Divaldo Franco a mais de sessenta e seis anos.
   Texto: Paulo Salerno
   Fotos: Jorge Moehlecke









Registro. 4º. Movimento “Você e a Paz” no Balneário Camboriú Camboriú, SC

27 de abril de 2014
Pela manhã, Divaldo Franco foi entrevistado pelo Jornal Diário do Litoral – Diarinho. Os assuntos variaram desde a violência cotidiana até as questões sobre o Espiritismo, depressão e os fenômenos paranormais, entre outros.
A tarde de domingo estava agradável, suave brisa acariciava o ambiente. Desde cedo as pessoas já começavam a se instalar em frente ao palco montado nas areias da praia, ao lado da Avenida Atlântica – Barra Norte, em Balneário Camboriú.  Um pouco antes das 18h00min o 4º Movimento Você e a Paz de Balneário Camboriú teve início com apresentações musicais, e declamações proferidas por integrantes da Confraria Artistas e Poetas pela Paz – CAPAZ.
Após a execução do Hino Nacional e do Hino do município, Divaldo Franco foi homenageado pelo poder público municipal, sendo-lhe ofertado, pelas mãos de Anderson Beluzzo, Presidente da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, um diploma agradecendo a iniciativa de implantar o Movimento Você e a Paz na cidade. O Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB - local, Leandro Molim Hannibal; o Presidente da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, Anderson Beluzzo; o Presidente da Federação Espírita Catarinense – FEC -, Olenir Teixeira; a Conselheira da UNIPAZ – Universidade Internacional da Paz, Cássia Morgana Busanello; a Diretora Nacional da Seicho-no-ie, Ivonete Gomes Holanda; e a Presidente Estadual da Confraria Artistas e Poetas pela Paz – CAPAZ -, Reti Jane Popelier, expuseram ideias e ações para se construir a paz. Foram unânimes de que a paz deve ser trabalhada e cultivada na intimidade de cada ser, de cada lar, de cada local que frequente.
Divaldo Franco apresentou os itens elegidos pela UNESCO para a promoção da paz. São: 1 – preservar a paz; 2 – rejeitar a violência; 3 – ser tolerante, sem ser conivente; 4 – aprender a ouvir para compreender; 5 – preservar a natureza; e 6 – preservar e restabelecer a solidariedade. Destacou, como medida para uma vida pacífica, o exercício do perdão. O perdão, afirmou, é essencial para que a paz viceje. A paz será possível se o indivíduo desenvolver o seu lado bom, cultivando a paz interna junto aos corações afetuosos, junto aos filhos, no lar e em todos os locais em que frequente. É possível viver a paz desenvolvendo a arte de dialogar e transmitir um pouco de ternura aos que estão próximo.
Todos cantando a música Paz pela Paz, de Nando Cordel, esse magnífico evento foi encerrado com as pessoas se cumprimentando, dando-se as mãos, se abraçando, aplaudindo.
   Texto: Paulo Salerno
    Fotos: Jorge Moehlecke